sábado, 1 de setembro de 2018

46 ANOS DE UM CLÁSSICO INESQUECÍVEL


Deep Purple – Made In Japan – 1972 - Após o gigantesco sucesso do álbum Machine Head, o Deep Purple voltou às turnês, tendo gravado três concertos em três dias no Japão. A particularidade e o fanatismo sem limites do público japonês, aliados à qualidade das performances do grupo, resultaram na sugestão concretizada de editar os resultados. Made In Japan continha as espetaculares atuações que o grupo fez entre 15 e 17 de Agosto de 1972.
 A verdadeira magia do Deep Purple sobressaía ainda mais ao vivo, e este álbum foi a transposição desse charme para disco. Made In Japan é uma amostra do puro talento do grupo, em especial da excentricidade dos músicos que improvisam frequentemente e jogam com a imprevisibilidade. Sendo esta uma turnê de promoção do disco mais recente, este ocupa um generoso espaço do álbum (“Highway Star”, “Smoke on the Water” e “Space Truckin’”). “Highway Star” abre Made In Japan de forma energética, captando na perfeição a energia que se sente durante todo o disco. A dupla Blackmore e Jon Lord se apresenta magnificamente e enche de beleza o tema. Quase todas as músicas foram estendidas através da introdução de novas sessões onde cada músico pôde intervir conforme lhe apeteceu.
O tema mais “aumentado” é “Space Truckin’” que dura vinte minutos (4,5 minutos na versão de Machine Head) onde Lord, Blackmore, Paice, Gillan, e Glover, constroem uma versão intensa e dramática da canção. “The Mule”, tal como no disco Fireball, é o espaço onde Ian Paice aproveita para fazer longos solos de bateria. Made In Japan continha todos os excessos, o volume absurdo, a energia incrível e a mística, argumentos que tornavam o Deep Purple a banda mais excitante ao vivo da primeira metade dos anos setenta. Ao contrário de muitos discos ao vivo que possuíam sessões regravadas e tratadas em estúdio, Made In Japan era a reprodução exata (e com poucos enganos) do talento musical do quinteto. Made In Japan era puro, balanceado, arrojado, e com todo o apelo musical que um disco ao vivo deve ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON

“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...