quinta-feira, 21 de junho de 2018

A BARCA DO SOL


                 
- Desconhecida pelo público atual, essa banda marcou época no Rock Tupiniquim e na Música Brasileira durante a década de 70 -

A Barca do Sol foi uma banda brasileira de rock progressivo formada em 1973 no Rio de Janeiro como banda de apoio do músico Piry Reis e teve em uma de suas formações o cantor Ritchie, na época como flautista. Procuravam misturar o som progressivo com ritmos brasileiros. A Barca é, seguramente, um dos expoentes máximos da música brasileira. Seu folk-rock inteligente e melodioso, com celos e flautas e as ótimas letras, faz da Barca item indispensável em qualquer coleção. Devido aos instrumentos utilizados seu som é geralmente comparado com o da banda Jethro Tull.
Egberto Gismonti produziu o primeiro LP, "A Barca do Sol", em 1974, que introduzia o uso do sintetizador em duas faixas, uma novidade para a época. Dos três discos lançados, dois foram relançados em CD na década de 1990.

"Durante o verão", segundo trabalho, sai em 1976 ainda pela Continental. Com a saída de Morelembaum (que continuaria trabalhando como músico, tornando-se um dos mais requisitados arranjadores, entre outras qualidades, do mercado nacional).
Em 1978, o grupo lança seu LP de despedida, o independente "Pirata", mais experimental que os anteriores. Com o fim da banda em 1981, vários membros continuariam muito ativos. A banda gravou estes três álbuns durante suas atividades e uma coletânea (lançada em 2000) e terminou em 1981. Seus integrantes continuaram em carreira solo, tendo até certo sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON

“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...