domingo, 28 de janeiro de 2018

A PUREZA MUSICAL QUE MARCOU ÉPOCA


                
Toda vez que ouço este disco, lembro com saudade do tempo em que “curtir um som” era uma descoberta, uma aventura fascinante que nos transportava para um mundo que só cabia na nossa imaginação. Dentre os discos do The Moody Blues, “Every Good Bou Deserves Favour” lançado em 1971 é o que eu mais gosto. Aqui está o que eles sempre quiseram colocar num álbum: lirismo, músicas boas explorando suas habilidades como instrumentistas dentro do estilo inconfundível e como era de se esperar, músicas contínuas e uma tentativa de outro disco conceitual. A primeira faixa nos leva a uma "história" da música que começa nas cavernas neendertais (lembrem-se do "To our children's children's children" de 1969) e termina com ... este album ! Apesar de parecer algo pretensioso as músicas que seguem nos levam a crer que esse disco é um legado precioso e misterioso dado ao "good boy" como o que aparece na capa. Para os que gostam de mensagens ocultas esse disco traz no título o nome de 5 notas musicais (na notação inglesa), E (mi), G (sol), B (si), D (ré) e F (fá) e são as iniciais de Every Good Boy Deserves Favour ... Essas notas são tocadas no piano na primeira música. Lembro também que a música "Emily´s song" foi utilizada num comercial da extinta companhia aérea Cruzeiro do Sul.

The Moody Blues não é para todo mundo, os roqueiros mais empedernidos podem acusá-los de serem pop demais. Como disse o outro, "it's only rock'n'roll but I like it".
Para quem não conhece o The Moody Blues, lembro que se trata de um grupo de rock britânico formado em 1964 em Birmingham, na Inglaterra por Ray Thomas, Mike Pinder, Denny Laine, e Clint Warwick. No inicio tocavam rhythm and blues, posteriormente abraçaram o som psicodélico e depois o Rock Progressivo. Depois de algumas mudanças na sua formação e no seu som, o Moody Blues conseguiu alcançar um gigantesco sucesso com suas apresentações bombásticas e um característico som orquestral.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON

“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...