
A abordagem inovadora da banda mais alemã de bandas alemãs permitiu que seu som se ramificasse em muitos gêneros e tendências que surgiram após seus primeiros lançamentos na década de 1970 até o presente.
O Kraftwerk começou com dois estudantes alemães com cabelos compridos e características sérias e até intimidadoras, Ralf Hütter e Florian Schneider , que se conheceram em Dusseldorf em 1968 tocando música experimental com instrumentos elétricos e acústicos, ao lado do guitarrista Michael Rother e do baterista Klaus Dinger (que então eles formaram Neu! ).Quando o Kraftwerk foi formado em 1968, a música vinha basicamente de instrumentos de madeira, cordas vibrantes, tambores de couro que tocavam instrumentos de batida e metal. As músicas falavam principalmente de amor, sexo e morte, o mundo por vir não estava na mente dos artistas. Foi quando Kraftwerk apareceu com sua infinita obsessão na fusão entre homem e tecnologia. Mais seis anos se passaram após seu treinamento (e três produções instrumentais amplamente improvisadas de improvisação eletroacústica) para o Kraftwerk anunciar a chegada de seu primeiro álbum em 1974, Autobahn, e outros quatro anos para os quatro membros do Kraftwerk se proclamarem autômatos emThe Robots , tema de fato da banda e o álbum de1978 The Man Machine .
O Kraftwerk também mudou o significado de ser uma banda. Onde Led Zeppelin , Queen e The Who invadiram o palco com jóias, correntes, anéis grandes, tops que descobriram o peito, drogas em excesso e álcool, o Kraftwerk chegou com um estilo solene de roupas limpas, sempre sóbrias com cabelos perfeitos penteado, tudo no seu melhor. No maior êxtase de suas canções, eles finalmente realizaram alguns movimentos mínimos sabiamente rítmicos, nunca grandes movimentos corporais.
Embora a imagem do Kraftwerk tenha mudado ao longo dos anos, de músicos conservadores com cabelos compridos a manequins estilizados que fazem música, o Kraftwerk sempre criou um terreno para os circuitos pop modernos. David Bowie foi o primeiro a se apresentar ao tópico, dedicando V-2 Schneider de seus LP Heroes ao fundador da Kraftwerk . O New Order usou a música de Schneider em sua música hino quase internacional Blue Monday . A Liga Humana e o Modo Depeche seguiram o mesmo exemplo. REMÉ outra das centenas de bandas que seguiram a mesma doutrina do Kraftwerk . Para Marc Almond, do Soft Cell , os músicos alemães são os representantes mais importantes do electro pop.
O Kraftwerk é uma influência precoce da cena do hip hop , uma vez que eles basicamente inventaram a música eletrônica que teve uma grande influência no pop e R&B contemporâneo. Portanto, eles se tornaram o improvável padrinho da dance music eletrônica negra e do hip hop americano , uma peça inspiradora do South Bronx e Detroit . Hoje, a ressonância do Kraftwerk pode ser ouvida em obras tão variadas quanto o Radiohead e o hip hop de Kanye West e T-Pain .
Ritmos frios e estéreis, vozes distorcidas e robóticas, letras frequentemente concisas criam um ambiente único que é a base para a criação de melodias frias e hostis do gênero chamado música eletrônica corporal incorporada por bandas belgas como Front 242 ou Laibach da Eslovênia , cujas O líder Ivan Novak vê o Kraftwerk como a banda mais importante e influente de todos os tempos.
O trabalho de Kraftwerk também ajudou a estabelecer as bases para o som minimalista do movimento techno que surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90 em Detroit .
A influência do Kraftwerk parece tão palpável hoje como tem sido desde a sua criação. Uma banda organizada e sistemática em que o princípio de abandonar a imagem tradicional de uma banda trabalhava para o design quase elegante de seu som.
Nenhum comentário:
Postar um comentário