ERASMO CARLOS - 1990 – Projeto Salva Terra - 1974 - Esqueça o Erasmo dos tempos da Jovem Guarda, do Iê Iê Iê e todo esse lance infantilóide que marcou os primeiros anos da sua carreira. Em 1974, o Tremendão lançou o ótimo disco denominado "1990 - Projeto Salva Terra", que se transformou num verdadeiro clássico do Rock Tupiniquim.
Vale destacar que na primeira metade dos anos 1970, Erasmo Carlos vivia uma plena transformação na sua carreira artística. Havia se desvencilhado da imagem de pop star da Jovem Guarda e se transformado num artista mais maduro e buscando novos horizontes. Para tanto, procurou ampliar o seu arco de referências musicais, flertando diretamente com o Rock, com a Soul Music e a MPB, sem com isso abandonar o rock. 1990 - Projeto Salva Terra é um disco que demonstra toda a qualidade musical deste bardo do rock nacional, O disco é rock brasuca puro, com algumas ótimas músicas pop que viraram clássicos como "Sou uma criança não entendo nada", vários estilos se confundem no disco, do country americanizado de "A Lenda de Bob Nelson" ao baião eletrificado de "Haroldo, o Robot Doméstico". Com uma visão futurista até certo ponto ingênua, mas bem legal de um futuro que passou ao largo, "1990 Projeto Salva Terra" a música, mostra uma preocupação com o planeta, em matéria de futuro Erasmo era uma criança e não entendia nada, como músico entendia tudo. sem de 'Bolas Azuis" que é um rock,n,roll explosivo. Neste trabalho Erasmo tinha ao seu lado a banda Companhia Paulista de Rock que era muito boa.
A versão para "Negro Gato" de Getúlio Cortes é demolidora e está ótima, "Bolas azuis" é um rockabily a la Jerry Lee Lewis, outro destaque do disco é a excelente "Cachaça Mecânica" um samba-rock em parceria com o eterno Rei (sempre ele), totalmente inspirada na excepcional "Construção" do genial Chico Buarque, aliás poderia até ter sido escrita por ele.
Este disco virou clássico do rock brasileiro num tempo marcado pelos sonhos delirantes, época em que os talentos na base da raça e da ousadia e sobretudo, do talento, buscavam os seus merecidos espaços no mundo da música
A irreverência, sabedoria e diversidade de suas letras surpreenderá os vossos ouvidos!
1990 já passou há muito tempo, o disco não, continua atual como nunca....
Nenhum comentário:
Postar um comentário