quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

A ARTE DO LENDÁRIO ROBERT CRUMB.....

O ilustrador de quadrinhos Robert Dennis Crumb, reconhecido pelo estilo distinto de seus desenhos e sua crítica satírica do modo de viver norte-americano, foi o fundador do movimento ‘underground comix’ e é considerado como sua figura mais proeminente.
Além dos conhecidíssimos quadrinhos ‘Keep on Truckin’’ e ‘Fritz the Cat’ os outros personagens populares são ‘Devil Girl’ e ‘Mr. Natural’. Robert Crumb nasceu na Filadélfia, Pensilvânia. Ele é de ascendência escocesa, e de sua árvore genealógica faz parte o ex-presidente dos EUA, Andrew Jackson por parte de mãe. Seu pai, Charles, era um oficial de carreira na marinha. Sua mãe, dona de casa, abusava de anfetaminas e as crianças eram testemunhas de um casamento infeliz. O primeiro emprego de Crumb como artista foi para a empresa Topps. E a primeira produção gráfica foi para o livro 'The Yum Yum Book’ em 1963, um conto de fadas sobre um sapo chamado Oggie. Em meados dos anos 60, Crumb saiu de casa e se mudou para Cleveland, Ohio. Em 1967, incentivado pela reação a alguns desenhos que havia publicado em jornais underground Crumb se mudou para San Francisco, Califórnia, o centro do movimento da contracultura. Com o apoio do editor de quadrinhos Don Donahue, publicou a primeira edição de sua ‘Zap Comix’, que se tornou a mais conhecida e uma das mais populares revistas em quadrinhos underground embora não seja considerada a primeira história em quadrinhos underground publicada até então, mas Zap marca o início da era do ‘underground comix’.

Em 1965, Crumb fez uso de muito LSD e criou vários personagens, dentre eles, ‘Mr. Natural’, um místico guru que esbanja aforismos sobre os males do mundo moderno e a salvação que pode ser encontrada no misticismo e na vida natural. Ele renunciou ao mundo material e vive apenas em troca da suas pepitas de sabedoria. Geralmente é descrito como um pouco acima do peso, careca, com uma longa barba branca, e usa uma túnica que lembra os profetas do antigo testamento. Há quem veja Mr Natural como uma sátira à Maharishi Mahesh Yogi, que no final dos anos 60 alcançou a fama como o guru dos Beatles e outras celebridades. Mr Natural, o guru barbudo de Crumb tem estranhos poderes mágicos e possui uma visão cósmica, mas ele também é temperamental, cínico, e sofre de várias estranhas obsessões sexuais. Parte sábio, parte vigarista, não tem um pingo de remorso quando é chamado de golpista. Seu discurso direto o coloca em apuros, como quando ele foi expulso do céu por dizer a Deus que é ultrapassado. Normalmente frio e controlado, também acaba em dificuldades como quando foi jogado na prisão por abuso sexual de criança ou trancafiado durante anos em uma instituição mental.
Mr. Natural é sempre abordado por candidatos a discípulos que buscam a verdade, entre eles está Flakey Foont que é respeitado com condescendência divertida e um certo carinho relutante, embora a paciência muitas vezes se esgota e Mr Natural tem o prazer sádico em fazê-lo sentir-se como idiota. Na década de 80, Crumb trouxe de volta Mr. Natural e Flakey Foont, e os dois entraram em um relacionamento tempestuoso com a jovem Cheryl Borck, a Devil Girl. Flakey Foont não consegue tirá-la de sua mente, a sua língua ultrajante e o seu corpo assolam os seus pensamentos. E ele está disposto a jogar tudo para o alto só para estar perto dela. Ele sabe que é um tolo, mas não faz diferença.
Cheap Thrills’ é o segundo álbum da banda de rock ‘Big Brother and the Holding Company’, lançado em 1968, e o último álbum de Janis Joplin como vocalista principal da banda. O álbum tem três músicas gravadas ao vivo e vendeu cerca de um milhão de cópias. A capa do disco, ícone da arte underground dos anos da contracultura, foi desenhada por Robert Crumb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON

“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...