terça-feira, 31 de agosto de 2021

JAZZ: A MÚSICA CÓSMICA E FASCINANTE DE ALICE COLTRANE

                                

No ano de 2007, quando Alice Coltrane deixou este mundo, ocorreu uma mudança de paradigma. Durante grande parte de sua vida, ela e sua música ficaram à sombra de seu marido, o falecido John Coltrane, um titã do jazz e uma figura quase santa na música americana do século 20. Após sua morte em 1967, ela gravou cerca de uma dúzia de álbuns - tocando piano, harpa, órgão e liderando nomes como Pharoah Sanders, Joe Henderson, Ornette Coleman, Jack DeJohnette e até Carlos Santana - que foram negligenciados na época de liberar.

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

A EXPERIÊNCIA PSICODÉLICA QUE SE TRANSFORMOU NUM CLÁSSICO....

                                      

JOÃO DONATO - A BAD DONATO - 1970 - Este disco é o resultado da inusitada experiência funk-psicodélica de um dos músicos brasileiros mais respeitados. João Donato é um mestre no piano e multiinstrumentista nato que sabe trabalhar com gêneros que vão da bossa nova à música clássica, além de ter participado da grande parte dos movimentos transformadores da nossa música brasileira ao longo de mais de seis décadas de carreira.

terça-feira, 17 de agosto de 2021

A IMPRENSA E A CONTRACULTURA NO BRASIL....

Entre novembro de 1971 e janeiro de 1973, aconteceu um dos maiores episódios da imprensa contracultural do Brasil, a primeira versão brasileira da revista Rolling Stone.
Naquela época, quando Hendrix, Joplin e Morrison haviam acabado de morrer e os Beatles haviam a recém se separado, a publicação norte-americana possuía uma relevância absurda tanto nos Estados Unidos quanto no resto do mundo. No Brasil, em meio à ditadura, a cultura alternativa também efervescia. Rita Lee estava saindo d’Os Mutantes, a tropicália dava seus frutos com o grande sucesso d’Os Novos Baianos, Caetano e Gil voltavam do exílio…
Tudo isso foi documentado nas páginas dessa experiência de jornalismo musical alternativo que foi editada por Luiz Carlos Maciel, célebre por ter participado dos primeiros tempos do jornal O Pasquim.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

OBRA PRIMA DO ROCK PROGRESSIVO QUE DEIXOU SAUDADES.....

JETHRO TULL - Heavy Horses – 1978 – Na segunda metade da década de 70, o Jethro Tull já era um gigante do Prog-Rock e tinha conquistado do Planeta com o seu som único e altamente personalizado, identificado pelos álbuns conceituais do estilo “Aqualung”, “Thick As A Brick” e “A Passion Play”. Prosseguindo com sua jornada, o grupo na busca de novos horizontes e envolvendo temas rurais e musicalidade celta, mesclada com folk e rock, o Jethro Tull chegava aqui com seu décimo trabalho de estúdio. Simplesmente, uma peça chave na discografia do grupo.

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

TESOURO QUE NÃO FOI DESCOBERTO E CAIU NO ESQUECIMENTO................

                                       

SATISFACTION – Satisfaction – 1971 - No início dos anos 70 o mundo do rock está em plena expansão experimental e as mudanças acontecem continuamente. A música evolui e as fronteiras entre muitos estilos parecem se confundir. O rock progressivo ou underground (como era mais chamado na época) é um viveiro de ideias e grupos que nascem e morrem como estrelas cadentes. Alguns desses grupos, influenciados principalmente por blues, jazz e R&B, conseguem gravar alguns álbuns e fazer nome, como é o caso de Colosseum, Keef Hartley Band e claro, Pink Floyd, Soft Machine, Caravan, Genesis, etc. .