quarta-feira, 29 de abril de 2020

O ROCK ELEGANTE E INOVADOR DA BANDA TRAFFIC


                                      
Uma das melhores bandas da história do Rock surgida na Inglaterra, em meio o boom psicodélico que atingiu o planeta em cheio nos idos de 1967, o Traffic se destacava pelo seu som nada convencional para época, a sua extrema musicalidade e o bom gosto que abria espaço para o uso de mellotron, sitar e arranjos de instrumentos de sopro. Vamos conhecer um pouco de sua história.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

UMA “PÉROLA” ENCANTADORA QUE VEIO DA ESPANHA


                                      
PEP LANGUARDA & TAPINERIA - Brossa d,air - 1976 - Que jóia sonhadora espanhola de Psicodelismo, Folk e Som Progressivo é essa! Uma preciosidade sonora deslumbrante do final dos anos 70, que chegou aos meus ouvidos ansiosos tantos anos depois do seu lançamento. Acontece que este é o único álbum que Pep Laguarda lançou, mas trata-se de um disco atemporal deixou para as gerações futuras desfrutarem.

sábado, 25 de abril de 2020

OBRA FANTÁSTICA DO ROCK ITALIANO


                                 
- MUSEO ROSENBACH – Zarathustra – 1973 – Um disco obrigatório e fundamental, que não pode faltar no acervo de quem gosta de Rock Progressivo, ou de música de qualidade, tanto faz - 

quinta-feira, 23 de abril de 2020

A TRANSFORMAÇÃO DE GAL

                                   
GAL COSTA - Cantar - 1974 - Neste disco antológico, sai de cena a Gal rebelde, tropicalista, estridente e psicodélica para dar lugar a um sopro de pólen colorido no negror dos anos de chumbo que imperava no País.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

TESOURO ESQUECIDO NO "BAÚ DOS ANOS 70'






                                     
A lendária banda britânica Magic Carpet, foi formada em 1971 por Alisha Sufit (cantor e compositor e guitarrista acústico), Clem Alford (sitar, esraj), Jim Moyes (guitarra) e Keshav Sathe (tabla / percussão indiana). O Magic Carpet criou um som único e incomum em uma verdadeira mistura de estilos e influências musicais.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

UMA LENDA CHAMADA JOHN KAY


                                 
- Os vocais de John Kay, fundador e vocalista do Steppenwolf, tornaram-se parte da nossa cultura popular há mais de cincoenta anos. Nascido para ser Selvagem, Magic Carpet, The Pusher e uma série de outras obras têm sido uma parte importante da trilha sonora das últimas gerações -

sábado, 18 de abril de 2020

SÁ E GUARABYRA: QUASE MEIO SÉCULO DE PARCERIA


                                    
No início, era cada um por si. Em 1967, aos 20 anos, Guttemberg Nery Guarabyra Filho, com o Grupo Manifesto, conquistou o 1º lugar no Festival Internacional da Canção com a música "Margarida". Um ano antes, Luiz Carlos Pereira de Sá, de 21 anos, ganhava destaque com a canção “Giramundo”, gravada por Pery Ribeiro & Milton Banana Trio.

terça-feira, 14 de abril de 2020

PELOS CAMINHOS MÁGICOS DO SOM PROGRESSIVO


                                  
Liderada pelo visionário Tony Stratton Smith, a gravadora “Famous” Charisma se tornou uma das gravadoras independentes mais inovadoras da década de 1970, abrigando a nata de talento no que seria conhecido como rock progressivo. Os primeiros 10 anos dessa história são contados aqui em 3CDs, com quem é quem do programa, incluindo faixas de Genesis, Peter Gabriel, The Nice, Gerador Van Der Graaf, Lindisfarne, Peter Hammill e muito mais. Entre esses artistas conhecidos também estão várias raridades, como uma faixa do álbum Hot Thumbs O'Reilly (na verdade, Jim Pembroke, do programa finlandês Wigwam), o multi-instrumentista sueco Bo Hansson, além de uma apresentação de Monty Python!

segunda-feira, 13 de abril de 2020

SÉRGIO SAMPAIO, O “GARRINCHA DA MPB”


                                        
Talvez pela profusão de grandes artistas, o Brasil se permita, em uma injustiça cruel, relegar ao lado B um compositor diverso e genial como Sérgio Sampaio, morto há exatamente 25 anos. Turrão e inquieto, Sampaio era aquele que disse “eu quero é botar o meu bloco na rua”. E botou, mas não só. Lançou, em vida, três discos sólidos e inventivos e deixou também um trabalho póstumo de qualidade reconhecida.

sábado, 11 de abril de 2020

REFAZENDA: UM DISCO FUNDAMENTAL NA OBRA DE GIL


                                  
- Registro foi o primeiro da Trilogia Re, completada com Refavela (1977) e Realce (1979) -

  É possível dizer que Refazenda nasceu no período em que Gilberto Gil estava no exílio, porque foi em Londres que ele ficou com saudade de casa. Não só dos amigos e de seu estado de origem, a Bahia, mas da música. Alguns projetos foram feitos e finalizados antes da gravação do disco acontecer, como um compacto não lançado pela gravadora Phonogram, o compacto – esse comercializado – "Maracatu Atômico" e o álbum Gilberto Gil ao Vivo (1974).

quinta-feira, 9 de abril de 2020

OS 50 ANOS DE UM DISCO MÁGICO


                                
Não são poucos os fãs que consideram esse disco como o melhor trabalho solo de um Beatle. O grupo havia acabado de terminar e George Harrison achou que era hora de colocar todo seu talento de compositor para fora, frustrado por ter poucas composições próprias nos Beatles.
Assim, lança em 1970 o LP triplo All Things Must Pass, com produção de Phil Spector e uma penca de convidados. Sim, você conhece esse disco, especialmente a clássica canção "My Sweet Lord", um dos maiores hits da história. Um trabalho obrigatório, que teve uma reedição em 2001 e lançamento por aqui. Por isso, corra atrás! Mas, antes leia a história.

terça-feira, 7 de abril de 2020

A DESCOBERTA DE UM PODEROSO “VENENO”


                                    
O Rock no final dos anos 60 e na década de 70 está repleto de discos sensacionais, verdadeiros tesouros musicais que por uma série de motivos acabaram não tendo o merecido destaque e acabaram esquecidos, jogados no fundo de um imenso “baú”, onde permaneceram por muito tempo, até a chegada revolucionária da internet, quando foram descobertos pelos ávidos caçadores de relíquias e hoje essas “jóias” aos poucos estão sendo “devoradas’ por quem gosta de um bom som e não despreza a liberdade musical.

domingo, 5 de abril de 2020

UM DISCO SUBLIME E DE CONCEITO PROFUNDO


                                     
LE ORME - Felona e Sorona – 1973 - Durante os anos setenta, o grupo italiano Le Orme passou de uma banda “somente” inspirada em Emerson, Lake & Palmer, pra uma formação de um rock mais refinado e com um som distinto ainda que claro, sem perder a sua principal influência de vista. Muito consideram esse disco o ápice da pirâmide criativa da banda com nove composições alternadas e bem elaboradas com teclados exuberantes e variados (órgão, piano, sintetizadores e conjunto de cordas) climas maravilhosos e forte, dinâmicas e uma incrível seção rítmica.

sábado, 4 de abril de 2020

UM ARTISTA GENIAL, UM ÁLBUM COMOVENTE..............


ARNALDO BAPTISTA – Singin’ Alone – 1982 - Arnaldo Baptista está na linha de frente do Rock Brasileiro. apesar da sua pequena discografia e de sua vida marcada por sérios problemas pessoais, ele é um compositor genial e um músico brilhante, com uma visão de mundo altamente personalizada. "Singin Alone"lançado em 1982 é uma demonstração inquestionável do seu pontecial.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

O ROCK CONTANDO A HISTÓRIA DE MOISÉS












Light - The Story of Moses - 1972 - Banda holandesa  gravou a obra de cunho religioso, que foi resultado das próprias composições do grupo e inspirada em Johann Sebastian Bach - 

Há dois grandes perigos na transferência de histórias do Antigo Testamento para solo musical: 1) o risco de cair em um pathos irresponsável; 2) não atingem a profundidade da fonte original. Aqui, é claro, depende muito da escolha do gênero. Obviamente, essas coisas são mais convenientes para resolver nos formatos de sinfonia ou ópera (pelo menos, o escopo é adequado). No entanto, a lei não foi escrita para algumas pessoas únicas.

Destaque

A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON

“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...