
Eric Clapton é o álbum de estreia da carreira solo do músico britânico Eric Clapton. Seu lançamento oficial aconteceu em agosto de 1970 através dos selos Atco e Polydor. As gravações ocorreram entre novembro de 1969 e março de 1970 no Olympic Studios (Londres), Village Recorders (West Hollywood) e no Island Studios (também em Londres). A produção ficou a cargo do músico e produtor Delaney Bramlett.
O genial Eric Clapton volta ao Blog com sua estreia em carreira solo. Como de costume, vai-se abordar os fatos que se antecederam ao lançamento do álbum antes de descrevê-lo.
A história para o primeiro passo na carreira solo de Eric Clapton está intimamente ligada ao Blind Faith, seu final e consequencias, e será o ponto de partida deste post.
Após o fim do Blind Faith, em 1969, Clapton excursionou como músico de apoio juntamente a uma banda que havia atuado como abertura para o Blind Faith, o Delaney and Bonnie and Friends, de quem se tornou profundamente amigo.
O guitarrista também tocou em duas datas, como um membro da Plastic Ono Band, no outono do hemisfério norte de 1969, incluindo um show registrado no Toronto Rock and Roll Revival, em setembro daquele ano, lançado como o álbum Live Peace in Toronto 1969.
Em 30 de setembro de 1969, Clapton tocou guitarra no segundo single da carreira solo do ex-Beatles John Lennon, chamado "Cold Turkey".
Já em 15 de dezembro de 1969, Clapton fez um show com os membros dos Beatles John Lennon e George Harrison, entre outros, sob o nome da Plastic Ono Band, em um evento para angariar fundos para a UNICEF, em Londres.
Delaney Bramlett, do Delaney and Bonnie, encorajou Clapton a cantar e compor.
Durante o verão norte-americano de 1969, Clapton e Bramlett contribuíram para o projeto Music From Free Creek, o qual reuniu grandes nomes da música como Jeff Beck e Keith Emerson entre outros.
Clapton, apareceu denominado como "King Cool", por razões contratuais, tocou com Dr. John em três músicas, juntamente a Bramlett em duas faixas.
Usando a banda de apoio de Bramlett e um elenco estelar de músicos (incluindo Leon Russell e Stephen Stills), Clapton gravou seu primeiro álbum solo, durante dois breves hiatos na turnê.
Ititulado apenas como Eric Clapton. Delaney Bramlett coescreveu seis das canções com Clapton, também produzindo o álbum e Bonnie Bramlett coescreveu a faixa "Let It Rain".
A capa do álbum mostra Clapton sentado em uma sala a ser decorada e na qual aparecem uma escada, uma cadeira e alguns tapetes a serem colocados. Eric Clapton segura um cigarro na mão direita e tem sua guitarra Fender Stratocaster Brownie como companhia.
Considerações Finais
O sucesso de “After Midnight” ajudou a alavancar o álbum em termos das principais paradas de sucesso. Ficou com a 14ª posição na principal parada britânica, conquistando a 13ª colocação em sua correspondente norte-americana.
Houve três mixagens para o álbum: uma feita por Delaney Bramlett, outra por Tom Dowd e uma terceira pelo próprio Clapton. A de Tom Dowd foi a que acabou sendo usada no lançamento original do disco.
As críticas sobre o trabalho, de parte da mídia especializada, são geralmente positivas. Stephen Thomas Erlewine, do AllMusic, dá ao álbum uma nota 4,5 de um máximo de 5 e o define: “soa mais descontraído e simples do que qualquer uma das gravações anteriores do guitarrista. Há ainda elementos do blues e rock & roll, mas eles estão escondidos sob camadas de gospel, R & B, country e pop. E o elemento pop é o mais forte de muitos elementos do álbum”.
Já o crítico Robert Christgau lhe deu um conceito B, não gostando da maneira insegura como Eric Clapton canta nas canções do álbum.
Após o lançamento do álbum, Clapton também trabalhou com grande parte da banda de Delaney e Bonnie para gravar o álbum All Things Must Pass, de George Harrison, em 1970.
Durante este período, Clapton gravou com vários outros artistas como Dr. John, Leon Russell, Plastic Ono Band, Billy Preston, Ringo Starr e Dave Mason. Outras gravações notáveis deste período incluem trabalhos de guitarra de Clapton em "Go Back Home" do primeiro álbum solo autointitulado de Stephen Stills.
Com a intenção de contrariar o culto que havia começado a se formar em torno dele, Clapton montou uma nova banda composta da antiga seção rítimica da banda Delaney and Bonnie.
Contava com Bobby Whitlock como tecladista e vocalista, Carl Radle como o baixista e o baterista Jim Gordon, com Eric Clapton na guitarra. Sua intenção era mostrar que ele não precisava preencher um papel de protagonista, funcionando bem como um membro de um conjunto.
Começava a surgir um de seus trabalhos mais aclamados, o Derek and the Dominos.
Estima-se que o álbum de estreia da carreira solo de Eric Clapton suplante a casa de 1 milhão de cópias vendidas.
Enfim, o álbum inicial da carreira-solo de Eric Clapton é um álbum de grande qualidade e que foi o pontapé inicial de uma longa e mais que bem sucedida carreira-solo. Tendo como base o Blues Rock, mas, simultaneamente, acompanhado por um apanhado de influências musicais diversificadas, o disco apresenta uma gama bem variada de melodias. Para um Blog mais voltado ao Hard Rock e Heavy Metal, pode ser um trabalho que não agrade os fãs mais radicais dos gêneros, mas é um álbum incrível para os amantes da boa música. Essencial!
Formação:
Eric Clapton - Guitarra, Vocal Principal
Delaney Bramlett - Guitarra, Vocais
Leon Russell - Piano
Bobby Whitlock - Órgãos, Vocais
John Simon - Piano
Carl Radle - Baixo
Jim Gordon - Bateria
Jim Price - Trombeta
Bobby Keys - Saxofone
Tex Johnson - Percussão
Bonnie Bramlett - Vocal
Rita Coolidge - Vocal
Sonny Curtis - Vocal
Jerry Allison - Vocal
Stephen Stills - Vocais, Guitarra
Faixas:
01. Slunky (Bramlett/Bramlett/Clapton) - 3:34
02. Bad Boy (Bramlett/Bramlett/Clapton) - 3:34
03. Lonesome and a Long Way from Home (Bramlett/Bramlett/Russell) - 3:29
04. After Midnight (Cale) - 2:51
05. Easy Now (Clapton) - 2:57
06. Blues Power (Clapton/Russell) - 3:09
07. Bottle of Red Wine (Clapton) - 3:06
08. Lovin' You Lovin' Me (Bramlett/Bramlett/Clapton) - 3:19
09. Told You For the Last Time (Bramlett/Bramlett/Cropper) - 2:30
10. Don't Know Why (Bramlett/Bramlett/Clapton) - 3:10
11. Let It Rain (Bramlett/Bramlett/Clapton) - 5:02
Do Blog rockalbunsclassicos……………..
Nenhum comentário:
Postar um comentário