
Um dos movimentos musicais mais importantes do mundo pop nasceu na Inglaterra, com guitarras, atitude e muita maquiagem! O Glam Rock ganhou o mundo nos anos 70, embaralhando questões de gênero, atitudes transgressoras, tudo embalado pelo bom e velho rock ‘n roll
O maior nome do gênero que abriu portas e destravou janelas, foi sem dúvida, Marco Bolan e seu seu grupo T.Rex
T. Rex, no inicio Tyrannosaurus Rex, foi uma banda de Rock inglesa formada por Marc Bolan. Foi fundada nos anos 60 como um duo de folk rock, mas encontrou o sucesso nos anos 70 como uma banda de glam rock com os hits "; Get It On", "Ride A White Swan", "20th Century Boy", "Children of the Revolution", "Hot Love", "Telegram Sam" e "Metal Guru". Após o sucesso comercial minguante em meados dos anos 1970, o T.Rex terminou em 1977 após Bolan morrer em um acidente de carro.
Electric Warrior, seu sexto álbum de estúdio, é largamente considerado como um dos principais lançamentos do glam rock britânico. Alcançou o número trinta e dois nos EUA, enquanto foi o número um por várias semanas no Reino Unido, tornando-se o álbum mais vendido de 1971. Em 2003, foi classificado com o número 160 na Lista dos 500 melhores álbuns de sempre da Revista Rolling Stone.
Após um período de pouca aceitação em meados dos 1970, e o insucesso de critica e venda dos álbuns Tanx e Futuristic Dragon, a banda ressurgiu com o lançamento do disco Dandy in the Underworld de 1977, aclamado pela critica da época. Porém, o final do grupo tornou-se inevitável após a morte de Marc Bolan em um acidente de carro ocorrido em 15 de setembro de 1977.
Bolan se tornou um superstar na Inglaterra, num período que ficou conhecido como "T.Rextacy", ajudado, claro, por quatro singles que chegaram ao primeiro posto da parada. Já nos Estados Unidos, seu único grande sucesso foi Bang a Gong (Get It On) - que ainda é bem executada nas rádios "rock" brasileiras -, desaparecendo das paradas em 1973. Já em sua terra natal, a banda só perdeu força depois de 1975, dois anos antes da morte de Marc Bolan, que até hoje tem fãs ardorosos.
História.
Junto com a carreira de modelo, Marc Bolan começou a cantar profissionalmente em 1965, quando lançou seu primeiro single, The Wizard, pela Decca. Dois anos depois, Bolan entra no grupo de folk psicodélico John´s Children, aparecendo em três singles de pouco sucesso da banda. O John´s Children não dura muito e Bolam monta, no ano seguinte, o Tyrannosaurus Rex, ao lado do percussionista Steve Peregrine Took. A dupla assina contrato com a EMI inglesa em 1968 e grava seu primeiro álbum sob produção de Tony Visconti. Seu primeiro single, Debora, chega ao 34º lugar da parada britânica e o álbum de estreia, My People Were Fair and Had Sky in Their Hair...But Now They´re Content to Wear Stars on Their Brow, chega ao posto de número 15. No mesmo ano, a banda lança seu segundo disco, Prophets, Seers & Sages, the Angels of the Ages. Neste meio tempo, o Tyrannosaurus Rex vai construindo uma sólida base de fãs no underground britânico, ajudado, também, pelo sucesso do livro The Warlock of Love, escrito por Bolan e que apareceu entre os mais vendidos do Reino Unido.
Na metade de 1969, a lançam seu terceiro trabalho, Unicorn, tendo como destaque o single King of the Rumbling Spires, a primeira canção do Tyrannosaurus Rex a usar guitarra elétrica. Enquanto isso, nos Estados Unidos, o grupo continua patinando. As diferenças entre Took e Bolan, que fizeram com que o primeiro deixasse o grupo, são totalmente ligadas à forma que Bolan e Took compunham, na época, o vocalista tinha uma vida tranquila ao lado da namorada June Child, enquanto Took se envolvia com grupos anarquistas e anti comerciais, influenciando fortemente suas letras, ainda que a dupla não se entendesse mais, por contrato foram obrigados a fazer a fracassada turnê pelos Estados Unidos. Logo após uma turnê com pouco público, Took deixa o grupo e é substituído por Mickey Finn. Com a nova formação, a banda lança, em 1970, o álbum A Beard of Stars. Este foi o primeiro disco a receber uma boa acolhida por parte da crítica, que até então se incomodava com a presença constante do grupo no programa de John Peel.
Neste ponto da carreira, Bolan resolve mudar o nome do grupo para T. Rex e lança o single de Ride a White Swan. A canção se transforma no maior sucesso do grupo, até então, na Inglaterra, chegando ao segundo posto das paradas.
Com o sucesso do single, o T. Rex lança novo disco que fica entre os mais vendidos durante seis meses. Com o resultado, Bolan resolve aumentar o T. Rex e chama o baixista Steve Currie e o baterista Bill Legend. Como quarteto, o grupo grava Hot Love, o primeiro álbum do T. Rex a chegar ao primeiro lugar da parada inglesa. No mesmo ano, 1971, lançam o single Get It On (Bang a Gong (Get It On), novo sucesso na Inglaterra e, para felicidade de Bolan, nos Estados Unidos, quando foi lançado em 1972. Na verdade, o single é o maior hit do T. Rex em toda a sua carreira. Ainda em 1971, a banda lança Electric Warrior, novamente sucesso na Inglaterra, mas que decepciona nos Estados Unidos.
A febre pela banda está a todo vapor no Reino Unido, o grupo e, principalmente, Marc Bolan são adorados por uma geração enorme de fãs adolescentes e, devido ao enorme sucesso, o grupo assina novo contrato com a EMI - seus últimos discos estavam saindo pelo selo Fly Records - e acerta um acordo de distribuição entre seu selo, o T.Rex Wax Co., com a major.
Telegram Song, o primeiro single do novo contrato apenas reafirma o sucesso do T. Rex na terra da Rainha.
Metal Guru, lançado em 1972, fica durante um mês no topo das paradas e puxa a vendagem do álbum The Slider para cima. A gravadora, na época, alegou que o trabalho vendeu 100 mil cópias em apenas quatro dias. Do outro lado do Atlântico, o álbum até que chama a atenção do público e mantém as esperanças de Bolan em fazer sucesso por lá.
No ano seguinte é a vez de Tanx manter a escrita com os singles de 20th Century Boy e The Groover, mas estes seriam os dois últimos singles do T.
Rex a chegaram ao Top Ten inglês. Na metade do ano, o guitarrista Jack Green entra no grupo, além de três backing vocals e uma cantora de soul music, Gloria Jones, que rapidamente começou a namorar com Bolan. No começo de 1974, o baterista Bill Legend sai e em seu lugar entra Davy Lutton. Na mesma época, Gloria assume o posto de tecladista.
Com a nova formação lançam, em 1974, o álbum Teenage Dream, o primeiro a sair como Marc Bolan and T. Rex. Zinc Alloy and the Hidden Riders of Tomorrow sai no mesmo ano e é o último disco produzido por Tony Visconti. O disco é considerado pela crítica como o mais fraco já lançado por Bolan e grupo e a popularidade da banda começa a cair. Finn e Green deixam o T. Rex no final deste ano e o tecladista Dino Dins é chamado.
A baixa popularidade do T. Rex só aumenta com o lançamento de Bolan´s Zip Gun, que sequer tem uma canção entre as 50 primeiras da parada. Bolan, então, resolve tirar o resto de 1975 para descansar, voltando apenas em 1976 com Futuristic Dragon, álbum que entra na 50ª posição. Um sopro de sucesso vem com o lançamento do single de I Love to Boogie, uma mistura entre o tradicional som do T. Rex com a era disco. Este foi o último single de Bolan a aparecer no Top 20 inglês.
Chega 1977 e Bolan lança o álbum Dandy in the Underworld. Seus singles chegam a postos modestos na parada e Bolan percebe que é hora de mudar o rumo da banda e os seus também. Bolan passa a escrever semanalmente para a Record Mirror e vira apresentador de um programa de TV que recebe artistas como David Bowie e Generation X. Com isso a imagem de Marc Bolan, aos poucos, volta a ganhar destaque na mídia.
No mesmo ano assina com a RCA e forma uma nova banda ao lado de Herbie Flowers, baixista, e do baterista Tony Newman, mas não houve tempo para a gravação de um disco. Dirigindo de sua casa até um clube em Londres, Gloria Jones perde o controle do seu carro e bate em uma árvore. Marc Bolan, que estava no banco do passageiro, morre na hora.
Falar sobre a influência do T.Rex na música que surgiu nos anos 80, 90 e 2000 é ter que citar quase todas as bandas de diversos estilos, desde hard rock e metal até grupos indie como o Placebo. Punks também têm o T. Rex como banda de cabeceira, já que foi dai que boa parte deles tirou o ensinamento dos três acordes, estrutura que o pop usa até hoje para criar boa música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário