quinta-feira, 30 de dezembro de 2021
A ARTE DO LENDÁRIO ROBERT CRUMB.....
sexta-feira, 24 de dezembro de 2021
PELOS CAMINHOS DO ROCK,N,ROL........
quinta-feira, 16 de dezembro de 2021
O ENCONTRO MEMORÁVEL DE JOÃO DONATO E JARDS MACALÉ
“Um feat desses, bicho!” Esta foi a minha primeira reação ao saber do lançamento de um álbum que reunia dois nomes de precioso quilate na música brasileira: João Donato e Jards Macalé. Em um encontro intencionado por décadas, o acreano de 87 anos e o carioca de 78, respectivamente, estão juntos no álbum Síntese do lance, lançado no final de outubro nas plataformas de streaming, e que deverá sair em vinil até o fim deste ano
segunda-feira, 13 de dezembro de 2021
VINIL: AS FANTÁSTICAS CAPAS DE ROGER DEAN........
Uma cena movida a puro encantamento: Nos anos 70 quem não pegava as capas dos discos do YES, do URIAH HEEP, GENTLE GIANT, STEVE HOWE, OSIBISA, só para citar alguns nomes, e ficava “viajando” por aqueles cenários fabulosos, era um mundo de sonhos e imaginação como a gente nunca tinha visto antes. O tempo passou, mas as lembranças das incríveis capas de discos criadas por Roger Dean permanecem...
quinta-feira, 9 de dezembro de 2021
OBRA QUE ENRIQUECEU O SOM PROGRESSIVO...
sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
8 Álbuns Nacionais Pra Pirar no Rock Progressivo
terça-feira, 30 de novembro de 2021
OBRA IRRETOCÁVEL DO ROCK BRASILEIRO
sábado, 20 de novembro de 2021
CONSTRUÇÃO; O ÁLBUM QUE CONSAGROU CHICO BUARQUE
sexta-feira, 5 de novembro de 2021
UMA PROPOSTA INOVADORA, UM DISCO QUE DEIXOU SAUDADES......
ANTONIO ADOLFO - Feito em casa - 1977 - Eu tenho o maior carinho por este disco, afinal ele faz parte da minha vida desde o final dos anos 70, além de ser bom demais. Para quem desconhece, Antonio Adolfo é um notável pianista, arranjador musical e um compositor de mão cheia.
quinta-feira, 14 de outubro de 2021
NOVIDADE NO CENÁRIO DO ROCK PROGRESSIVO
NEKTAR – Sounds Like Swiss – 2021 - Essa é uma novidade espetacular que vai deixar muita gente “Que viveu de verdade” os ensandecidos anos 70, completamente eufóricos. Acaba de ser lançado o álbum e o DVD com o nome de “SOUNDS LIKE SWISS”, que é um tesouro de valor inestimável. Trata-se de gravações de áudio e vídeo desenterradas da lendária banda de rock progressivo NEKTAR capturadas ao vivo na Suíça em 1973. Inclui um show de uma hora gravado para o Programa Kaléidospop da TV suíça, não visto desde sua transmissão original. Os dois CDs incluem a parte de áudio do programa de TV, bem como uma gravação completa de áudio da mesa de som do Pavilion des Sports em Lausanne, Suíça, em maio de 1973.
quarta-feira, 29 de setembro de 2021
TESOURO ESQUECIDO DO ROCK BRASILEIRO.....
KARMA - Karma - 1972 - Este disco é na realidade um tesouro bem escondido nas linhas do tempo. Jorge Amiden, antigo guitarrista e vocalista do grupo O Terço, resolveu dar uma "espairada" na cabeça, e chamou Luiz Jr. E Alan Terra, para formar um puta dum Power-Trio de Rock Rural, que não é conhecido como deveria até hoje, o que é uma tremenda de uma injustiça, afinal Amiden tinha talento de sobra para figurar entre os grandes nomes do Rock Brasileiro.
terça-feira, 21 de setembro de 2021
O ALUCINANTE VENENO BLACK.....
segunda-feira, 13 de setembro de 2021
MISPLACED CHILDHOOD – A OBRA PRIMA PROGRESSIVA OITENTISTA....
Depois de 36 anos, a audição do classico “Misplaced Childhood”, nos dá a certeza de que as grandes obras do Rock Progressivo, não foram uma exclusividade absoluta dos anos 70. O terceiro disco do grupo inglês Marillion, lançado em 1985 , com o vocalista Fish comandando as ações, resultou na consolidação de um dos mais belos discos dos anos 80..
sexta-feira, 10 de setembro de 2021
UMA GRAVADORA COM UMA PROPOSTA DIFERENTE
Que grande gravadora:
Putumayo World Music é uma gravadora com sede em Nova Orleans, especializada em compilações de world music, jazz e blues.terça-feira, 31 de agosto de 2021
JAZZ: A MÚSICA CÓSMICA E FASCINANTE DE ALICE COLTRANE
quinta-feira, 26 de agosto de 2021
A EXPERIÊNCIA PSICODÉLICA QUE SE TRANSFORMOU NUM CLÁSSICO....
JOÃO DONATO - A BAD DONATO - 1970 - Este disco é o resultado da inusitada experiência funk-psicodélica de um dos músicos brasileiros mais respeitados. João Donato é um mestre no piano e multiinstrumentista nato que sabe trabalhar com gêneros que vão da bossa nova à música clássica, além de ter participado da grande parte dos movimentos transformadores da nossa música brasileira ao longo de mais de seis décadas de carreira.
terça-feira, 17 de agosto de 2021
A IMPRENSA E A CONTRACULTURA NO BRASIL....
Tudo isso foi documentado nas páginas dessa experiência de jornalismo musical alternativo que foi editada por Luiz Carlos Maciel, célebre por ter participado dos primeiros tempos do jornal O Pasquim.
terça-feira, 10 de agosto de 2021
OBRA PRIMA DO ROCK PROGRESSIVO QUE DEIXOU SAUDADES.....
JETHRO TULL - Heavy Horses – 1978 – Na segunda metade da década de 70, o Jethro Tull já era um gigante do Prog-Rock e tinha conquistado do Planeta com o seu som único e altamente personalizado, identificado pelos álbuns conceituais do estilo “Aqualung”, “Thick As A Brick” e “A Passion Play”. Prosseguindo com sua jornada, o grupo na busca de novos horizontes e envolvendo temas rurais e musicalidade celta, mesclada com folk e rock, o Jethro Tull chegava aqui com seu décimo trabalho de estúdio. Simplesmente, uma peça chave na discografia do grupo.
quinta-feira, 5 de agosto de 2021
TESOURO QUE NÃO FOI DESCOBERTO E CAIU NO ESQUECIMENTO................
SATISFACTION – Satisfaction – 1971 - No início dos anos 70 o mundo do rock está em plena expansão experimental e as mudanças acontecem continuamente. A música evolui e as fronteiras entre muitos estilos parecem se confundir. O rock progressivo ou underground (como era mais chamado na época) é um viveiro de ideias e grupos que nascem e morrem como estrelas cadentes. Alguns desses grupos, influenciados principalmente por blues, jazz e R&B, conseguem gravar alguns álbuns e fazer nome, como é o caso de Colosseum, Keef Hartley Band e claro, Pink Floyd, Soft Machine, Caravan, Genesis, etc. .
segunda-feira, 26 de julho de 2021
UMA AMIZADE ILUMINADA...
Se tem um artista que deixou saudades e faz uma falta imensa é Ravi Shankar. Ele nasceu em 7 de abril de 1920 e deixou esse mundo em 11 de dezembro de 2012. Ravi Shankar, teve influência direta na música dos Beatles e consequentemente em toda uma geração. Em homenagem ao grande mestre, posto o belíssimo texto, escrito por Valdir Junior (publicado em 26 de fevereiro de 2012, bem antes do falecimento de Ravi Shankar) sobre a amizade de dois homens, mestre e discípulo. Ravi Shankar e George Harrison. Abração em todos. HARE KRISHNA!!!
sexta-feira, 23 de julho de 2021
A ARTE VERSÁTIL E REVELADORA DE PILAR
No universo cultural de MS, tem novidade das mais atraentes pedindo passagem: trata-se do instigante Projeto “Ascenda” que revela a obra musical e teatral tecnológica da cantora, compositora e artista visual Pilar, talento notável que vem sacudindo as estruturas e agora prepara um voo mais profundo.
quarta-feira, 21 de julho de 2021
O ÁLBUM QUE ENCANTOU UMA GERAÇÃO....
sexta-feira, 16 de julho de 2021
DISPENSÁVEL PARA ALGUNS, ESPECIAL PARA OUTROS
ERIC CLAPTON - No Reason to Cry - 1976 - Talvez não seja um disco que tenha merecido grandes aplausos da crítica especializada ou do público; talvez não seja aquele considerado ‘o melhor’ pelo artista ou pela gravadora. Pode ser que nem mesmo configure entre “os 10 mais de todos os tempos”. Enfim, o que faz diferença, no mundo mágico da música? Um disco inteiro pode ser mediano, fraco, passar desapercebido. Mas alguma coisa nele pode chamar atenção.
segunda-feira, 12 de julho de 2021
LANÇAMENTO ESPETACULAR....
quinta-feira, 8 de julho de 2021
CLÁSSICO INESQUECÍVEL DA NOSSA MÚSICA...
AZIMUTH – Azimuth - 1975 - Esse é um disco sensacional do brilhante trio Azimuth lançado originalmente em 1975. Ignorado nos dia de hoje, mas venerado nos Estados Unidos e na Inglaterra ode teve toda a sua discografia lançada, o grupo Azimuth nasceu junto com a cervejaria Canecão no Rio de Janeiro. em três palcos diferentes Zé, Alex e Mamão atuavam com seus grupos,revezando as apresentações Mamão com os “Youngsters”, Alex com um trio de bossa-nova e Zé Roberto resolveu se juntar com os caras que ele admirava outros pinguins. Maestro arranjador Zé Roberto Bertrami não parava nunca,hora escrevendo, hora gravando,hora tocando.
sábado, 3 de julho de 2021
O CRUZAMENTO PERFEITO DO ROCK COM A BLACK MUSIC....
RARE EARTH – IN CONCERT – 1971 - Você já imaginaram a cena: no final dos anos 60, um grupo de brancos tocando covers de black music clássica adicionando um componente de rock. Pois foi assim que a banda RARE EARTH se destacou no período entre 1969 e 1971, quando gravaram verdadeiras joias do rock, principalmente, o álbum In Concert, o melhor álbum ao vivo lançado pelo lendário selo Motown.
quarta-feira, 30 de junho de 2021
EM NOME DO AMOR...
quinta-feira, 24 de junho de 2021
CLÁSSICO ETERNO DA MÚSICA BRASILEIRA...
CAETANO VELOSO - Caetano Veloso – 1969 - 13 de dezembro de 1968. O então presidente do Brasil, Artur Costa e Silva (1899-1969), o segundo do período da Ditadura Militar, sanciona o temível Ato Institucional Nº 5, mais conhecido como AI-5. O ato dava plenos poderes ao governo ditatorial para dissolver o Congresso Nacional, cassar mandato de parlamentares, promover intervenções em estados e municípios, suspender habeas corpus, censurar previamente músicas, filmes, peças teatrais, programas de TV e jornais impressos.
terça-feira, 22 de junho de 2021
UM DISCO FASCINANTE QUE MARCOU O ROCK DOS ANOS 70
MANDABALAND - Mandalaband - 1975 - O Mandalaband foi alvo de uma das histórias mais inusitadas do Rock Progressivo, uma vez que seu idealizador, o músico, compositor e produtor, o eminente egyptologista e diretor do Instituto para Estudos Interdisciplinares de Ciências Egípcias, David Rohl, foi preterido e impedido pela cúpula da Gravadora Crilsalys Records a participar da sua própria criação da banda. Uma verdadeira jóia preciosa que é primeiro disco do Mandalaband e que leva o mesmo nome, foi lançado em 24 de outubro de 1975.
terça-feira, 15 de junho de 2021
CLÁSSICO FUNDAMENTAL DO ROCK BRASILEIRO
AVE SANGRIA - Ave Sangria - 1974 - Partindo do princípio de que a música é uma paixão avassaladora na minha vida, é evidente que diversos discos possuem uma importância destacada na minha trajetória. Entre tantos "bolachôes" que despertaram os mais diversos sentimentos na minha adolescência, o álbum "Ave Sangria" lançado em 1974 pelo grupo que tinha o mesmo nome é um deles, com toda certeza.
segunda-feira, 7 de junho de 2021
BARRABAS, O CALDEIRÃO SONORO QUE VEIO DA ESPANHA....
quarta-feira, 2 de junho de 2021
“Superfly”, a obra prima de Curtis Mayfield...
sexta-feira, 28 de maio de 2021
A ESTONTEANTE CELEBRAÇÃO MUSICAL DE....
sexta-feira, 21 de maio de 2021
PSICODELISMO TUPINIQUIM QUE ENTROU PARA A HISTÓRIA...
- A musa absoluta dos tempos da contracultura tropicalista, hippie, libertária, GAL COSTA – 1969, Um Disco Transformador -
GAL COSTA - Gal - 1969 - Gal, de 1969 é sem dúvida, o mais ousado disco da carreira de Gal Costa. Em nenhum outro momento a cantora repetiu o que ouvimos neste álbum e nos discos que gravou até 1973. Gal, mais conhecido como o álbum psicodélico, a começar pela capa, com um desenho típico dos vôos sem céu do fim dos anos 1960. Na contra capa aparece uma imagem desfocada da cantora, com o seu cabelo “juba de leão”, já anunciando a sua fúria.
terça-feira, 18 de maio de 2021
O FASCINANTE MUNDO DO ROCK PROGRESSIVO...
sexta-feira, 14 de maio de 2021
A GENIALIDADE COM ARES DE SIMPLICIDADE
Após Expresso 2222 (1972), que marca a volta do exílio, Gilberto Gil ainda chegou a gravar Umeboshi, disco ao vivo deixado de molho e que seria lançado só em 1999 (como Cidade Do Salvador). Mas é Refazenda, de 1975, que parece representar uma espécie de início do momento efetivamente “pós-tropicália” na discografia de Gil – de volta ao Brasil.
segunda-feira, 10 de maio de 2021
A ESTRÉIA PERFEITA DE UMA LENDA DO ROCK
segunda-feira, 3 de maio de 2021
Há 42 anos, era lançada a trilha sonora da "Ópera do Malandro"
- Em 1979, Chico Buarque lançava o disco com a trilha sonora da "Ópera do Malandro", inspirada nos alemães Bertolt Brecht e Kurt Weill -
Quando os diretores de teatro Cláudio Botelho e Charles Moeller revelaram o principal motivo que os levou a encenar em 2003 a primeira montagem de Ópera do Malandro no século 21, ambos foram taxativos: "Chegamos à Ópera do Malandro pela paixão. Quem ouviu aquele famoso LP duplo lançado em 1979 ficou fissurado naquilo, nunca esqueceu", afirmavam em coro, constatando estar ali "o Chico do teatro na sua absoluta madureza".
quarta-feira, 28 de abril de 2021
O BRASIL QUE A MAIORIA INFELIZMENTE DESCONHECE.....
sexta-feira, 23 de abril de 2021
UM TESOURO ESQUECIDO NO TEMPO.....
PERFUME AZUL DO SOL - NASCIMENTO - 1974 - No ano de 1974, em São Paulo, era gravado um das preciosidades que marcaram os anos 70 na música nacional e do rock tupiniquim. Em tempos de Geisel, em plena na ditadura militar, nascia a banda Perfume Azul do Sol, misturando a pegada progressiva de Pedro Baldanza (baixo), Jean (guitarra) e Gil (bateria), a voz forte e o piano sombrio de Ana Maria Guedes (voz e piano) e as influências nordestinas de Benvindo (voz e violão)
terça-feira, 20 de abril de 2021
Biografia sobre The Doors marca os 50 anos da morte de Jim Morrison
Jim Morrison protagonizou uma das histórias mais emblemáticas do rock, uma tragédia moderna que o elevou à condição de lenda. Carismático, brilhante, genial e genioso, Jim rejeitou todas as formas de autoridade e, como um explorador obcecado, testou “os limites da realidade para ver o que aconteceria”. Morrison morreu aos 27 anos, o que fez dele mais uma lenda do maldito Clube dos 27.
Com proximidade e propriedade, o livro de Hopkins e Sugerman mergulha na mente de Morrison, um dos artistas mais intensos que o rock já conheceu, e que se transformou em uma lenda justamente por isso. A transparência e sinceridade com a qual o vocalista desnudava seus medos, sonhos e traumas nas letras dos Doors levaram à identificação quase que instantânea com os milhares de jovens que viviam a liberdade total e a contestação de limites da geração Flower Power. A emblemática “The End”, por exemplo, onde Jim Morrison canta que quer matar seu pai e transar com sua mãe, é um dos maiores exemplos disso.
Dividido em três grandes capítulos – O Arco é Retesado, A Flecha Voa e A Flecha Cai -, Ninguém Sai Vivo Daqui entrega uma experiência de leitura pra lá de intensa. O desejo de viver a arte em sua plenitude, o mergulho nas drogas, a submersão no álcool, a conturbada relação familiar, a relação com os demais músicos e toda a repercussão da curta duração do The Doors é apresentada sem pudores. Inclusive sua morte, com os autores levantando a teoria de que Morrison poderia (e inclusive já havia externado esse desejo a amigos próximos) ter forjado a overdose que o matou em Paris no dia 3 de julho de 1971.
Ilustrado com várias fotos e contando com um texto excelente, Ninguém Sai Vivo Daqui ganhou uma edição super caprichada da Belas Letras, e o resultado é um livro muito bonito graficamente falando, da capa às páginas internas.
O The Doors caminhou pela tempestade guiado pelas mãos de Jim Morrison. E nós, leitores, somos apresentados aos efeitos dessa jornada em um livro que só cabe em um adjetivo: espetacular! Com informações do Correio Braziliense e do Collectorsroom...
sexta-feira, 16 de abril de 2021
MARAVILHA PROG QUE A GENTE NÃO ESQUECE...
segunda-feira, 12 de abril de 2021
NOSFERATU: A BELA E SOMBRIA TRILHA SONORA DO POPOL VUH
quarta-feira, 7 de abril de 2021
LIVRO: 1973 - O ANO QUE REINVENTOU A MPB ................
Em 1973 o Brasil estava sobre o comando do General Emílio Garrastazu Médici. O golpe militar estava prestes a completar dez anos e o cenário, se por um lado apresentava o (ilusório, em vários aspectos) “milagre econômico”, do outro lado minava mais ainda as liberdades individuais e criativas naqueles anos conhecidos como de “chumbo”. A censura sobre produções culturais estava cada vez mais acentuada e eliminava (na maioria das vezes sem base alguma) frequentemente partes de canções, de discos, de peças, de filmes, de livros.
segunda-feira, 5 de abril de 2021
O DISCO QUE CELEBRA O ENCONTRO DE DUAS CULTURAS.......
BINA & EHUD - Samba de Gringo - Vol.1 - 2004 - Esse é mais um caso que só vem comprovar a tese de que o Brasil não valoriza como deveria a sua verdadeira cultura musical. Os músicos notáveis, Bina Coquet (grande guitarrista brasileiro) e o ótimo organista norte-americano Ehud Asherie, densenlveram um maravilhoso Projeto Musical que levou o nome de Samba de Gringo, que resultou na criação de dois excelentes álbuns. O primeiro disco reluz o clássico formato "Organ Jazz Trio", comum na década de 60. Phil Stewart comanda a sessão rítmica.
quinta-feira, 1 de abril de 2021
UM DISCO REVOLUCIONÁRIO QUE MARCOU E INFLUENCIOU O MUNDO DA MÚSICA
terça-feira, 30 de março de 2021
CLÁSSICO INESQUECÍVEL 'ELIS 72' FOI RELANÇADO
Elis Regina já havia lançado nove discos de estúdio, incluindo os dois primeiros gravados em Porto Alegre — antes da fama —, quando chegou ao mercado com o Elis 72, considerado por muitos como o mais icônico do legado da cantora gaúcha. O long play (LP), com produção de Roberto Menescal, então diretor artístico da Philips, trouxe no repertório 12 canções, das quais quase todas viriam a se tornar clássicos da MPB. A obra, agora, após novas mixagem e remasterização, pode ser apreciada em CD, vinil e nas plataformas digitais, além de um lyric vídeo de Casa no campo.
sexta-feira, 26 de março de 2021
UMA BANDA QUE FEZ HISTÓRIA NO ROCK BRASILEIRO.................
quarta-feira, 24 de março de 2021
O SUCESSO SEM PRECEDENTES DE “HOTEL CALIFORNIA”
segunda-feira, 22 de março de 2021
CLÁSSICO LENDÁRIO DO ROCK ALEMÃO........................
MYTHOS - Mythos - 1972 - Baseados em Berlim, a banda Mythos se formou como um trio em 1969 pelo multi-instrumentista e cantor Stephan Kaske, o baixista Harald Weisse e o baterista Thomas Hildebrand. Vários shows aconteceram em 1970, mas 1971 foi definitivamente um ano "frutífero" para o MYTHOS pois eles tocaram no lendário Festival Langelsheim (apelidado de Woodstock alemão) e logo assinaram com o selo Ohr. No ano seguinte o auto-intitulado vê a luz.
Destaque
A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON
“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...
