quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

A ARTE DO LENDÁRIO ROBERT CRUMB.....

O ilustrador de quadrinhos Robert Dennis Crumb, reconhecido pelo estilo distinto de seus desenhos e sua crítica satírica do modo de viver norte-americano, foi o fundador do movimento ‘underground comix’ e é considerado como sua figura mais proeminente.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

PELOS CAMINHOS DO ROCK,N,ROL........

LOS LOBOS - Native Sons - A lendária banda Los Lobos comprova que não está há tanto tempo na estrada por acaso ao assumir a música pop que foi feita em Los Angeles e arredores na década de 1970 no seu recente álbum “Native Sons” que acaba de ser lançado e que também homenageia secretamente sua própria obra que ultrapassa quatro décadas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

O ENCONTRO MEMORÁVEL DE JOÃO DONATO E JARDS MACALÉ

Pela primeira vez os dois artistas geniais se encontraram para gravar o álbum 'Síntese do lance', lançado recentemente, com 10 canções inéditas. -

“Um feat desses, bicho!” Esta foi a minha primeira reação ao saber do lançamento de um álbum que reunia dois nomes de precioso quilate na música brasileira: João Donato e Jards Macalé. Em um encontro intencionado por décadas, o acreano de 87 anos e o carioca de 78, respectivamente, estão juntos no álbum Síntese do lance, lançado no final de outubro nas plataformas de streaming, e que deverá sair em vinil até o fim deste ano

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

VINIL: AS FANTÁSTICAS CAPAS DE ROGER DEAN........

- Na foto, a capa do disco “The Magician,s Birthday” lançado pelo grupo URIAH HEEP - 

Uma cena movida a puro encantamento: Nos anos 70 quem não pegava as capas dos discos do YES, do URIAH HEEP, GENTLE GIANT, STEVE HOWE, OSIBISA, só para citar alguns nomes, e ficava “viajando” por aqueles cenários fabulosos, era um mundo de sonhos e imaginação como a gente nunca tinha visto antes. O tempo passou, mas as lembranças das incríveis capas de discos criadas por Roger Dean permanecem...

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

OBRA QUE ENRIQUECEU O SOM PROGRESSIVO...

GENESIS - A Trick Of The Tail - 1976 - Esse é um disco memorável, um dos clássicos obrigatórios do Rock Progressivo. A Trick of the Tail é o sétimo álbum de estúdio da banda inglesa de rock progressivo Genesis. Foi lançado em fevereiro de 1976 pela Charisma Records e foi o primeiro álbum a apresentar o baterista Phil Collins como vocalista principal após a saída de Peter Gabriel. Foi um sucesso comercial e de crítica no Reino Unido e nos Estados Unidos, alcançando os números 3 e 31, respectivamente.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

8 Álbuns Nacionais Pra Pirar no Rock Progressivo

O Progressivo surgiu no fim da década de 60, podemos considerar que esse nascimento aconteceu na Inglaterra, e ganhou corpo, força e espaço na década de 70. Esse sub gênero do Rock bebeu na fonte da música clássica e do jazz fusion.

terça-feira, 30 de novembro de 2021

OBRA IRRETOCÁVEL DO ROCK BRASILEIRO

O TERÇO - Mudança de Tempo 1978 - Esse trabalho é emblemático na carreira do O Terço, depois de conceberem verdadeiras preciosidades com formações distintas e principalmente o trabalho 'Criaturas da Noite', disco prestigiado com destaque inclusive no exterior, o grupo novamente estava reunido com outra formação, dessa vez sem um dos seus principais integrantes, o tecladista e compositor Flávio Venturini, responsável pela criação de grandes músicas dos álbuns anteriores, mais notadamente '1974', a obra-prima do grupo.

sábado, 20 de novembro de 2021

CONSTRUÇÃO; O ÁLBUM QUE CONSAGROU CHICO BUARQUE


Quando a ditadura militar, instaurada no Brasil em 1964, impôs no final de dezembro de 1968 o AI-5 (Ato Institucional Nº 5), a situação político-social que já era ruim no país, se tornou ainda pior. O ato dava plenos poderes ao governo militar, dando-lhes o direito de censurar, prender e torturar qualquer um que se voltasse contra o regime ditatorial. Artistas, intelectuais e políticos vistos como inimigos do regime autoritário como os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil, os diretores teatrais Augusto Boal (1931-2009) e José Celso Martinez Corrêa, os cineastas Cacá Diegues Glauber Rocha (1939-1981), os artistas plásticos Antonio Dias (1944-2018), Hélio Oiticica (1937-1980), Lygia Clark (1920-1988) entre outros, foram obrigados a deixar o Brasil e buscar refúgio no exterior.

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

UMA PROPOSTA INOVADORA, UM DISCO QUE DEIXOU SAUDADES......

                                     

ANTONIO ADOLFO - Feito em casa - 1977 - Eu tenho o maior carinho por este disco, afinal ele faz parte da minha vida desde o final dos anos 70, além de ser bom demais. Para quem desconhece, Antonio Adolfo é um notável pianista, arranjador musical e um compositor de mão cheia.

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

NOVIDADE NO CENÁRIO DO ROCK PROGRESSIVO

                                       

NEKTAR – Sounds Like Swiss – 2021 - Essa é uma novidade espetacular que vai deixar muita gente “Que viveu de verdade” os ensandecidos anos 70, completamente eufóricos. Acaba de ser lançado o álbum e o DVD com o nome de “SOUNDS LIKE SWISS”, que é um tesouro de valor inestimável. Trata-se de gravações de áudio e vídeo desenterradas da lendária banda de rock progressivo NEKTAR capturadas ao vivo na Suíça em 1973. Inclui um show de uma hora gravado para o Programa Kaléidospop da TV suíça, não visto desde sua transmissão original. Os dois CDs incluem a parte de áudio do programa de TV, bem como uma gravação completa de áudio da mesa de som do Pavilion des Sports em Lausanne, Suíça, em maio de 1973.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

TESOURO ESQUECIDO DO ROCK BRASILEIRO.....

                                      

KARMA - Karma - 1972 - Este disco é na realidade um tesouro bem escondido nas linhas do tempo. Jorge Amiden, antigo guitarrista e vocalista do grupo O Terço, resolveu dar uma "espairada" na cabeça, e chamou Luiz Jr. E Alan Terra, para formar um puta dum Power-Trio de Rock Rural, que não é conhecido como deveria até hoje, o que é uma tremenda de uma injustiça, afinal Amiden tinha talento de sobra para figurar entre os grandes nomes do Rock Brasileiro.

terça-feira, 21 de setembro de 2021

O ALUCINANTE VENENO BLACK.....

                                    

- A virtude que fez o álbum Maggot Brain ser tão especial é o improvável equilíbrio entre o rock psicodélico e a funk music. -

FUNKADELIC - “Maggot Brain – 1971 - Ao lado de James Brown (1933-2006) e de Sly Stone, o cantor, compositor, músico, produtor e arranjador, George Clinton, foi uma das figuras responsáveis pela configuração e pela difusão do funk no início dos anos 1970. À frente do que ficou conhecido como Parliament-Funkadelic,

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

MISPLACED CHILDHOOD – A OBRA PRIMA PROGRESSIVA OITENTISTA....

                                    

Depois de 36 anos, a audição do classico “Misplaced Childhood”, nos dá a certeza de que as grandes obras do Rock Progressivo, não foram uma exclusividade absoluta dos anos 70. O terceiro disco do grupo inglês Marillion, lançado em 1985 , com o vocalista Fish comandando as ações, resultou na consolidação de um dos mais belos discos dos anos 80..

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

UMA GRAVADORA COM UMA PROPOSTA DIFERENTE

                                             

Que grande gravadora:

Putumayo World Music é uma gravadora com sede em Nova Orleans, especializada em compilações de world music, jazz e blues.

terça-feira, 31 de agosto de 2021

JAZZ: A MÚSICA CÓSMICA E FASCINANTE DE ALICE COLTRANE

                                

No ano de 2007, quando Alice Coltrane deixou este mundo, ocorreu uma mudança de paradigma. Durante grande parte de sua vida, ela e sua música ficaram à sombra de seu marido, o falecido John Coltrane, um titã do jazz e uma figura quase santa na música americana do século 20. Após sua morte em 1967, ela gravou cerca de uma dúzia de álbuns - tocando piano, harpa, órgão e liderando nomes como Pharoah Sanders, Joe Henderson, Ornette Coleman, Jack DeJohnette e até Carlos Santana - que foram negligenciados na época de liberar.

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

A EXPERIÊNCIA PSICODÉLICA QUE SE TRANSFORMOU NUM CLÁSSICO....

                                      

JOÃO DONATO - A BAD DONATO - 1970 - Este disco é o resultado da inusitada experiência funk-psicodélica de um dos músicos brasileiros mais respeitados. João Donato é um mestre no piano e multiinstrumentista nato que sabe trabalhar com gêneros que vão da bossa nova à música clássica, além de ter participado da grande parte dos movimentos transformadores da nossa música brasileira ao longo de mais de seis décadas de carreira.

terça-feira, 17 de agosto de 2021

A IMPRENSA E A CONTRACULTURA NO BRASIL....

Entre novembro de 1971 e janeiro de 1973, aconteceu um dos maiores episódios da imprensa contracultural do Brasil, a primeira versão brasileira da revista Rolling Stone.
Naquela época, quando Hendrix, Joplin e Morrison haviam acabado de morrer e os Beatles haviam a recém se separado, a publicação norte-americana possuía uma relevância absurda tanto nos Estados Unidos quanto no resto do mundo. No Brasil, em meio à ditadura, a cultura alternativa também efervescia. Rita Lee estava saindo d’Os Mutantes, a tropicália dava seus frutos com o grande sucesso d’Os Novos Baianos, Caetano e Gil voltavam do exílio…
Tudo isso foi documentado nas páginas dessa experiência de jornalismo musical alternativo que foi editada por Luiz Carlos Maciel, célebre por ter participado dos primeiros tempos do jornal O Pasquim.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

OBRA PRIMA DO ROCK PROGRESSIVO QUE DEIXOU SAUDADES.....

JETHRO TULL - Heavy Horses – 1978 – Na segunda metade da década de 70, o Jethro Tull já era um gigante do Prog-Rock e tinha conquistado do Planeta com o seu som único e altamente personalizado, identificado pelos álbuns conceituais do estilo “Aqualung”, “Thick As A Brick” e “A Passion Play”. Prosseguindo com sua jornada, o grupo na busca de novos horizontes e envolvendo temas rurais e musicalidade celta, mesclada com folk e rock, o Jethro Tull chegava aqui com seu décimo trabalho de estúdio. Simplesmente, uma peça chave na discografia do grupo.

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

TESOURO QUE NÃO FOI DESCOBERTO E CAIU NO ESQUECIMENTO................

                                       

SATISFACTION – Satisfaction – 1971 - No início dos anos 70 o mundo do rock está em plena expansão experimental e as mudanças acontecem continuamente. A música evolui e as fronteiras entre muitos estilos parecem se confundir. O rock progressivo ou underground (como era mais chamado na época) é um viveiro de ideias e grupos que nascem e morrem como estrelas cadentes. Alguns desses grupos, influenciados principalmente por blues, jazz e R&B, conseguem gravar alguns álbuns e fazer nome, como é o caso de Colosseum, Keef Hartley Band e claro, Pink Floyd, Soft Machine, Caravan, Genesis, etc. .

segunda-feira, 26 de julho de 2021

UMA AMIZADE ILUMINADA...

Se tem um artista que deixou saudades e faz uma falta imensa é Ravi Shankar. Ele nasceu em 7 de abril de 1920 e deixou esse mundo em 11 de dezembro de 2012. Ravi Shankar, teve influência direta na música dos Beatles e consequentemente em toda uma geração. Em homenagem ao grande mestre, posto o belíssimo texto, escrito por Valdir Junior (publicado em 26 de fevereiro de 2012, bem antes do falecimento de Ravi Shankar) sobre a amizade de dois homens, mestre e discípulo. Ravi Shankar e George Harrison. Abração em todos. HARE KRISHNA!!!

sexta-feira, 23 de julho de 2021

A ARTE VERSÁTIL E REVELADORA DE PILAR

No universo cultural de MS, tem novidade das mais atraentes pedindo passagem:  trata-se do instigante Projeto “Ascenda” que revela a obra musical e teatral tecnológica da cantora, compositora e artista visual Pilar, talento notável que vem sacudindo as estruturas e agora prepara um voo mais profundo.

quarta-feira, 21 de julho de 2021

O ÁLBUM QUE ENCANTOU UMA GERAÇÃO....

  
YES - Yessongs - 1973 - Este álbum triplo é um dos maiores clássicos dos saudosos e loucos anos 70. Levando-se em consideração que Pictures At An Exhibition (1971) do ELP é um álbum ao vivo com material inédito e que Ummagumma (1969) do Pink Floyd é “meio ao vivo”, pois não passou de uma boa farsa da banda, podemos dizer que entre os grupos de rock progressivo considerados “grandes”, o Yes foi o primeiro a lançar seu álbum ao vivo, em 18 de maio de 1973.

sexta-feira, 16 de julho de 2021

DISPENSÁVEL PARA ALGUNS, ESPECIAL PARA OUTROS

                                     

ERIC CLAPTON - No Reason to Cry - 1976 - Talvez não seja um disco que tenha merecido grandes aplausos da crítica especializada ou do público; talvez não seja aquele considerado ‘o melhor’ pelo artista ou pela gravadora. Pode ser que nem mesmo configure entre “os 10 mais de todos os tempos”. Enfim, o que faz diferença, no mundo mágico da música? Um disco inteiro pode ser mediano, fraco, passar desapercebido. Mas alguma coisa nele pode chamar atenção.

segunda-feira, 12 de julho de 2021

LANÇAMENTO ESPETACULAR....

                                         

- Álbum que é uma viagem emocionante pelo mundo mágico e maravilhoso dos anos 70 criado por bandas como Magnum, Rainbow, Lucifer's Friend e, claro, Uriah Heep.-

BLIND GOLEM -A Dream of Fantasy – 2021 – Blind Golem é um novo e sensacional projeto nascido de uma paixão ao longo da vida pelo Hard-Rock Progressivo, com um grande órgão Hammmond, guitarras wah-wah gritando, refrões massivos.

quinta-feira, 8 de julho de 2021

CLÁSSICO INESQUECÍVEL DA NOSSA MÚSICA...

AZIMUTH – Azimuth - 1975 - Esse é um disco sensacional do brilhante trio Azimuth lançado originalmente em 1975. Ignorado nos dia de hoje, mas venerado nos Estados Unidos e na Inglaterra ode teve toda a sua discografia lançada, o grupo Azimuth nasceu junto com a cervejaria Canecão no Rio de Janeiro. em três palcos diferentes Zé, Alex e Mamão atuavam com seus grupos,revezando as apresentações Mamão com os “Youngsters”, Alex com um trio de bossa-nova e Zé Roberto resolveu se juntar com os caras que ele admirava outros pinguins. Maestro arranjador Zé Roberto Bertrami não parava nunca,hora escrevendo, hora gravando,hora tocando.

sábado, 3 de julho de 2021

O CRUZAMENTO PERFEITO DO ROCK COM A BLACK MUSIC....

RARE EARTH – IN CONCERT – 1971 - Você já imaginaram a cena: no final dos anos 60, um grupo de brancos tocando covers de black music clássica adicionando um componente de rock. Pois foi assim que a banda RARE EARTH se destacou no período entre 1969 e 1971, quando gravaram verdadeiras joias do rock, principalmente, o álbum In Concert, o melhor álbum ao vivo lançado pelo lendário selo Motown.

quarta-feira, 30 de junho de 2021

EM NOME DO AMOR...

JOHN LENNON - MIND GAMES - 1973 - O casal John Lennon e Yoko Ono, é sem dúvida o mais conhecido e venerado na história do rock. Só que de 1973 a 1975, eles se separaram e muita coisa aconteceu nesse período. Em julho de 1973 Lennon voltou aos estúdios Record Plant para novas gravações. Desnecessário dizer que sua vida pessoal estava um verdadeiro caos na época.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

CLÁSSICO ETERNO DA MÚSICA BRASILEIRA...

                                       

CAETANO VELOSO - Caetano Veloso – 1969 - 13 de dezembro de 1968. O então presidente do Brasil, Artur Costa e Silva (1899-1969), o segundo do período da Ditadura Militar, sanciona o temível Ato Institucional Nº 5, mais conhecido como AI-5. O ato dava plenos poderes ao governo ditatorial para dissolver o Congresso Nacional, cassar mandato de parlamentares, promover intervenções em estados e municípios, suspender habeas corpus, censurar previamente músicas, filmes, peças teatrais, programas de TV e jornais impressos.

terça-feira, 22 de junho de 2021

UM DISCO FASCINANTE QUE MARCOU O ROCK DOS ANOS 70

                                       

MANDABALAND - Mandalaband - 1975 - O Mandalaband foi alvo de uma das histórias mais inusitadas do Rock Progressivo, uma vez que seu idealizador, o músico, compositor e produtor, o eminente egyptologista e diretor do Instituto para Estudos Interdisciplinares de Ciências Egípcias, David Rohl, foi preterido e impedido pela cúpula da Gravadora Crilsalys Records a participar da sua própria criação da banda. Uma verdadeira jóia preciosa que é primeiro disco do Mandalaband e que leva o mesmo nome, foi lançado em 24 de outubro de 1975.

terça-feira, 15 de junho de 2021

CLÁSSICO FUNDAMENTAL DO ROCK BRASILEIRO

AVE SANGRIA - Ave Sangria - 1974 - Partindo do princípio de que a música é uma paixão avassaladora na minha vida, é evidente que diversos discos possuem uma importância destacada na minha trajetória. Entre tantos "bolachôes" que despertaram os mais diversos sentimentos na minha adolescência, o álbum "Ave Sangria" lançado em 1974 pelo grupo que tinha o mesmo nome é um deles, com toda certeza.

segunda-feira, 7 de junho de 2021

BARRABAS, O CALDEIRÃO SONORO QUE VEIO DA ESPANHA....

Para as novas gerações, um lustre desconhecido, agora quem viveu e curtiu a década de 70, sabe que Barrabas foi uma banda espanhola que fez muito sucesso, principalmente nos primeiros anos dessa década marcada por loucas experiências, ousadia e aquele desejo frenético de percorrer novos caminhos. A sonoridade do grupo era uma mistura fervilhante de Rock, Funk, Soul, Batuque e muito vocal. Emplacaram diversos sucessos, sendo "Wild Safari" e "Woman" ambas do disco Wild Safari foram as canções que frequentaram exaustivamente as paradas de sucessos de todo mundo e até hoje são lembradas por muita gente. 

quarta-feira, 2 de junho de 2021

“Superfly”, a obra prima de Curtis Mayfield...

No início dos anos 1970, cantar soul music nos dream teams da Motown, da Atlantic ou da Stax (gravadoras que, na época, dominavam o filão do pop negro) já garantia cinquenta por cento de chance de se fazer sucesso. Curtis Mayfield não tinha contrato com nenhuma delas, mas não estava nem aí. Depois de passar treze anos com o grupo vocal The Impressions, compondo hits como "People Get Ready" e "Keep On Pushin"', o soulman de Chicago achou que já era tempo de apostar no próprio taco. Fundou um selo, o Curtom Records, e largou o velho grupo.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

A ESTONTEANTE CELEBRAÇÃO MUSICAL DE....

KRISHNA DAS - HEART FULL OF SOUL - 2008 - Apesar dos tempos atuais estarem recheados de uma violência insana e marcado pela volúpia exacerbada do consumo sem sentido, não dá para seguir em frente, sem alimentarmos o espírito, reforçando os ideais eternos de paz, respeito e compreensão com tudo aquilo que está ao nosso redor. E para isso, nada mais adequado do que ouvirmos a música de KRISHNA DAS, em especial o seu disco "Heart Full of Soul" lançado em 2008. que é um álbum repleto das mais pura magia auditiva que esse homem tece com maestria e sabedoria.

sexta-feira, 21 de maio de 2021

PSICODELISMO TUPINIQUIM QUE ENTROU PARA A HISTÓRIA...

- A musa absoluta dos tempos da contracultura tropicalista, hippie, libertária, GAL COSTA – 1969, Um Disco Transformador -

GAL COSTA - Gal - 1969 - Gal, de 1969 é sem dúvida, o mais ousado disco da carreira de Gal Costa. Em nenhum outro momento a cantora repetiu o que ouvimos neste álbum e nos discos que gravou até 1973. Gal, mais conhecido como o álbum psicodélico, a começar pela capa, com um desenho típico dos vôos sem céu do fim dos anos 1960. Na contra capa aparece uma imagem desfocada da cantora, com o seu cabelo “juba de leão”, já anunciando a sua fúria.

terça-feira, 18 de maio de 2021

O FASCINANTE MUNDO DO ROCK PROGRESSIVO...

REFUGEES – AN ANTHOLOGY OF THE FAMOUS CHARISMA LABEL -1969 – 1978 - Liderado pelo visionário Tony Stratton Smith, o selo “Famous” Charisma se tornou um dos selos independentes mais inovadores da década de 1970, tornando-se o lar da nata do talento que viria a ser conhecido como rock progressivo. Os primeiros 10 anos dessa história são contados aqui em 3CDs apresentando um quem é quem do prog, incluindo faixas de Genesis, Peter Gabriel, The Nice, Van Der Graaf Generator, Lindisfarne, Peter Hammill e muitos mais.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

A GENIALIDADE COM ARES DE SIMPLICIDADE

                                      

GILBERTO GIL – REFAZENDA - 1975 - Com toque fundamental de Dominguinhos, capítulo inaugural da “Trilogia Re” se volta às origens nordestinas de maneira renovada e remaneja, suavemente, a proposta tropicalista

Após Expresso 2222 (1972), que marca a volta do exílio, Gilberto Gil ainda chegou a gravar Umeboshi, disco ao vivo deixado de molho e que seria lançado só em 1999 (como Cidade Do Salvador). Mas é Refazenda, de 1975, que parece representar uma espécie de início do momento efetivamente “pós-tropicália” na discografia de Gil – de volta ao Brasil.

segunda-feira, 10 de maio de 2021

A ESTRÉIA PERFEITA DE UMA LENDA DO ROCK

WISHBONE ASH - Wishbone Ash - 1970 -Esquecida nos dias de hoje, o grupo Wishbone Ash marcou época no mundo do Rock, particularmente na década de 70 quando lançou excelentes discos que conquistaram o público, graças ao seu rico e diversificado potencial musical. Este é o primeiro álbum desta super banda Wishbone Ash; super banda sim, pois é o adjetivo mínimo que se pode apresentar para este grupo de músicos que tanto contribuiu para o universo dos amantes do rock'n roll.

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Há 42 anos, era lançada a trilha sonora da "Ópera do Malandro"

- Em 1979, Chico Buarque lançava o disco com a trilha sonora da "Ópera do Malandro", inspirada nos alemães Bertolt Brecht e Kurt Weill -


Quando os diretores de teatro Cláudio Botelho e Charles Moeller revelaram o principal motivo que os levou a encenar em 2003 a primeira montagem de Ópera do Malandro no século 21, ambos foram taxativos: "Chegamos à Ópera do Malandro pela paixão. Quem ouviu aquele famoso LP duplo lançado em 1979 ficou fissurado naquilo, nunca esqueceu", afirmavam em coro, constatando estar ali "o Chico do teatro na sua absoluta madureza".

quarta-feira, 28 de abril de 2021

O BRASIL QUE A MAIORIA INFELIZMENTE DESCONHECE.....

MARCOS ANTÔNIO ARAÚJO - Tour Instrumental - Ao Vivo no MASP - 1985 - Esta obra trata-se de um álbum gravado ao vivo no MASP, mas não foi lançado oficialmente. Para quem não sabe e tem a obrigação de conhecer, Marcos Antônio Araújo foi um notável músico brasileiro, para ser mais exato, ele era "Mineiro", mas infelizmente morreu muito cedo, (Em 1986, vítima de um Aneurisma Cerebral), mas deixou uma pequena, mas brilhante discografia. Ele faleceu um dia antes de receber um prêmio de "Melhor Instrumentista do Ano de 1985" oferecido pela Revista Veja.

sexta-feira, 23 de abril de 2021

UM TESOURO ESQUECIDO NO TEMPO.....

 

PERFUME AZUL DO SOL - NASCIMENTO - 1974 - No ano de 1974, em São Paulo, era gravado um das preciosidades que marcaram os anos 70 na música nacional e do rock tupiniquim. Em tempos de Geisel, em plena na ditadura militar, nascia a banda Perfume Azul do Sol, misturando a pegada progressiva de Pedro Baldanza (baixo), Jean (guitarra) e Gil (bateria), a voz forte e o piano sombrio de Ana Maria Guedes (voz e piano) e as influências nordestinas de Benvindo (voz e violão)

terça-feira, 20 de abril de 2021

Biografia sobre The Doors marca os 50 anos da morte de Jim Morrison

A Editora Belas Letras publicou, 50 anos após a morte de Jim Morrison, a biografia definitiva que revela toda a complexidade do cantor, filósofo e poeta. O kit colecionável conta com o livro Jim Morrison – Ninguém sai vivo daqui, um marcador de páginas personalizado, um adesivo do The Doors e Paper Morrison para montar em casa. Os kits são limitados, por isso ficam disponíveis na loja virtual apenas enquanto durar o estoque.
O livro que inspirou o filme de Oliver Stone (1991) é a biografia mais cultuada de todos os tempos sobre o The Doors e também foi a primeira a ser escrita, publicada originalmente em 1980. Ninguém sai vivo daqui se tornou best seller nos Estados Unidos, com mais de 2 milhões de exemplares vendidos. E foi a partir desse livro que o mercado editorial adotou o rock como uma categoria literária.
Jim Morrison protagonizou uma das histórias mais emblemáticas do rock, uma tragédia moderna que o elevou à condição de lenda. Carismático, brilhante, genial e genioso, Jim rejeitou todas as formas de autoridade e, como um explorador obcecado, testou “os limites da realidade para ver o que aconteceria”. Morrison morreu aos 27 anos, o que fez dele mais uma lenda do maldito Clube dos 27.
Com proximidade e propriedade, o livro de Hopkins e Sugerman mergulha na mente de Morrison, um dos artistas mais intensos que o rock já conheceu, e que se transformou em uma lenda justamente por isso. A transparência e sinceridade com a qual o vocalista desnudava seus medos, sonhos e traumas nas letras dos Doors levaram à identificação quase que instantânea com os milhares de jovens que viviam a liberdade total e a contestação de limites da geração Flower Power. A emblemática “The End”, por exemplo, onde Jim Morrison canta que quer matar seu pai e transar com sua mãe, é um dos maiores exemplos disso.
Dividido em três grandes capítulos – O Arco é Retesado, A Flecha Voa e A Flecha Cai -, Ninguém Sai Vivo Daqui entrega uma experiência de leitura pra lá de intensa. O desejo de viver a arte em sua plenitude, o mergulho nas drogas, a submersão no álcool, a conturbada relação familiar, a relação com os demais músicos e toda a repercussão da curta duração do The Doors é apresentada sem pudores. Inclusive sua morte, com os autores levantando a teoria de que Morrison poderia (e inclusive já havia externado esse desejo a amigos próximos) ter forjado a overdose que o matou em Paris no dia 3 de julho de 1971.
Ilustrado com várias fotos e contando com um texto excelente, Ninguém Sai Vivo Daqui ganhou uma edição super caprichada da Belas Letras, e o resultado é um livro muito bonito graficamente falando, da capa às páginas internas.
O The Doors caminhou pela tempestade guiado pelas mãos de Jim Morrison. E nós, leitores, somos apresentados aos efeitos dessa jornada em um livro que só cabe em um adjetivo: espetacular! Com informações do Correio Braziliense e do Collectorsroom...

sexta-feira, 16 de abril de 2021

MARAVILHA PROG QUE A GENTE NÃO ESQUECE...

FOCUS - Hamburger Concerto - 1974 - Este é um disco fascinante e que me acompanha desde o final da minha adolescência. Um clássico inesquecível do Rock Progressivo que quem conhece, não deixa de ouvir nunca. Lançado em 1974 pela banda holandesa Focus, liderada pelo genial multi-instrumentista Thijs van Leer (órgão, piano, cravo, flauta, melotron, acordeão, gaita de boca, sintetizadores, vibraphone e todos os vocais) e tendo como principal companhia o excelente guitarrista Jan Akkerman (que também toca Alaúde), a banda tem em sua discografia grandes discos, mas “Hamburguer Concerto” está na frente..

segunda-feira, 12 de abril de 2021

NOSFERATU: A BELA E SOMBRIA TRILHA SONORA DO POPOL VUH

POPOL VUH - Nosferatu. - 1978 – Quem já assistiu a algum filme do cineasta alemão Werner Herzog, deve ter ficado impressionado com as trilhas sonoras presente neles, principalmente aqueles realizados nos anos 1970. Aguirre, Fitzcaraldo e Cobra Verde e “NOSFERATU” por exemplo, além de serem excelentes filmes, as músicas que os acompanham são de um exotismo e misticismo absurdo, o que sempre combinou muito com os temas de Herzog.

quarta-feira, 7 de abril de 2021

LIVRO: 1973 - O ANO QUE REINVENTOU A MPB ................

                                         

                          - A história por trás dos discos que transformaram a nossa cultura -

Em 1973 o Brasil estava sobre o comando do General Emílio Garrastazu Médici. O golpe militar estava prestes a completar dez anos e o cenário, se por um lado apresentava o (ilusório, em vários aspectos) “milagre econômico”, do outro lado minava mais ainda as liberdades individuais e criativas naqueles anos conhecidos como de “chumbo”. A censura sobre produções culturais estava cada vez mais acentuada e eliminava (na maioria das vezes sem base alguma) frequentemente partes de canções, de discos, de peças, de filmes, de livros.

segunda-feira, 5 de abril de 2021

O DISCO QUE CELEBRA O ENCONTRO DE DUAS CULTURAS.......

                                    

BINA & EHUD - Samba de Gringo - Vol.1 - 2004 - Esse é mais um caso que só vem comprovar a tese de que o Brasil não valoriza como deveria a sua verdadeira cultura musical. Os músicos notáveis, Bina Coquet (grande guitarrista brasileiro) e o ótimo organista norte-americano Ehud Asherie, densenlveram um maravilhoso Projeto Musical que levou o nome de Samba de Gringo, que resultou na criação de dois excelentes álbuns. O primeiro disco reluz o clássico formato "Organ Jazz Trio", comum na década de 60. Phil Stewart comanda a sessão rítmica.

quinta-feira, 1 de abril de 2021

UM DISCO REVOLUCIONÁRIO QUE MARCOU E INFLUENCIOU O MUNDO DA MÚSICA

‘The Velvet Underground & Nico”, lançado em 1967, foi o álbum de estréia da banda de rock norte-americana The Velvet Underground, com participação de Nico, lançado originalmente em 1967. Este álbum ganhou notoriedade por suas sensibilidades experimentalistas e pelo foco de suas composições ser geralmente material controverso, como na canção "Heroin". Embora relativamente um fracasso comercial no lançamento, desde então tem sido considerado um dos álbuns de rock mais influentes e criticamente bem-sucedidos da história, aparecendo em 13º na lista dos "500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos" feita pela revista Rolling Stone.

terça-feira, 30 de março de 2021

CLÁSSICO INESQUECÍVEL 'ELIS 72' FOI RELANÇADO

- O lendário álbum é um dos melhores trabalhos da cantora e um dos discos mais importantes da Música Brasileira -

Elis Regina já havia lançado nove discos de estúdio, incluindo os dois primeiros gravados em Porto Alegre — antes da fama —, quando chegou ao mercado com o Elis 72, considerado por muitos como o mais icônico do legado da cantora gaúcha. O long play (LP), com produção de Roberto Menescal, então diretor artístico da Philips, trouxe no repertório 12 canções, das quais quase todas viriam a se tornar clássicos da MPB. A obra, agora, após novas mixagem e remasterização, pode ser apreciada em CD, vinil e nas plataformas digitais, além de um lyric vídeo de Casa no campo.

sexta-feira, 26 de março de 2021

UMA BANDA QUE FEZ HISTÓRIA NO ROCK BRASILEIRO.................

A BOLHA - Um Passo a Frente - 1973 - A Bolha foi uma excelente banda de Rock Brasileiro, nascida no Rio de Janeiro, inicialmente como The Bubbles e era formada por Cesar (solo), Renato (ritmo), Ricardão (baixo), logo substituído por Lincoln, e Ricardo (bateria) - é uma das maiores lendas da história do rock brasileiro. Desde o início da carreira, em meados dos anos sessenta, a banda passou por todas as fases do rock daquela época, da invasão britânica ao hard rock, passando pela psicodelia e pelo semi-progressivo.

quarta-feira, 24 de março de 2021

O SUCESSO SEM PRECEDENTES DE “HOTEL CALIFORNIA”

EAGLES – HOTEL CALIFORNIA – 1976 – Clássico inesquecível faz 45 anos...Um disco que fez um sucesso espetacular e se tornou um dos maiores clássicos da história do Rock. Hotel California foi o 5º álbum dos Eagles, uma grande banda de Country-Rock, uma verdadeira instituição da Música Norte-Americana. Foi lançado em 8 de dezembro de 1976. Está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. O discão demorou oito meses para ser gravado, entre março e outubro de 1976.

segunda-feira, 22 de março de 2021

CLÁSSICO LENDÁRIO DO ROCK ALEMÃO........................

                                         

MYTHOS - Mythos - 1972 - Baseados em Berlim, a banda Mythos se formou como um trio em 1969 pelo multi-instrumentista e cantor Stephan Kaske, o baixista Harald Weisse e o baterista Thomas Hildebrand. Vários shows aconteceram em 1970, mas 1971 foi definitivamente um ano "frutífero" para o MYTHOS pois eles tocaram no lendário Festival Langelsheim (apelidado de Woodstock alemão) e logo assinaram com o selo Ohr. No ano seguinte o auto-intitulado vê a luz.