POPOL VUH - Nosferatu. - 1978 – Quem já assistiu a algum filme do cineasta alemão Werner Herzog, deve ter ficado impressionado com as trilhas sonoras presente neles, principalmente aqueles realizados nos anos 1970. Aguirre, Fitzcaraldo e Cobra Verde e “NOSFERATU” por exemplo, além de serem excelentes filmes, as músicas que os acompanham são de um exotismo e misticismo absurdo, o que sempre combinou muito com os temas de Herzog.
Herzog confiou a um único sujeito a empreitada de compor para a maioria de seus filmes, refiro-me a Florian Fricke. Músico responsável pelo lado mais místico das bandas surgidas em meio ao cenário do movimento Krautrock na Alemanha no final dos anos 1960, o Popol Vuh Nosferatu é o décimo primeiro álbum do grupo alemão Popol Vuh e foi lançado em 1978 como trilha sonora do filme "Nosferatu: Phantom der Nacht" dirigido pelo pelo diretor Werner Herzog. É uma obra-prima ambiente escura, densa e envolvente. A aura claustrofóbica e mortal do filme está aqui. Ela vai fazer você relaxar! Reunindo elementos do cantochão e música renascentista, com sitar indiano e tabla, piano, drones synth, Rock Psicodélico, lances suaves e violão folk. Como grande parte da música é adequadamente solitária e escura o suficiente para acompanhar os movimentos de um vampiro de 500 anos. Já o assassino, porém, tem como tema recorrente "Mantra", uma parte bonita do assombro tocados por sitar e guitarra elétrica. Assustador. Popol Vuh foi uma banda de vanguarda eletrônica alemã, fundada pelo pianista e tecladista Florian Fricke , em 1969, juntamente por Holger Trülzsch (percussão) e Frank Fiedler (engenheiro de gravação e assistência técnica). A banda teve o seu nome a partir do Popol Vuh, um manuscrito contendo mitologia da Guatemala e sudeste do México. O nome pode ser traduzido como "lugar de encontro".
O grupo evoluiu incluindo todos os tipos de instrumentos: vento e cordas, elétrica e acústica iguais, combinados para transmitir uma aura mística que fez a sua música espiritual e introspectiva.
Popol Vuh influenciou muitas outras bandas da Europa com sua instrumentação excepcionalmente suave, mas elaborada, inspirada no Tibet e na África e pré-colombiana América. Eles criaram paisagens sonoras de sonho, juntamente com paredes sonoras psicodélicas e são considerados como precursores da música contemporânea mundial, bem da música new age e música ambiente. A banda contribuiu trilhas sonoras para os filmes de Werner Herzog. Florian Fricke morreu em Munique em 29 de dezembro de 2001, e o grupo se desfez....
Nenhum comentário:
Postar um comentário