quinta-feira, 28 de maio de 2020

O PSICODELISMO PERUANO QUE GANHOU O MUNDO


                              
- Pioneirismo e qualidade musical marcaram a trajetória da banda peruna LAGHONIA, responsável por lançar o histórico álbum ETCETERA, EM 1971 -

No final dos anos anos 60 e no começo da década de 70, poucos países na América do Sul tinham um cenário tão fértil em termos de Psicodelia/Progressivo quanto o Peru, com bandas de grande qualidade como a lendária Traffic Sound, Telegraph Avenue ou El Polen, mas todos esses grupos tinham algo em comum, todos se reuniam para assistir Laghonia em concerto, não só para ouvir a única banda no Peru e, provavelmente, a primeira na América do Sul que usou um Hammond B2 nos anos 60, além do óbvio interesse nas músicas polirrítmicas que costumavam tocar.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

COMOVENTE TRIBUTO AO ROCK,N,ROLL


                                           
-  O famoso álbum “Rock 'N' Roll” lançado em 1975, enfoca as raízes musicais de John Lennon -

 As sementes para o Rock 'N' Roll remontam a 1969 e uma música que John Lennon compôs para o álbum Abbey Road dos Beatles . Em 'Come Together', John canta: "Here come old flattop", uma linha que foi originalmente no hit de Chuck Berry em 1956, 'You Can't Catch Me'. Seu uso incentivou o editor de música Morris Levy a instaurar uma ação por violação de direitos autorais contra John. Antes que um juiz pudesse ouvir o caso, foi resolvido fora dos tribunais, com um acordo, de acordo com um anúncio de Levy, de que John tinha que "gravar três músicas dos editores da Big Seven [empresa de Levy] em seu próximo álbum". Como resultado, John decidiu gravar este álbum com gravações de cássicos do rock 'n' roll.
John começou a trabalhar no disco durante o período de seu 'Fim de Semana Perdido' em Los Angeles, período que se seguiu ao lançamento de Mind Games . As sessões provaram ser um tanto agitadas, devido em grande parte ao fato de Phil Spector ter sido convocado para produzir o álbum e ajudar a escolher algumas das músicas.
As músicas escolhidas são todas sobre as raízes musicais de John Lennon, desde os dias anteriores aos Beatles até as residências da banda nos notórios clubes de Hamburgo e os shows que eles tocavam em Liverpool e nos arredores antes de serem famosos.
As sessões do Rock 'N' Roll começaram em outubro de 1973 no A&M Studios em Los Angeles e provaram ser um desafio para todos os envolvidos. As histórias do comportamento de Spector no estúdio se tornaram lendas, até porque, em uma ocasião, ele apareceu vestindo uma roupa de cirurgião em uma das sessões.
Antes disso, como John lembrou em 1980, seu acordo de trabalho com Spector havia sido simples: “Eu disse que só queria ser cantor, apenas me trate como Ronnie [esposa de Spector e ex-membro do The Ronettes]. Vamos escolher o material, eu só quero cantar, não quero nada com produção, escrita ou criação, só quero cantar. ” E ele cantou, em algumas das melhores músicas da era do rock and roll.
Entre eles, e o que às vezes parecia um elenco de milhares, que tocavam nas faixas gravadas em Los Angeles estavam os guitarristas Jose Feliciano, Steve Cropper e Larry Carlton; tecladistas, Leon Russell e Dr John, saxofonistas, Bobby Keys, Jim Horn e Plas Johnson, juntamente com bateristas, Jim Keltner, Jim Gordon e Hal Blaine. Isso dá uma idéia do número de músicos que vieram ao estúdio e se envolveram em quais foram as sessões de gravação mais vagas da carreira de John.
Eventualmente, tudo desceu ao caos total, culminando em Spector desaparecendo com as fitas. Em março de 1974, o produtor mercurial sofreu um acidente de carro que o colocou em coma e todas as chances de recuperar as fitas pareciam ter sido perdidas.
John voltou para Nova York em meados de 1974 sem as fitas master do que havia gravado em Los Angeles e, em vez de continuar trabalhando no álbum de covers, começou a gravar Walls and Bridges . Isso contrariava seu acordo com Levy e, apesar de gravar uma versão curta de 'Ya Ya' com seu filho Julian, uma música de propriedade da empresa, por meio de um aceno para o editor de música, as coisas ficaram tensas e os procedimentos legais mais uma vez foram ameaçados.
Finalmente, as fitas master de Los Angeles foram recuperadas e, em outubro de 1974, praticamente um ano após o início do trabalho no Rock 'N' Roll , John voltou à Record Plant em Nova York com os músicos que haviam trabalhado em Walls e Pontes . Essas sessões foram melhor organizadas, e as faixas restantes levaram apenas cinco dias para serem gravadas, com John sentindo uma conexão com a música que ele tanto amava.
Ao longo deste álbum, há uma sensação de que uma história está sendo reproduzida. A primeira vez que John conheceu Paul McCartney , foi em uma festa no jardim da igreja paroquial de Woolton, em Liverpool, em 6 de julho de 1957, onde a banda de John, The Quarrymen, tocava skiffle e rock and roll nascente. Foi nessa mesma semana que Lucille, de Little Richard , esteve nas paradas britânicas; foi o sétimo disco que o cantor de Macon, na Georgia, colocou nas paradas britânicas em apenas seis meses. O primeiro hit de Richard foi 'Rip it Up' em dezembro de 1956 e no lado b foi 'Ready Teddy'; os quais estão incluídos no álbum Rock 'n' Roll, junto com 'Slipin' e Slidin ', outro dos hits clássicos de Richard.
Outras faixas que John cobre incluem 'Ain't That A Shame' do Fats Domino - o terceiro hit britânico do pianista de Nova Orleans no início de 1957. 'Be-Bop-A-Lula' de Gene Vincent , uma música que entrou e fora do gráfico do Reino Unido três vezes no verão de 1956; na época, John estava chegando ao décimo sexto aniversário e adorava a música que vinha do outro lado do Atlântico Norte. O companheiro de trabalho de Nova Orleans, Ya Ya, 'Ya Ya', uma canção co-escrita por Morris Levy, que foi incluída em Walls and Bridges, tem uma passagem completa pelo álbum.
'Stand By Me' de Ben E King não foi lançado até o início de 1961, numa época em que os Beatles estavam fazendo ondas em Hamburgo, mas se tornou um dos favoritos da banda. Assim como o cantor, Sam Cooke, admirado por quase todos os músicos que ouviram seus tons melíferos - John não foi exceção.
O álbum é completado com faixas de Buddy Holly , Larry Williams, Lloyd Price e Bobby Freeman. O que imediatamente o atrai, desde as barras de abertura de 'Be-Bop'A'Lula', é o quanto John tem respeito por essas músicas. Isso é tudo, menos um registro de 'covers'. Toda música é tratada com reverência, com todos e cada um tendo algo de John. Seu arranjo de 'Stand By Me' é maravilhoso, assim como sua opinião sobre as duas músicas de Chuck Berry. John estava tocando e amando essas músicas a vida inteira e é evidente que elas fazem parte do DNA dele.
Das faixas que foram feitas em Los Angeles, quatro chegaram ao álbum Rock 'n' Roll - 'Bony Moronie', 'Just Porque' e duas músicas de Chuck Berry, 'Sweet Little Sixteen' e ironicamente o catalisador do álbum, "Você não pode me pegar." Todo o resto foi gravado e mixado em Nova York, com John assumindo como o único produtor.
A foto da capa do álbum foi tirada por Jürgen Vollmer durante a estadia dos Beatles em Hamburgo e complementa perfeitamente a sensação nostálgica deste álbum. O Rock 'N' Roll foi lançado em fevereiro de 1975 e alcançou o sexto lugar nas paradas de álbuns do Reino Unido e dos EUA, e o single 'Stand by Me' alcançou o número 20 nos EUA e o número 30 no Reino Unido.
Foi na época do lançamento do Rock 'N' Roll que John se reuniu completamente com Yoko e a próxima fase feliz de sua vida começou. Após o nascimento de seu filho, Sean, em outubro de 1975, John se estabeleceu em uma vida de domesticidade na cidade de Nova York, e somente em 1980 ele retornou completamente a um estúdio de gravação. Mas que retorno foi com o lançamento de Double Fantasy . Por Richard Havers.....

quinta-feira, 21 de maio de 2020

UMA DOSE DE FÚRIA E SENTIMENTO PARA FORTALECER O ROCK
























                                  
- BANDA SUECA SIENA ROOT QUE ESTÁ NA ESTRADA DESDE 2004, LANÇA “THE SECRET OF OUR TIME”, FORTALECENDO E REVIGORANDO O ROCK  -

terça-feira, 19 de maio de 2020

Black Zé: uma jóia raríssima do rock nacional


                                  
- Banda de rock formada no Rio de Janeiro em 1973, mesclava letras e melodias de seu vocalista com uma levada latina e brasileira, além de muita guitarra e percussão - 

terça-feira, 12 de maio de 2020

TINARIWEN, GUITARRAS AO SABOR DO VENTO E DA AREIA


                                 
- Banda formada por tuaregues que tem encantado o público por onde passa, lançou disco no ano passado em que versa sobre o deserto -

“Você quase pode ouvir a brisa carregada de areia passando por entre os microfones enquanto a banda grava”, o jornalista Ammar Kalia definiu muito bem o último disco do grupo tuaregue Tinariwen. “Amadjar”, que pode ser traduzido como ‘viajante estrangeiro’, foi mesmo concebido no deserto marroquino e gravado na Mauritânia. É um disco de exílio.

domingo, 10 de maio de 2020

O SOM FASCINANTE DO CARPE DIEM


                                    
Carpe Diem foi uma excelente banda francesa de vida curta com (infelizmente) não mais que dois álbuns e, embora eles sejam considerados pelos fãs de Prog, como de menor importância em comparação com Ange, Clearlight ou Pulsar, eles são de fato o meu favorito poís tem um som único e (pelo menos para mim) a mistura perfeita de rock progressivo. Na verdade, eles são bastante difíceis de categorizar porque revelaram elementos de Prog sinfônico, fusão jazz-rock e espaço-rock.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

UM DELIRANTE POEMA SINFÔNICO


                                       
- Rigoni & Schoenherz - Victor – 1975 – Esta obra incrível é uma ópera com rock progressivo, ou um Prog clássico, composto pelos músicos austríacos Richard Schonherz (tecladista / vocalista) e baterista Manuel Rigoni. A ópera nos fala sobre o menino de circo Victor. Sua mãe está em uma cadeira de rodas depois de uma queda de um trapézio. Seu pai trabalha como palhaço e quer seu filho também se torna um palhaço ... Mas Victor não quer ser um palhaço e não gosta de circo. -

quarta-feira, 6 de maio de 2020

CLÁSSICO SENSACIONAL DO ROCK ESPANHOL


                                  
Crack era o nome desse grupo surgido no norte da Espanha, para ser mais preciso, em Gijón. E essa foi, infelizmente, uma daquelas bandas que lançaram apenas um álbum maravilhoso e depois desapareceram; Eu disse infelizmente porque quando você ouve esse tipo de música brilhante, você se pergunta por que eles não continuaram compondo e compartilhando seu talento conosco.

terça-feira, 5 de maio de 2020

OBRA PRIMA, IRRETOCÁVEL....


                                     
Esse trabalho é emblemático na carreira do O Terço, depois de conceberem verdadeiras preciosidades com formações distintas e principalmente o trabalho 'Criaturas da Noite', disco prestigiado com destaque inclusive no exterior, o grupo novamente estava reunido com outra formação, dessa vez sem um dos seus principais integrantes, o tecladista e compositor Flávio Venturini, responsável pela criação de grandes músicas dos álbuns anteriores, mais notadamente '1974', a obra-prima do grupo.

domingo, 3 de maio de 2020

COLEÇÃO FANTÁSTICA DE ROCK PSICODÉLICO E SOM PROGRESSIVO


                                     
VA – HARVEST FESTIVAL - - 1999 - Esta é uma obra fascinante formada por 5 CD,s abrangendo os grandes momentos do Selo Harvest, abrindo generosos espaços para você penetrar no mundo maravilhoso do Rock Psicodélico e do Som Progressivo Britânico no riquíssimo período de 1967 a 1978.

sábado, 2 de maio de 2020

O PIONEIRISMO E A EXUBERÂNCIA MUSICAL DO OSIBISA


                                 
Vamos falar a verdade aqui: quantas vezes você, meu amigo e minha amiga, comprou um disco pela capa? Inúmeras, não é? E se a capa fosse cria de um gênio como Roger Dean então a compra era garantida, acertei? O mestre criou universos inacreditáveis e deu cor e vida a discos de gigantes como Yes e Uriah Heep, só para citar alguns exemplos. É, estamos no mesmo barco ...

sexta-feira, 1 de maio de 2020

A PÁGINA DO RELÂMPAGO ELÉTRICO


                                    
Ainda que fosse só pelo nome, o famoso álbum A Página do Relâmpago Elétrico lançado por Beto Guedes, já mereceria menção. Claro que em 1977, o rock nacional já não era novidade, com Rita, Raul e os Secos e Molhados, além de outras expressões "menores". A novidade aqui talvez seja a página...

Destaque

A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON

“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...