segunda-feira, 16 de novembro de 2020

EGBERTO GISMONTI E NANÁ VASCONCELOS NO HISTÓRICO “DANÇA DAS CABEÇAS”

"Dança das Cabeças" é o disco do genial Egberto Gismonti lançado em 1977 pela Gravadora Alemã ECM . O álbum foi o primeiro de Gismonti para o famoso selo europeu, estabelecendo o início de uma associação longa e produtiva.
“Dança das cabeças” segundo a crítica da Allmusic por conta de Álvaro Neder, é um marco na carreira de Gismonti e do percussionista Naná Vasconcelos , o seu único acompanhante aqui. Gravado em apenas três dias, o conceito do álbum é baseado na história partilhada pelos dois músicos , segundo Gismonti: dois meninos perambulando por uma floresta densa e úmida, cheia de insetos e animais, distantes 60 metros um do outro. O álbum recebeu diversos prêmios internacionais, na Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Brasil. Também mudou a vida de ambos os artistas: Naná imediatamente se tornou um artista internacional indiscutível, viajando pelo mundo; Egberto voltou ao Brasil, decidiu pesquisar na Amazônia, que se refletiria em seus trabalhos posteriores. A música em “Dança das Cabeças” é pura e sensível, desafiadora e sofisticada, com uma ampla gama dinâmica que vai de melodias misteriosas e assustadoras a sons percussivos enérgicos e de impacto total que lembram o batuque dos índios brasileiros . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON

“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...