quinta-feira, 6 de setembro de 2018

OS COWBOYS PSICODÉLICOS.....


               
New Riders of the Purple Sage foi uma banda de country rock americana. O grupo apareceu na cena psicodélica de San Francisco, Califórnia, em 1969, e sua formação original incluía diversos membros do Grateful Dead. Sua música mais conhecida é “Panama Red”.
 O grupo surgiu quando os amigos Jerry Garcia, John Dawson e Peter Grant começaram a tocar informalmente em cafeterias quando o Grateful Dead não estava em turnê. O repertório deles incluía canções conhecidas do folk, bluegrass tradicional, composições próprias de Dawson e alguns covers de Bob Dylan. No verão de 1969 foi decidido que uma banda completa seria formada e David Nelson foi recrutado do Big Brother para tocar a guitarra principal. 
  Além de Nelson, Dawson (violão) e Garcia(pedal steel), a formação original da banda consistia em Bob Matthews no baixo e Mickey Hart, do Grateful Dead; o baixista Phil Lesh também tocaria esporadicamente no lugar de Matthews no fim daquele ano. O letrista Robert Hunter ensaiou brevemente com a banda no baixo no começo de 1970 antes da contratação permanente de Dave Torbert em abril daquele ano. A formação mais bem sucedida comercialmente do New Riders viria a ser formada por Dawson, Nelson, Torbert, Spencer Dryden e Buddy Cage, o qual substituiu Garcia em 1971.
 1969-1982.
 Depois de alguns shows através da Bay Area, em 1969, os New Riders começaram uma turnê em maio de 1970, como parte do “An Evening With Grateful Dead”.
  Quando eles gravaram seu primeiro disco no final de 1970, mudanças estavam no ar. Depois que Hart começou uma turnê ativa em fevereiro de 1971, Spencer Dryden começou um relacionamento de 10 anos com o grupo, eventualmente servindo como empresário da banda. O primeiro disco da banda foi lançado pela Columbia Records e teve sucesso moderado quando comparado com o sucesso dos discos do Grateful Dead. Inteiramente composto por Dawson, o disco era carregado pela pedal steel guitar de Jerry.
  Com o New Riders desejando se tornar mais autossuficiente e Garcia precisando se focar em suas responsabilidades, o líder do Grateful Dead se separou do grupo, em novembro de 1971. Buddy Cage substituiu Garcia. O segundo álbum da banda, Powerglide (1972), o qual incluía em sua arte de capa uma caricatura dos membros feita por Lore Shoberg, foi o primeiro com Cage na formação.
  O disco de 1973 “The Adventures of Panama Red” incluía um cover de “Panama Red”, de Peter Rowan, o qual ganhou fama como um sucesso de FM. O álbum ganhou o disco de ouro em 1979.
  No meio dos anos 70 a Radio Caroline adotou a música “On My Way Back Home” do disco Gypsy Cowboy como seu tema.
  Os New Riders of the Purple Sage continuaram fazendo turnês e lançando álbuns pelo final dos anos 70 e começo dos anos 80; nenhum dos álbuns que sucederam o “New Riders” (1976), no entanto, entrou para as paradas, em contraste com o sucesso do movimento outlaw country da época. A banda abriu vários shows do Grateful Dead e da Jerry Garcia Band em 1977 e 1978, incluindo o concerto final antes da demolição da Winterland Arena. Em 1974, Torbert saiu dos NRPS; ele e Matthew Kelly tinham co-fundado a banda Kingfish no ano anterior. Ele foi inicialmente substituído por Skip Battin, seguido em 1976 por Stephen A. Love. Spencer Dryden abandonou os palcos para servir de empresário da banda em 1977. Seu substituto musical foi Patrick Shanaham. Allen Kemp se juntou ao grupo em 1976, originalmente no baixo, mas mais tarde na guitarra e nos vocais, contribuindo para as letras no álbum de 1981, Feelin’ All Right. Então, em 1982, ambos Nelson e Cage saíram da banda.
 1982-1997.
 Do começo dos anos 80 até o final dos anos 90, Dawson continuou como líder do New Riders of the Purple Sage. Ele se juntou ao multi-instrumentista Rusty Gauthier, o qual cantou e tocou violão, slide guitar, mandolin, banjo e violino. Durante esse período de 15 anos, uma grande quantidade de músicos tocou com Dawson e Gauthier no New Riders. Esses incluíam, entre outros, os guitarristas Allen Kemp, Gary Vogensen e Evan Morgan, os baixistas Fred Campbell, Bill Laymon, e Michael White, e os bateristas Val Fuentes e Greg Lagardo.
  Alguns projetos tinham a formação atual tocando material novo e outros, material antigo reformulado. Em alguns discos, como “Midnight Moonlight”, o som da banda é menos influenciado pelo country rock elétrico e mais pelo bluegrass acústico.
 1997-2005.
 Em 1997 os New Riders of the Purple Sage se separaram. Dawson se aposentou da música e mudou-se para o México para se tornar um professor de inglês. Nesse período, Nelson tinha fundado sua própria David Nelson Band. Houve um show de reunião em 2001. Em 2002, os New Riders aceitaram um prêmio pelo conjunto da obra da revista High Times. Recebendo-o estava um frágil Dawson (sofrendo de enfisema), Nelson, Cage, Dryden e a viúva de Torbert, Patti. A banda tocou “Panama Red” e “Lonesome LA Cowboy” com Peter Rowan como parte da celebração. Em 2004, Cage participou de vários shows com a David Nelson Band.
 2005-Presente.
 Pouco após a morte de Spencer Dryden, uma formação reconstituída do New Riders começou a fazer turnê em 2005. Ela contava com David Nelson e Buddy Cage, junto com o guitarrista Michael Falzarano, o baixista Ronnie Penque, e o baterista Johnny Markowski. Eles lançaram um disco ao vivo, “Wanted: Live at Turkey Trot”, e dois álbuns de estúdio, “Where I Come From” e “17 Pine Avenue”.
  Allen Kemp morreu em junho de 2009 e John “Marmaduke” Dawson morreu em Julho do mesmo ano. Texto: Wikipédia, traduzido e sintetizado por Danilo Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON

“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...