terça-feira, 19 de junho de 2018

TENTATIVA DO CONGRESSO PARA ACABAR COM A LAVA JATO COMEÇA A SER ESVAZIADA


           
Com 20 pedidos formalizados para retirada de assinatura, a CPI da Lava Jato já não tem mais apoio suficiente para ser instalada na Câmara dos Deputados.
O requerimento foi apresentado em 30 de maio. Os autores dele conseguiram 190 assinaturas — são necessárias 171 para requerer uma CPI.
Desde ontem, porém, quando O Antagonista escancarou a lista dos parlamentares que apoiaram a criação de uma CPI encabeçada por Paulo Pimenta — com o aval de representantes de 19 partidos — para destruir a Lava Jato, os pedidos de retirada de assinatura começaram a chegar à Mesa Diretora.
O sistema acaba de contabilizar o 19º pedido nesse sentido. Com mais o pedido do deputado Jerônimo Goergen, apresentado diretamente ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o número de apoiadores da comissão caiu para 170.
O regimento da Casa, como já informamos, não permite a retirada de nomes depois que um requerimento é apresentado, mas, diante de toda essa debandada, Maia não tem mais condições de avançar com a inescrupulosa proposta. Ele se reunirá com um grupo de deputados logo mais, às 14h45, para discutir o assunto.
Veja aqui qual era o objetivo dessa CPI:
O texto do requerimento de instalação da CPI para atacar a Lava Jato é vergonhoso. E precisa ser tão escancarado como os autores dele.
Em tese, o objetivo da comissão seria “investigar as denúncias de irregularidades feitas contra Antônio Figueiredo Basto e outros, inclusive envolvendo escritórios de advocacia, ocorridas no âmbito de alguns processos de delação”.
O texto continua:
“O objeto da CPI deverá estender-se, por conexão, para ocorrência de irregularidades em sede de outras investigações, que estejam em desacordo com o quanto firmado na legislação de referência e na defesa do sistema de proteção de direitos e garantias insculpidas na Constituição Federal, por ser do interesse da sociedade o resultado válido, legítimo e eficaz da aplicação das normas e da conduta dos agentes públicos.”
E mais:
“É necessário investigar a possibilidade de manipulação das colaborações premiadas, o que indica fraude nos procedimentos e a possibilidade do envolvimento de agentes públicos. Esse é o objeto determinado.”
Do Antagonista.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário