STEVE HOWE – BEGINNINGS – 1975 - Em 1975, o Yes estava no auge de sua carreira. Terminada a turnê do fantástico Relayer, o quinteto formado por Jon Anderson (voz), Steve Howe (guitarras, voz), Chris Squire (baixo, voz), Patrick Moraz (teclados) e Alan White (bateria) estava exausto. A grande quantidade de shows, contendo mais de duas horas e meia de canções extremamente complicadas, levou o quinteto ao cansaço, e então, todos se deram férias merecidas. Como a maior diversão de um jogador de futebol durante as férias é aquela tradicional partida beneficente, a melhor férias para um músico é gravar um disco solo. E foi isso que cada integrante do Yes fez.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
A MÚSICA QUE EMBALOU O NASCIMENTO DO GREENPEACE.......
JONI MITCHELL, JAMES TAJLOR & PHIL OCHS – AMCHITKA - THE 197O CONCERT - No dia 16 de outubro de 1970, Joni Mitchell, James Taylor e Phil Ochs, realizaram um Concerto gratuito no Pacific Coliseum de Vancouver. Esse show histórico seria o embrião do que viria a se transformar em poucos anos na maior e mais conhecida organização de defesa do meio ambiente do mundo, o Greenpeace. O registro deste show foi recuperado e lançado recentemente em um CD duplo chamado “Amchitka – The 1970 concert that launched Greenpeace”.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021
A TURMA DO BECO DO BARATO E OS SEUS FRUTOS PSICODÉLICOS
ANTOLOGIA 70 – 2004 - Em um bar no bairro de Boa Vista, no Centro de Recife, em algum momento dos anos 70, diversos amigos se encontravam para explorar sua arte e discutir a vida.
Entre copos de cachaça, cerveja e outras drogas, as conversas sobre vacas roxas, estradas do pensamento, mitologia, magia e outros assuntos davam margem a um cenário rico de criatividade e psicodelia que se refletiram em músicas.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
“GERAÇÃO BENDITA”: DE OBSCURO A CULT NA EUROPA
- Psicodelia brasileira das boas, de completo desconhecido à um dos discos mais procurados pelos colecionadores estrangeiros -
Geração Bendita é o álbum da banda Spectrum, gravado para a trilha do “primeiro filme hippie do Brasil”, lançado em 1971. Dado como perdido por mais de vinte anos, relançado em CD nos anos 90 e redescoberto por colecionadores estrangeiros nos anos 2000.sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021
OBRA PRIMA DO JETHRO TULL FAZ 43 ANOS
No dia de ontem, (11 de fevereiro) o álbum “Songs From The Wood”, do Jethro Tull, completou 43 anos de seu lançamento. Gravado entre setembro e novembro de 1976 no Morgan Studios, em Londres, o disco tem a produção assinada por Ian Anderson e foi lançado pela Chrysalis.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2021
O DISCO QUE CAUSOU UMA REVOLUÇÃO NO MUNDO DA MÚSICA...
BOB MARLEY - CATCH A FIRE - - 1973 - Este álbum denominado de "Catch a Fire" de Bob Marley e The Wailers foi gravado e lançado originalmente em 1973 causando uma verdadeira revolução no mundo da música. O disco provou que o produtor musical da gravadora Island Records foi um verdadeiro visionário. Afinal, só ele viu o potencial para conquistar o mundo na música de Bob Marley e Wailers e, como Brian Epstein fez com os Beatles, deu uma nova cara ao som e uma outro som do genial Marley e os Wailers, ou seja, ele consertou a fórmula de Marley - já plenamente realizada, mas com falta de sofisticação que Blackwell proporcionaria. BMW 1973 estréia para Island, Catch a Fire, foi o resultado, e é elogiado até hoje. A primeira versão, a edição jamaicana de "Catch a Fire" é mais cru. Estas fitas ficaram guardadas por quase 30 anos antes de relançada em 2001 com Deluxe Edition de Catch a Fire.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021
O DISCO QUE ETERNIZOU O SOM DO GRATEFUL DEAD
GRATEFUL DEAD - American Beauty - 1970 - "American Beauty" lançado em 1970 é o sexto álbum da lendária banda de rock Grateful Dead. Foi gravado entre agosto e setembro de 1970 e originalmente lançado em novembro de 1970 pela Warner Bros Records. O álbum continuou a linha rock folk e country explorado no disco anterior "Dead Workingman", mas com o toque psicodélico que só o Dead era capaz de criar.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021
CLÁSSICO INESQUECÍVEL DOS ANOS 70....
- Não é disco mais raro de forma alguma, mas o álbum da Música Pop perfeita e sofisticada que já vendeu mais de 40 milhões de cópias –
FLEETWOOD MAC - Rumours - 1977 - Um disco inesquecível, um enorme sucesso comercial, com mais de quarenta milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Ele permaneceu no topo da Billboard 200 durante 31 semanas. Poucos meses após o seu lançamento ele ganhou disco de platina na Inglaterra e na América. Em 2012, "Rumours" se tornou o décimo quarto álbum mais vendido na história do Reino Unido e o sexto nos Estados Unidos.