sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

O TALENTO INCRÍVEL E O PIONEIRISMO DE SONA....


                                   
Sona Jobarteh é a primeira mulher virtuosa de Kora que vem de uma família Griot da África Ocidental. Rompendo com a tradição, é pioneiro em uma antiga tradição hereditária dominada por homens que foi transmitida exclusivamente de pais para filhos nos últimos sete séculos. Reconhecida por sua habilidade como voz instrumentalista e distinta, melodias contagiosas e sua graça no palco, Sona alcançou rapidamente sucesso internacional após o lançamento de seu aclamado álbum "Fasiya" (Heritage) em 2011. O Kora (uma harpa africana com 21 cordas) é um dos instrumentos mais importantes pertencentes aos povos manding da África Ocidental (Gâmbia, Senegal, Mali, Guiné e Guiné-Bissau). Pertence exclusivamente a famílias griotas (famílias musicais hereditárias), e somente aqueles nascidos em uma dessas famílias têm o direito de usar o instrumento profissionalmente. Sona, que nasceu em uma das cinco principais famílias de Griot, tornou-se a primeira mulher a adotar esse instrumento profissionalmente em uma tradição masculina que remonta a mais de sete séculos.
  A família de Sona tem uma grande reputação pelos renomados professores de Kora, particularmente seu avô Amadu Bansang Jobarteh, um ícone na história cultural e musical da Gâmbia, e seu primo Toumani Diabaté, conhecido por seu domínio de Kora.
  Nos últimos anos, a Sona alcançou rapidamente sucesso internacional, liderando importantes festivais em todo o mundo no Brasil, Índia, Coréia do Sul, Gana, México, Tanzânia, Costa do Marfim, Lituânia, Polônia e Malásia, entre outros. Sona e sua música têm a capacidade única de tocar audiências de todas as origens e culturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON

“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...