terça-feira, 31 de dezembro de 2019

PELOS CAMINHOS SAGRADOS DO ROCK,N,ROLL


                                  
- Apontada hoje como um dos principais expoentes do Southern Rock, a banda norte-americana Blackberry Smoke acaba de lançar um álbum incrível - 

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

O DISCO QUE CONSAGROU A CARREIRA DE CAT STEVENS






                                   
Cat Stevens - Mona Bone Jakon - 1970 - Eis que você é um garoto de 19 anos que consegue conquistar a Europa logo no seu primeiro álbum de estreia. Com a pressão pelo sucesso, acaba sucumbindo a uma grave doença, e fica acamado por quase um ano. Nesse período, cria um dos melhores de sua carreira, e por que não, da música mundial. Estou falando do britânico Cat Stevens, hoje também conhecido como Yusuf Islam.

O SOM ROMÂNTICO E PESSOAL DE ELIS


                                     
‘Elis, Essa Mulher’ é um disco de retorno da pimentinha para a Música Popular Brasileira. Depois da esplendorosa turnê Transversal do Tempo (que culminou no excelente álbum homônimo, de 1978), Elis assinou com a WEA, e reencontrou-se com o samba que marcou sua carreira no final dos anos 60, com uma empolgante versão para agitada “Cai Dentro” e a irônica e divertida “Eu Hein Rosa!”, responsáveis por abrir ambos os lados do vinil, e o samba-choro “Pé Sem Cabeça”.

domingo, 29 de dezembro de 2019

TEM QUE OUVIR: Marcos Valle - Previsão do Tempo (1973)


                                 
A carreira do Marcos Valle é extensa. Desde o início da década de 1960, ainda no auge da bossa nova, o carioca com pinta de surfista chamou atenção com a clássica "Samba de Verão". Anos depois, devido seu enorme talento enquanto compositor, trabalhou no mercado publicitário. Hoje sua carreira solo voltou a ter o prestigio merecido. É internacionalmente aclamado, inclusive por produtores de música eletrônica e rappers que encontraram em seus discos a matéria prima para samples. Dos trabalhos mais inspirados e cultuados do Marcos Valle, Previsão do Tempo (1973) é o que melhor representa o artista.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

DE VOLTA AOS BONS TEMPOS......


                               
- The Who está de volta com seu primeiro disco de inéditas em 13 anos. “WHO” está sendo considerado um dos melhores álbuns da banda desde os Anos 70 -

E chegou mais uma grande oportunidade para os fãs do The Who!

sábado, 7 de dezembro de 2019

DISCOS ETERNOS - PHONO 73, O CANTO DE UM POVO....


                                       
Até 1972, os Festivais de Música promovidos pelas emissoras brasileiras de televisão, com poucas exceções, foram um grande esteio de canções, compositores e intérpretes para este país. Devemos a este tipo de evento o surgimento de gente como Chico Buarque de Hollanda, Edu Lobo, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Os Mutantes e muitos outros.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

50 ANOS DE UM CLÁSSICO HISTÓRICO.........

Os Rolling Stones  acabam de relançar o disco Let It Bleed para comemorar os 50 anos desse álbum histórico que entrou para história da música como símbolo de uma era dourada e que marcava o fim dos anos 60.
Fazem parte da obra uma edição de luxo contendo um box inédito com versões remasterizadas e itens exclusivos da banda britânica.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

10 ÁLBUNS DUPLOS ESSENCIAIS.....


                                   
O álbum duplo surge pouco depois da criação do LP. Enquanto o LP aparece em 1948 através da gravadora Columbia Records, nos Estados Unidos, o álbum duplo, trazendo dois LP’s, surge em 1950, tendo como primeiro lançamento nesse formato The Famous 1938 Carnegie Hall Jazz Concert, de Benny Goodman, também pela Columbia, álbum duplo com gravação ao vivo de uma apresentação do jazzista e sua orquestra no Carnegie Hall, em Nova York, em 1938. Mas o primeiro álbum duplo gravado em estúdio só veio em 1964, com Verlaine et Rimbaud, de Léo Ferré trazendo 24 faixas a partir de poemas musicados dos poetas Paul Verlaine e Arthur Rimbaud.

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

RAUL: A METAMORFOSE QUE SERÁ DA LEI


                                
- “Maluco Beleza” ou, simplesmente, “Raulzito”. Raul Seixas é, com frequência, considerado um dos pioneiros do rock brasileiro que, em nome de uma “sociedade alternativa”, apelava a que se fizesse tudo o que se quisesse, porque “há de ser tudo da Lei”… ou não fosse ele um símbolo da contracultura. Controverso para uns, instável para outros, alternativo para os restantes. Entre altos e baixos, só foi igual na diferença.
 

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

LYNYRD SKYNYRD: ENTRE A TRAGÉDIA E A SUPERAÇÃO


                                        
Em outubro de 1977 o Lynyrd Skynyrd se encontrava num ponto alto de sua carreira. A revigoração do grupo com a entrada de Steve Gaines, uma série de shows antológicos - fase bem representada pelo concerto em Knebworth no ano anterior - e a ótima receptividade ao álbum "Street Survivors" reforçavam o excelente período pela qual passava a banda.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

DIREITO AO DELÍRIO....


                                    
"Mesmo que não possamos adivinhar o tempo que virá,
 temos ao menos o direito de imaginar o que queremos que seja.
As Nações Unidas tem proclamado extensas listas de Direitos Humanos,
mas a imensa maioria da humanidade não tem mais que os direitos de: ver, ouvir, calar.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

A MPB E A DITADURA MILITAR
















                                
- A luta, os pés na brasa e o corpo no fogo da MPB em relação à falta de liberdade de expressão da tenebrosa época da Ditadura Militar brasileira. - 

Com a derrubada do governo de João Goulart, em 1964, instaurou-se a Ditadura Militar no Brasil. Sob o pretexto de redemocratizar o país, limpando-o da escória, como comunistas e outros seres pensantes (possíveis ameaças à ditadura), foi inaugurado um período sombrio em nossa história. O caos teve seu grande início.

sábado, 9 de novembro de 2019

PRECIOSIDADE INCRÍVEL QUE CAIU NO ESQUECIMENTO



                                    
EAST OF EDEN – MERCATOR PROJECTED – 1969 – East of Eden foi uma magnífica banda inglesa de rock progressivo. O som da banda é bem original, dominado por flautas, saxofones e violinos, misturando rock sinfônico, jazz, folk, psicodelia e música cigana.

sábado, 2 de novembro de 2019

CÁSSICO QUE CONQUISTOU UMA GERAÇÃO............






















                                 
Uriah Heep - Demons and Wizards - 1972 - "Lançado no dia 19 de maio de 1972 no 'Lansdowne Studios' em Londres, "Demons and Wizards", é o grande clássico do grupo URIAH HEEP que apresentou aos fãs duas de suas maiores composições, "The Wizard" e "Easy Livin". Nessa época duas coisas bastante curiosas chamaram atenção, a primeira é que esse álbum e o seguinte, "The Magician's Birthday" lançado meses depois seriam lançados juntos como disco duplo, porém a gravadora resolveu lançá-los separadamente. A segunda é que toda a obra seria conceitual, isso se as faixas fossem colocadas no disco na sequência da "estória". Trapalhada ou não, o resultado foi o surgimento dos dois maiores trabalhos da banda. Vamos recordar agora os temas que constituem esse "grande patrimônio do Rock 'n' Roll!

terça-feira, 29 de outubro de 2019

A RELAÇÃO ENTRE CHICO ANYSIO, O TROPICALISMO E A DITADURA


                               
Que Chico Anysio era um grande humorista, todo mundo já sabia. O que muita gente não sabe é que ele era de uma polivalência artística incrível. Ator que deu vida a tantos personagens, a maioria deles inesquecíveis, Chico era também escritor e compositor, sendo autor de músicas gravadas por grandes nomes, como Maysa, por exemplo (música Qualquer Madrugada escrita em parceria com Hianto de Almeida).

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

CLÁSSICO OBRIGATÓRIO, INDISPENSÁVEL....


                                         
WISHBONE ASH - "Argus" – 1972 - Lançado em 28 de Abril de 1972, "Argus" é o mais conhecido disco dos Wishbone Ash, além de ser considerado o melhor trabalho da banda pela imensa maioria dos fãs e críticos. Contando com o seu line-up clássico - Martin Turner (vocais e baixo), Andy Powell (guitarra e vocais), Ted Turner (guitarra e vocais) e Steve Upton (bateria) -, Wishbone Ash concebeu um dos mais belos registros dos anos setenta. O álbum foi gravado no De Lane Sea Studios, em Londres, em janeiro de 1972, e teve produção de Derek Lawrence, que havia produzido os três primeiros LPs dos Deep Purple, e o engenheiro de som do disco foi Martin Birch, que mais tarde se tornaria famoso por trabalhos ao lado do Iron Maiden.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

O DIA QUE A MÚSICA BRASILEIRA DESAFIOU A DITADURA


                               
- BANQUETE DOS MENDIGOS - 1973 -  Show histórico marcou a celebração dos 25 anos da Declaração da ONU num auditório cercado por tropas -

  Noite de 10 de dezembro de 1973, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Nessa ocasião, aconteceu um dos maiores eventos da música brasileira.
O show “Banquete dos Mendigos”, em homenagem ao 25º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, reúniu duas dezenas de expoentes da MPB e um grande público jovem no auditório do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio. Organizado pelo compositor Jards Macalé, em articulação com representantes da ONU no Brasil, o “Banquete” foi o primeiro desafio coletivo de artistas brasileiros à ditadura depois do Ato Institucional n° 5 (AI-5), no final do governo do general Médici.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Obra-prima, irretocável


JETHRO TULL – Ministrel In The Gallery – 1975 - Encontramos aqui a melhor formação do Jethro Tull e ainda contando com a presença do genial David Palmer nos arranjos, o resultado se concretiza numa das mais espetaculares obras do grupo e do rock progressivo mundial. A narrativa de sobrevivência do menestrel é apresentada numa história consistente sbdividida em movimentos de êxtase e tristeza de forma muito consistente.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

A MISTURA PERFEITA DO HARD-ROCK COM O SOM PROGRESSIVO


                                
- Se você quer rock primitivo, poderoso, com ar e toques progressivos, a banda Babe Ruth foi feita de encomenda para você -

Babe Ruth original foi um jogador Americano de baseball dos anos 1930. Avançamos 40 anos em Welwyn Garden, Hertfordshire, onde no início dos anos 70, algumas boas bandas foram formadas: dentre elas, Babe Ruth, liderada pelo guitarrista Alan Shacklock e vocalista Janita Hann. A banda uniu-se ao selo quando os anos dourados estavam chegando ao fim.

domingo, 6 de outubro de 2019

ZYGMUNT BAUMAN: VIVEMOS TEMPOS LÍQUIDOS. NADA É PARA DURAR



Estamos cada vez mais aparelhados com iPhones, tablets, notebooks, etc. Tudo para disfarçar o antigo medo da solidão. O contato via rede social tomou o lugar de boa parte das pessoas, cuja marca principal é a ausência de comprometimento. Este texto tem como base a ideia do "ser líquido", característica presente nas relações humanas atuais. Inspirado na obra "Amor Líquido" - sobre a fragilidade dos laços humanos, de Zigmunt Bauman. As relações se misturam e se condensam com laços momentâneos, frágeis e volúveis. Num mundo cada vez mais dinâmico, fluído e veloz. Seja real ou virtual.

sábado, 5 de outubro de 2019

ALADDIN SANE, UMA DAS GRANDES OBRAS DE DAVID BOWIE





E lá se vão 46 anos de um dos álbuns mais lendários da música. Aladdin Sane, do singular David Bowie, traz uma mistura de influências que vão desde as guerras mundiais e o holocausto, passando pelo livro “Vile Bodies” de Evelyn Waugh, chegando ao aspecto glam rocker dos músicos da época, sem esquecer da evidente inspiração tirada dos Stones. Foi escrito na estrada durante a turnê de seu álbum anterior, The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars, sob pressão da gravadora. E podemos dizer que esse foi o único caso em que trabalhar sob total pressão deu certo.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

PAPPO E A MARAVILHOSA GUITARRA BLUSEIRA


                                     
- PAPPO "EL CARPO" a essência do blues da latino América com sua guitarra que desafiou a ditadura argentina. -

 Norberto Aníbal Napolitano nasceu em Buenos Aires, 10 de março de 1950 – faleceu em Luan, 25 de fevereiro de 2005, foi guitarrista, cantor e compositor de blues, rock e metal argentino, conhecido artisticamente como Pappo e apelidado "El Carpo". Sem dúvida o mais importante guitarrista da Argentina.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

UMA MULHER INCRÍVEL, UMA ARTISTA NOTÁVEL...


                                 
- Atualmente no mundo da música, pouquíssimos talentos conseguem encarnar o espírito da inovação e da experimentação com tanta propriedade como Anoushka Shankar -

Ela é uma mulher fascinante. Ao longo de vinte anos de carreira, Anoushka Shankar se tornou um dos principais sitaristas do mundo. Ela tem sido onívora em seus gostos musicais e isso resultou em uma jornada sem fronteiras. Filha e aluna do falecido Ravi Shankar , que quase sozinho apresentou a música indiana a músicos e platéias ocidentais, ela tem encantando as platéias de todo mundo com o seu imenso talento e a sua postura em relação a música e aos problemas que afligem a humanidade.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

OUTROS TEMPOS DA REDE GLOBO...


                                    
Parece incrível mas é verdade. Já houve um tempo em que o bom gosto e a ousadia musical tinham espaços na TV aberta no Brasil. Para comprovar, lembro do saudoso “Sábado Som” um programa musical exibido de março de 1974 a fevereiro de 1975, cuja proposta era mostrar as tendências do rock e as mais recentes apresentações dos grandes grupos internacionais. Apresentado por Nelson Motta, fornecia dados sobre os intérpretes – informações sobre suas carreiras e discos lançados no Brasil – e exibia gravações de concertos de rock comprados pela emissora no exterior. 

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

GENIALIDADE E OUSADIA À SERVIÇO DA MÚSICA BRASILEIRA


                                     
- Gilberto Gil & Jorge Ben – “Ogum Xangô” (1975) – Alegria em estado bruto ou a certeza de que quando não é preciso provar mais nada, fazer o que der na telha é a melhor das escolhas. - 

Em meados dos anos 1970, já não restavam mais dúvidas da importância de Gilberto Gil e Jorge Ben. Oito anos depois da última grande revolução da MPB, o baiano que ajudou a universalizar a música feita no Brasil e o carioca que modificou o jeito de tocar violão gravariam mais uma vez seus nomes na arte, criando uma obra-prima impregnada de uma espontaneidade até hoje inigualável.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

“FRUTO PROIBIDO” a obra prima de RITA LEE!


                                   
O ano de 1975 foi especial e muito importante para a carreira de Rita Lee, pois ela já vinha de três álbuns em carreira solo após sua conturbada saída dos Mutantes e tinha uma pressão muito grande para que o próximo álbum desse certo. Ao lado da banda Tutti Frutti, que já havia gravado com ela o disco anterior “Atrás do Porto Tem Uma Cidade” (1974), ela lançaria aquele que seria considerado sua obra prima e um dos álbuns mais importantes da história do rock nacional e por tabela da MPB, o fantástico “Fruto Proibido”, que graças ao grande sucesso do álbum, renderia à Rita o título de “Rainha do Rock Brasileiro” e para sempre ela ficaria marcada como uma das mulheres mais influentes do Brasil, pois em tempos de ditadura e um extremo machismo, ela conseguiu provar que tinha muito talento e influenciou diversas mulheres que vieram depois dela.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

A ELEGIA CINEMATOGRÁFICA DE WIM WENDERS


                                 
Onde vivem os anjos? Para algumas religiões a figura do Anjo representa aquele patamar de perfeição alcançado por uma alma na hierarquia celestial. Sua condição seria uma adoração infindável a um ser. Sua missão - entre outras - seria de auxiliar, ajudar, guardar àqueles que ainda necessitam de proteção, conforto, não exatamente praticar os imperativos que nos cabem e sim consolar, aconselhar por caminhos que levarão à transcendência lírica do canto na atemporalidade. Para Wim Wenders, só as crianças são capazes de ver estes anjos.

sábado, 14 de setembro de 2019

GEORGE HARRISON... RARA SENSIBILIDADE


                                     
"All Things Must Pass" é o nome do primeiro álbum solo do ex-guitarrista dos Beatles ,George Harrison e o primeiro após a separação da sua antiga banda. Foi também o primeiro álbum triplo a ser lançado por um único artista – 

Após a separação do grupo, em 1970, ofuscado por anos por John Lennon e Paul McCartney, George Harrison lançou grande parte do material que havia acumulado e iniciou sua carreira solo. O primeiro álbum de George foi um sucesso de crítica e de público. "All Things Must Pass", de 1970, é considerado por muitos como o melhor disco de um ex-Beatle e um dos melhores discos da história. O álbum era triplo (quando lançado em vinil), o primeiro álbum triplo da história do rock (que em CD, se tornou duplo).

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Com proposta diferenciada,"Festival Todo Canto" é atração no Estado


                                             
- Shows acontecem em Três Lagoas, Campo Grande e Dourados, depois de percorrer a Serra da Canastra e antes de rumar em direção à Serra da Mantiqueira -

 Três cidades de Mato Grosso do Sul entraram na rota do Festival Todo Canto, que visa a difundir a nova música brasileira vinda dos campos –em uma mescla entre o folk e o rock rural– e reunirá quatro artistas de três Estados. O projeto itinerante chama a atenção desde o início pelo palco: uma Rural Willys, veículo fabricado entre os anos de 1950 e 1970 no Brasil pela Willys Overland e a Ford do Brasil.

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Em 1982, o cantor Vital Farias já denunciava a destruição da Amazônia


                                
O músico, cantor e compositor paraibano Vital Farias lançou, em 1982, pela Poligram, o LP Sagas Brasileiras, que traz o épico “Saga da Amazônia”, cuja letra expressa a preocupação do artista com a degradação das espécies, a exploração desenfreada da mão de obra infantil, a poluição galopante dos rios e mananciais e, consequentemente, a defesa da preservação da natureza e a sustentabilidade das ações do homem, antecipando o movimento ecológico que tomaria força no final daquela década.

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Marco abre 2ª Temporada de Exposições nesta quarta


                                   
Corpo feminino, atuação do ser humano sobre a natureza, arqueologia dos espaços e das cores e dilatação corporal no espaço são os temas abordados na 2ª Temporada de Exposições 2019 do Marco (Museu de Arte Contemporânea) 2019, unidade da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. A abertura será nesta quarta-feira (11), às 19h30, com entrada franca.
Os artistas foram selecionados por edital: Lidia Coimbra (MS), com a Mostra “Antropia”; Mariana Arndt (MS), com “Corpo-Resistência; Neusa Silva (DF), com “Mundo Arqueológivo” e Pedro Gottarddi (SC), com a Mostra “Dilaporal”.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

A lendária escritora Angela Davis vem ao Brasil


                                 
Ícone do feminismo negro, a filósofa e ativista dos Panteras Negras Angela Davis virá ao Brasil para participar de uma série de atividades, que incluem palestras, debates, conferências e um curso. A escritora norte-americana também promoverá seu livro Uma Autobiografia. Lançada originalmente em 1974, a obra chegou ao Brasil em 2019, pela editora Boitempo. Faz um retrato das lutas sociais nos Estados Unidos durante os anos 1960 e 1970 pelo olhar de Angela, considerada uma das principais ativistas da época. Narra ainda sua trajetória desde a infância.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Com novo vocalista, Barão Vermelho volta à ativa com álbum de inéditas


                           
O Barão Vermelho começa a terceira fase de sua carreira com "Viva". Primeiro álbum com canções inéditas das banda carioca em 15 anos, desde o auto intitulado disco lançado em 2004, o trabalho é o primeiro com o vocalista e guitarrista Rodrigo Suricato, que substituiu Roberto Frejat em 2017. O trio restante possui história longa: o baterista Guto Goffi (um dos fundadores da banda), o tecladista Maurício Barros (co-fundador do grupo) e o guitarrista Fernando Magalhães (desde 1986 no Barão).

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

CLÁSSICO MEMORÁVEL DO HARD-ROCK


                                  
Loud 'n' Proud é o quarto álbum de estúdio da banda escocesa Nazareth. Seu lançamento oficial aconteceu em novembro de 1973, através do selo Mooncrest. As gravações ocorreram durante aquele mesmo ano e a produção ficou sob a responsabilidade de Roger Glover, baixista do Deep Purple que se revelou um ótimo produtor.

domingo, 1 de setembro de 2019

SNAFU: SOBRAVA TALENTO E COMPETÊNCIA, MAS A SORTE NÃO AJUDOU


                                
Este é mais um daqueles casos envolvendo uma banda espetacular formada por ótimos músico e que tinha a incrível proposta musical de mesclar elementos do Funk e do Country Rock, com aquela irresistível “pegada”do Rock. Trata-se do grupo britânico SNAFU que gravou três excelentes discos, mas acabou não decolando, por incrível que pareça. Segue a história: 

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

REVELANDO OS SONS DE UM MUNDO INVISIVEL


                                 
KROKODIL - An Invisible World Revealed - 1971 - A banda Krokodil é mais daquelas "Pérolas" que saiu do porão da obscuridade para atingir o status de "Cult" entre os apreciadores da boa música, aquela que você curte, delira, enquanto manda o preconceito para o inferno. Nascida na Suiça no final dos anos 60, o Krokodil começou tocando Blues só que eles tinham talento de sobra para se aventurarem no universo do rock e uma vontade insana para experimentar, ou seja, o Krokodil era inovador por direito próprio, não de todo copista, exceto talvez por suas raízes do tipo John Mayall. Como a maioria das bandas suíças, o Krokodil era uma improvável combinação, principalmente de extração germano-suíça, com um inglês: Terry Stevens.

domingo, 25 de agosto de 2019

A PRIMEIRA E CONSAGRADORA AVENTURA SONORA DE BETO GUEDES


                                 
Ainda que fosse só pelo nome, A Página do Relâmpago Elétrico já mereceria menção. Claro que em 1977, o rock nacional já não era novidade alguma, com Raul Seixas, Mutantes, O Terço, Novos Baianos, Som Nosso de Cada Dia e os Secos e Molhados, além de outras expressões "menores". A novidade aqui talvez seja a página...

sábado, 24 de agosto de 2019

NOVIDADE QUE MERECE SER CONFERIDA


                                
Beto Bruno – Depois do Fim – 2019 - Beto Bruno liderou a Cachorro Grande por vinte anos. A parceria com o guitarrista Marcelo Gross transformou a banda gaúcha em um dos últimos ícones do rock brasileiro, com discos que marcaram época. Nessas duas décadas ouvimos as explosões de fúria e espontaneidade da auto intitulada estréia (2001) e As Próximas Horas Serão Muito Boas (2004), a nítida evolução e o refinamento melódico apresentado em Pista Livre (2005), a maturidade de Todos os Tempos(2007), a solidez de Cinema (2009) e Baixo Augusta (2011), a criatividade e o experimentalismo deCosta do Marfim (2015) e o confuso flerte com a eletrônica em Electromod (2016).

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

O PRIMEIRO DISCO DE ERIC CLAPTON


                                 
Eric Clapton é o álbum de estreia da carreira solo do músico britânico Eric Clapton. Seu lançamento oficial aconteceu em agosto de 1970 através dos selos Atco e Polydor. As gravações ocorreram entre novembro de 1969 e março de 1970 no Olympic Studios (Londres), Village Recorders (West Hollywood) e no Island Studios (também em Londres). A produção ficou a cargo do músico e produtor Delaney Bramlett.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

PELOS CAMINHOS CONTAGIANTES DO JAZZ


                                 
HERBIE HANCOCK - Head Hunters – 1973 - Quando estava introduzindo sua fase fusion, por volta de In a Silent Way (1969) e Bitches Brew (1970), Miles Davis teve de aporrinhar seus pianistas para que usassem teclados eletrônicos. Ou melhor, teve de aporrinhar Chick Corea, Joe Zawinul e Keith Jarrett - porque o versátil Herbie Hancock nunca se vexou com o jazz plugado. Pelo contrário, mesmo na fase acústica ele já gostava de gadgets: levava um protótipo de gravador portátil aos shows e o deixava embaixo do piano.

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

MARAVILHA QUE A FÚRIA DO TEMPO NÀO OFUSCOU....


                               
Steve Howe – Beginnings – 1975 - Em 1975, o Yes estava no auge de sua carreira. Terminada a turnê do fantástico disco Relayer, o quinteto formado por Jon Anderson (voz), Steve Howe (guitarras, voz), Chris Squire (baixo, voz), Patrick Moraz (teclados) e Alan White (bateria) estava exausto. A grande quantidade de shows, contendo mais de duas horas e meia de canções extremamente complicadas, levou o quinteto ao cansaço, e então, todos se deram férias merecidas. Como a maior diversão de um jogador de futebol durante as férias é aquela tradicional partida beneficente, a melhor férias para um músico é gravar um disco solo. E foi isso que cada integrante do Yes fez.

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Festival América do Sul Pantanal acontece de 14 a 17 de novembro em Corumbá


                                   










                                    
O FASP 2019 (Festival América do Sul Pantanal) acontecerá entre os dias 14 e 17 de novembro em Corumbá. A confirmação é da presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Mara Caseiro, que comandou audiência pública para ouvir sugestões da população e classe artística do município e da cidade vizinha, Ladário.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

50 anos de Woodstock: O festival que mudou o mundo


                                
Um dos eventos mais importantes do século 20, o Festival de Woodstock completa 50 anos, e as cenas daqueles três dias de rock, sexo, drogas, paz & amor ainda permanecem no imaginário mesmo de quem nem era nascido na época. E isso se dá não apenas graças a filmes, livros, discos que o documentaram, mas também como legado comportamental e musical para as gerações seguintes. Realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, numa fazenda nas proximidades da cidade de Bethel, em Nova York, nos Estados Unidos, o festival atraiu uma multidão de 500 mil pessoas e se tornou um dos marcos da contracultura da década de 1960, numa época em que o movimento hippie contestava a Guerra do Vietnã e propagava a paz.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

O Bruxo e o seu “Caldeirão Sonoro” que mistura técnica e intuição






















                              
- Hermeto Pascoal fala da carreira, de parceiros musicais e alerta para o teor indispensável da técnica dentro do campo profissional –

Aos 83 anos, Hermeto Pascoal mantém uma memória privilegiada. Da mesma forma que fala com detalhes sobre a conquista do Grammy Latino em 2018, lembra de fatos ocorridos no começo da carreira, na Rádio Jornal do Comércio, em Recife, no final da década de 1960. Com impressionante vitalidade, e sempre jovial, ele cumpre uma recheada agenda de compromissos, no Brasil e no exterior.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Festival América do Sul será tema de audiência pública hoje em Corumbá


                                  
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul está convocando a classe artística de Corumbá e Ladário para discutir o Festival América do Sul, que deve acontecer em novembro.
A audiência pública, realizada em parceria com a Prefeitura de Corumbá, acontece nesta segunda-feira (12), a partir das 18h, no Sindicato Rural do município.

domingo, 11 de agosto de 2019

Como a Amazon pode ser uma ótima alternativa para o mercado brasileiro de música


                          
- A chegada da Amazon ao mercado brasileiro de música pode ser uma ótima alternativa para os pequenos e médios selos especializados em rock e heavy metal. - 

A empresa norte-americana iniciou quinta, 08/08, a venda de itens relacionados à música e filmes em seu site aqui no Brasil. Estão disponíveis na Amazon Brasil CDs, LPs, DVDs, Blu-rays e toca-discos, em um catálogo que cresce dia após dia e já conta com mais de 10 mil itens. Maior varejista do mundo, a Amazon possui um catálogo imenso em suas lojas online nos Estados Unidos e Inglaterra, e essa diversidade de opções deve chegar ao Brasil nas próximas semanas. 

sábado, 10 de agosto de 2019

O SUPER GRUPO QUE NÃO DECOLOU


                                
- Blind Faith foi uma magnífica banda de blues rock que reavivou a chama de um dos melhores guitarristas do mundo. Clapton viu um novo trabalho, um potencial de perfeição musical, mas nem imaginava o que lhe esperava. - 

Blind Faith foi um supergrupo do fim do anos 60 de blues rock. Um daqueles que você nunca ouviu falar e provavelmente nunca vai ver alguém com uma camiseta na rua. Qual é a deles? Não era somente uma banda, mas uma superbanda, formada por integrantes de sucesso de outras bandas já conhecidas e reconhecidas.

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Show do Creedence Clearwater Revival em Woodstock finalmente foi lançado


                              
           - O lançamento faz parte das celebrações do 50º ANIVERSÁRIO DE WOODSTOCK -


 A Craft Recordings promoveu no último dia de 2 de agosto, o lançamento de “Live At Woodstock”, com a performance completa do Creedence Clearwater Revival no histórico festival. “Live At Woodstock” está disponível nas plataformas digitais (incluindo alta resolução 96/24). Os fãs podem ter uma amostra do álbum com o primeiro single digital, “Born on the Bayou,” disponível no iTunes e serviços de streaming.

A OUSADIA SEM LIMTES DE WALTER FRANCO


                                    
- REVOLVER - 1975: Arranjos imprevisíveis e letras de complexos sentidos em um disco que revolucionou a vanguarda brasileira e entrou para a história da nossa música - 

Walter Franco é um dos artistas mais ousados e experimentadores no campo do rock e MPB.
Na verdade, o grande erro é tentar catalogar a obra de Walter a um gênero específico. Sim, tem o rock que foi levado à intensidade com Respire Fundo (1978) e profusões intensas do baião à psicodelia no também revolucionário Ou Não (1973).

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

O “Almoço Nú” de William Burroughs

                        
Em 1957, a geração Beat chegava com tudo primeiramente com Jack Kerouac e seu alucinante On The Road e na sequência Allen Ginsberg atacava com O Uivo, porém ambos são um marco na literatura americana e mundial também porque se tornaram referências para as futuras gerações e principalmente no seu tempo Em 1957, a geração Beat chegava com tudo primeiramente com Jack Kerouac e influenciaram os jovens. Só que faltava ainda uma parte desse quebra cabeças insano anti moralista que pregava um novo ethos e quem preencheria esse vazio aberto por estas duas obras fenomenais seria William Burroughs com o seu Almoço Nú, uma obra escandalosa, recheada de paisagens bizarras frutos de uma mente entorpecida.