segunda-feira, 25 de maio de 2020

COMOVENTE TRIBUTO AO ROCK,N,ROLL


                                           
-  O famoso álbum “Rock 'N' Roll” lançado em 1975, enfoca as raízes musicais de John Lennon -

 As sementes para o Rock 'N' Roll remontam a 1969 e uma música que John Lennon compôs para o álbum Abbey Road dos Beatles . Em 'Come Together', John canta: "Here come old flattop", uma linha que foi originalmente no hit de Chuck Berry em 1956, 'You Can't Catch Me'. Seu uso incentivou o editor de música Morris Levy a instaurar uma ação por violação de direitos autorais contra John. Antes que um juiz pudesse ouvir o caso, foi resolvido fora dos tribunais, com um acordo, de acordo com um anúncio de Levy, de que John tinha que "gravar três músicas dos editores da Big Seven [empresa de Levy] em seu próximo álbum". Como resultado, John decidiu gravar este álbum com gravações de cássicos do rock 'n' roll.
John começou a trabalhar no disco durante o período de seu 'Fim de Semana Perdido' em Los Angeles, período que se seguiu ao lançamento de Mind Games . As sessões provaram ser um tanto agitadas, devido em grande parte ao fato de Phil Spector ter sido convocado para produzir o álbum e ajudar a escolher algumas das músicas.
As músicas escolhidas são todas sobre as raízes musicais de John Lennon, desde os dias anteriores aos Beatles até as residências da banda nos notórios clubes de Hamburgo e os shows que eles tocavam em Liverpool e nos arredores antes de serem famosos.
As sessões do Rock 'N' Roll começaram em outubro de 1973 no A&M Studios em Los Angeles e provaram ser um desafio para todos os envolvidos. As histórias do comportamento de Spector no estúdio se tornaram lendas, até porque, em uma ocasião, ele apareceu vestindo uma roupa de cirurgião em uma das sessões.
Antes disso, como John lembrou em 1980, seu acordo de trabalho com Spector havia sido simples: “Eu disse que só queria ser cantor, apenas me trate como Ronnie [esposa de Spector e ex-membro do The Ronettes]. Vamos escolher o material, eu só quero cantar, não quero nada com produção, escrita ou criação, só quero cantar. ” E ele cantou, em algumas das melhores músicas da era do rock and roll.
Entre eles, e o que às vezes parecia um elenco de milhares, que tocavam nas faixas gravadas em Los Angeles estavam os guitarristas Jose Feliciano, Steve Cropper e Larry Carlton; tecladistas, Leon Russell e Dr John, saxofonistas, Bobby Keys, Jim Horn e Plas Johnson, juntamente com bateristas, Jim Keltner, Jim Gordon e Hal Blaine. Isso dá uma idéia do número de músicos que vieram ao estúdio e se envolveram em quais foram as sessões de gravação mais vagas da carreira de John.
Eventualmente, tudo desceu ao caos total, culminando em Spector desaparecendo com as fitas. Em março de 1974, o produtor mercurial sofreu um acidente de carro que o colocou em coma e todas as chances de recuperar as fitas pareciam ter sido perdidas.
John voltou para Nova York em meados de 1974 sem as fitas master do que havia gravado em Los Angeles e, em vez de continuar trabalhando no álbum de covers, começou a gravar Walls and Bridges . Isso contrariava seu acordo com Levy e, apesar de gravar uma versão curta de 'Ya Ya' com seu filho Julian, uma música de propriedade da empresa, por meio de um aceno para o editor de música, as coisas ficaram tensas e os procedimentos legais mais uma vez foram ameaçados.
Finalmente, as fitas master de Los Angeles foram recuperadas e, em outubro de 1974, praticamente um ano após o início do trabalho no Rock 'N' Roll , John voltou à Record Plant em Nova York com os músicos que haviam trabalhado em Walls e Pontes . Essas sessões foram melhor organizadas, e as faixas restantes levaram apenas cinco dias para serem gravadas, com John sentindo uma conexão com a música que ele tanto amava.
Ao longo deste álbum, há uma sensação de que uma história está sendo reproduzida. A primeira vez que John conheceu Paul McCartney , foi em uma festa no jardim da igreja paroquial de Woolton, em Liverpool, em 6 de julho de 1957, onde a banda de John, The Quarrymen, tocava skiffle e rock and roll nascente. Foi nessa mesma semana que Lucille, de Little Richard , esteve nas paradas britânicas; foi o sétimo disco que o cantor de Macon, na Georgia, colocou nas paradas britânicas em apenas seis meses. O primeiro hit de Richard foi 'Rip it Up' em dezembro de 1956 e no lado b foi 'Ready Teddy'; os quais estão incluídos no álbum Rock 'n' Roll, junto com 'Slipin' e Slidin ', outro dos hits clássicos de Richard.
Outras faixas que John cobre incluem 'Ain't That A Shame' do Fats Domino - o terceiro hit britânico do pianista de Nova Orleans no início de 1957. 'Be-Bop-A-Lula' de Gene Vincent , uma música que entrou e fora do gráfico do Reino Unido três vezes no verão de 1956; na época, John estava chegando ao décimo sexto aniversário e adorava a música que vinha do outro lado do Atlântico Norte. O companheiro de trabalho de Nova Orleans, Ya Ya, 'Ya Ya', uma canção co-escrita por Morris Levy, que foi incluída em Walls and Bridges, tem uma passagem completa pelo álbum.
'Stand By Me' de Ben E King não foi lançado até o início de 1961, numa época em que os Beatles estavam fazendo ondas em Hamburgo, mas se tornou um dos favoritos da banda. Assim como o cantor, Sam Cooke, admirado por quase todos os músicos que ouviram seus tons melíferos - John não foi exceção.
O álbum é completado com faixas de Buddy Holly , Larry Williams, Lloyd Price e Bobby Freeman. O que imediatamente o atrai, desde as barras de abertura de 'Be-Bop'A'Lula', é o quanto John tem respeito por essas músicas. Isso é tudo, menos um registro de 'covers'. Toda música é tratada com reverência, com todos e cada um tendo algo de John. Seu arranjo de 'Stand By Me' é maravilhoso, assim como sua opinião sobre as duas músicas de Chuck Berry. John estava tocando e amando essas músicas a vida inteira e é evidente que elas fazem parte do DNA dele.
Das faixas que foram feitas em Los Angeles, quatro chegaram ao álbum Rock 'n' Roll - 'Bony Moronie', 'Just Porque' e duas músicas de Chuck Berry, 'Sweet Little Sixteen' e ironicamente o catalisador do álbum, "Você não pode me pegar." Todo o resto foi gravado e mixado em Nova York, com John assumindo como o único produtor.
A foto da capa do álbum foi tirada por Jürgen Vollmer durante a estadia dos Beatles em Hamburgo e complementa perfeitamente a sensação nostálgica deste álbum. O Rock 'N' Roll foi lançado em fevereiro de 1975 e alcançou o sexto lugar nas paradas de álbuns do Reino Unido e dos EUA, e o single 'Stand by Me' alcançou o número 20 nos EUA e o número 30 no Reino Unido.
Foi na época do lançamento do Rock 'N' Roll que John se reuniu completamente com Yoko e a próxima fase feliz de sua vida começou. Após o nascimento de seu filho, Sean, em outubro de 1975, John se estabeleceu em uma vida de domesticidade na cidade de Nova York, e somente em 1980 ele retornou completamente a um estúdio de gravação. Mas que retorno foi com o lançamento de Double Fantasy . Por Richard Havers.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON

“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...