domingo, 29 de dezembro de 2019

TEM QUE OUVIR: Marcos Valle - Previsão do Tempo (1973)


                                 
A carreira do Marcos Valle é extensa. Desde o início da década de 1960, ainda no auge da bossa nova, o carioca com pinta de surfista chamou atenção com a clássica "Samba de Verão". Anos depois, devido seu enorme talento enquanto compositor, trabalhou no mercado publicitário. Hoje sua carreira solo voltou a ter o prestigio merecido. É internacionalmente aclamado, inclusive por produtores de música eletrônica e rappers que encontraram em seus discos a matéria prima para samples. Dos trabalhos mais inspirados e cultuados do Marcos Valle, Previsão do Tempo (1973) é o que melhor representa o artista.Embora sonoramente de astral elevado, o álbum traz em seu nome, capa e teor lirico, uma forte oposição ao regime militar. Claro, devido a censura, isso é feito discretamente com metáforas e ironia, vide "Flamengo" e seu "e o resto a gente sabe mas não diz, e o resto é pau é pedra... mas tudo agora é paz neste país, neste Brasil". Por trás de sua aparência alienante, um retrato politico da época.
  A maior parte do álbum tem o Azymuth como banda de apoio. A construção climática no arranjo de "Previsão do Tempo" revela a importância do trio para o resultado final. Já a costura de timbres dos sintetizadores ARP e minimoog numa levada tipicamente brasileira em "Tira a Mão" é de peculiaridade encantadora. Destaque também para seu contagiante refrão, mais uma vez de contestação implícita.
  Embora sendo um artista oriundo da bossa nova, é interessante notar a vibe rockeira de "Nem Paletó, Nem Gravada", dona de ótimo refrão. Falando em rock, O Terço, lendária banda do rock progressivo brasileiro, participa de "Samba Fatal", fantástica composição em homenagem ao Torquato Neto. É talvez a única música na história em que uma guitarra tenebrosa carregada de fuzz interage com uma cuíca.
  A solar "Mentira" - excelente arranjo! - é o que aconteceria caso o Stevie Wonder fosse brasileiro e fizesse um beatbox, sendo o recurso vocal inclusive sampleado pelo Planet Hemp em "Contexto".
  Vale ainda destacar a parceria com o João Donato em "Não Tem Nada Não" - que acaba e ressurge trazendo de volta sua levada sacolejante - e a ritmicamente complexa "Tiu-ba-la-quieba".
  Transitando entre o samba, soul, funk, rock e jazz, Previsão do Tempo é um caso raro na discografia mundial. Do http://paisdobaurets.blogspot.com/....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON

“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...