segunda-feira, 29 de julho de 2019

Victor Biglione explora veia roqueira no álbum 'Classic rocks from Brazil'


                            
                                  - O guitarrista chega ao 35º álbum da carreira -

 O mais brasileiro dos músicos argentinos, Victor Biglione é um guitarrista de várias facetas. Ele fez parte da banda pop A Cor do Som, acompanhou a diva da MPB Gal Costa no projeto Gal Tropical show, tem o registro de um concerto de blues com Cássia Eller, que a Universal Music, inexplicavelmente, mantém em seu arquivo, sem o ter lançado; e já fez turnês pela Europa com o pianista Wagner Tiso, tocando jazz. Sem esquecer que dividiu o palco e o estúdio com o também guitarrista inglês Andy Summers, do The Police.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

UMA DAS MAIORES CRIAÇÕES DA HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA


                       
Nada em Jards Macalé vai soar comum para um ouvinte de primeira viagem. Confundindo arte e vida, ele é dono de uma das obras mais cheias de personalidade dentro da música popular brasileira. O carioca nascido na Tijuca em 3 de março de 1943 não faz, samba, blues ou bossa nova, mas usa um pouco disso tudo na hora de compor. Não foi tropicalista, mas acompanhou de perto a movimentação iniciada por Gil e Caetano.

terça-feira, 23 de julho de 2019

Anvisa deve votar hoje novas regras para a classificação de agrotóxicos


                           
- Ontem, o Ministério da Agricultura aprovou o registro de mais 51 agrotóxicos, totalizando 262 autorizações nos sete primeiros meses de 2019 -

Um dia depois de o Ministério da Agricultura aprovar o registro de mais 51 agrotóxicos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve votar uma nova regulação para avaliação e classificação toxicológica destes produtos. A pauta está prevista para a reunião da diretoria da agência, que ocorre na manhã desta terça-feira (23/07/2019), na sede em Brasília.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Lenine é atração do último dia do Festival de Inverno de Bonito


                            
No meio musical existe uma batida sincopada de violão que dá um ritmo bem característico a uma canção. Um som brasileiro, uma “levada” com um peso que alguns consideram herança roqueira, outros do maracatu pernambucano. De fato, poucos músicos possuem este batismo. E um deles, justamente o homenageado, estará no 20º Festival de Inverno de Bonito: Lenine, grande atração musical do dia 28 de julho (domingo), no Palco das Águas.

domingo, 21 de julho de 2019

O DISCO QUE ENCANTOU UMA GERAÇÃO....


                      
YES - Yessongs - 1973 - Este álbum triplo é um dos maiores clássicos dos saudosos e loucos anos 70. Levando-se em consideração que Pictures At An Exhibition (1971) do ELP é um álbum ao vivo com material inédito e que Ummagumma (1969) do Pink Floyd é “meio ao vivo”, pois não passou de uma boa farsa da banda, podemos dizer que entre os grupos de rock progressivo considerados “grandes”, o Yes foi o primeiro a lançar seu álbum ao vivo, em 18 de maio de 1973.

sábado, 20 de julho de 2019

A alma do black power projetada num legado de seis décadas de uma gravadora


                   
- No ano em que completa 60 anos, a gravadora Motown Records ganha celebrações por todo o mundo - 

Num momento em que os Estados Unidos viviam um tempo de intensa segregação racial, o compositor e produtor Berry Gordy deu um passo que mudaria a cena musical negra dos Estados Unidos para sempre. Era 1959 e o empresário pegou um empréstimo no valor de US$ 800 e fundou a gravadora Tammy Records, que depois mudou de nome para Tamla, até chegar ao título ao qual se tornou realmente conhecida: Motown Records, uma referência à classificação do município de Detroit, conhecido como “a cidade dos motores”, local de nascimento de Gordy e do empreendimento musical.

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Livro reflete a importância do sonho para compreender o ser humano


                         
- 'O oráculo da noite - A história e a ciência do sonho', de pesquisador Sidarta Ribeiro, retrata a história e a ciência do mundo onírico -

 Quanto mais o homem avançou para as maravilhas da automação e da tecnologia, mais deixou de prestar atenção nos próprios sonhos. O mundo onírico perdeu o prestígio e passou mais de um século no escanteio. Diante das rotinas cotidianas, sobra pouco espaço para relatos sobre restos de memórias processados pelo cérebro durante o sono. Mas sonhar é importante. É bom para aprender, alimenta a memória e pode até ser útil no tratamento de doenças da mente. Esse conjunto de utilidades sempre fascinou o neurocientista Sidarta Ribeiro, formado em biologia pela Universidade de Brasília (UnB) e fundador do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

domingo, 7 de julho de 2019

MARAVILHA QUE A FÚRIA DO TEMPO NÀO OFUSCOU....


















                                     
ARNALDO BAPTISTA - LÓKI? - 1974 - Não tem jeito. Vira e mexe me pego ouvindo o genial e alucinado Arnaldo Baptista, seja para exorcizar os fantasmas ou simplesmente para entrar em contato com a sua música sensível, perturbadora, mas de uma honestidade contagiante. O seu disco LÓKI?, lançado em 1974 é uma das maiores obras da Música Brasileira ou do Rock Tupiniquim, tanto faz.
Segue abaixo um texto sobre essa relíquia da nossa cultural musical. "Não é preciso guitarra pra fazer rock’n roll. Arnaldo Baptista sabia disso, como qualquer outro séquito da musicalidade revolucionária de Jerry Lee Lewis.

quinta-feira, 4 de julho de 2019

O SWING ARREBATADOR E O VENENO PSICODÉLICO DE “ABRAXAS”


                          
Santana – Abraxas – 1970 - “Abraxas é um daqueles momentos mágicos do rock e é quase uma viagem espiritual. O álbum é excelente desde a primeira até a última música, seja pela técnica apurada do guitarrista, seja pela musicalidade latina impressa pela percursão de Jose Areas, Mike Carabello e Rico Reyes. O play começa com Singing Winds, Crying Beasts, uma instrumental que prepara terreno para a versão de Santana para Black Magic Woman (na verdade, BMW é composição de Peter Green, fundador do Fleetwood Mac) . Apresentada no álbum num medley comGypsy QUEEN, Black Magic Woman é a canção de maior “sucesso” de Santana, tendo sido radiodifundida pelos quatro cantos do mundo.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

UM FILME SURPREENDENTE














                     
- Obra-prima. Coloque Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese na galeira dos melhores filmes de rock de todos os tempos - 

Em primeiro lugar, prepare-se! Poucas vezes você verá Bob Dylan em melhor forma. Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese, filme/documentário musical que acaba de entrar no catálogo da Netflix, traz imagens de um músico comendo a bola, um astro em pleno domínio de suas faculdades artísticas. Esqueça aquele Dylan estático, aleatório, inerte, pouco interativo, com um permanente cenho franzido, reflexo embaçado que muitas vezes preconiza a imagem de um quase autista, ou artista desinteressado e inexpressivo.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Festival de Inverno de Bonito será de 25 a 28 de julho


                    
                  - Gal Costa e Lenine fazem parte da programação do consagrado evento -

A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) lança oficialmente, nesta terça-feira, dia 2 de julho, a programação do 20º Festival de Inverno de Bonito, que acontece entre os dias 25 e 28 do próximo mês.

Destaque

A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON

“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...