quarta-feira, 22 de abril de 2020

TESOURO ESQUECIDO NO "BAÚ DOS ANOS 70'






                                     
A lendária banda britânica Magic Carpet, foi formada em 1971 por Alisha Sufit (cantor e compositor e guitarrista acústico), Clem Alford (sitar, esraj), Jim Moyes (guitarra) e Keshav Sathe (tabla / percussão indiana). O Magic Carpet criou um som único e incomum em uma verdadeira mistura de estilos e influências musicais.O tocador de cítara, Clem Alford, foi treinado classicamente na tradição indiana, assim como o tocador de tabla, Keshav Sathe. Alisha Sufit, que conheceu Jim Moyes quando ambos eram alunos da Chelsea School of Art nos anos sessenta, escreve músicas originais que refletem diversas influências - incluindo tradicional, contemporânea e. A banda gravou um álbum homônimo lançado pela primeira vez em 1972. A versão original em vinil tornou-se um colecionador muito procurado, agora relançado em CD pela gravadora Magic Carpet Records. Visite a página do MySpace ou seu site para obter mais informações.
Citação: 'Baseado no virtuoso sitar clássico Clem Alford e na deslumbrante vocalista etérea Alisha Sufit, o Magic Carpet lançou talvez um dos melhores álbuns folclóricos psicodélicos de influência indiana dos anos 70. Infelizmente, essa divisão coletiva extremamente talentosa antes do lançamento do álbum. Os surpreendentes talentos vocais de Alisha Sufit estão incluídos em nove das doze faixas, as três restantes sendo instrumentais. Alisha Sufit e Jim Moyes tocam guitarra, com o brilhante Keshav Sathe na percussão tabla. Este álbum foi descrito como 'uma jóia folk psicológica - uma fusão única e extraordinária do leste e oeste, sendo o Magic Carpet uma das primeiras bandas a realmente combinar instrumentação indiana e ocidental'.
Para o ouvinte que anseia pela psicodélica indiana profunda, quente, verde-escura e marrom-escura, influenciada pela neblina que afugentou San Francisco no final dos anos sessenta / início dos anos setenta, esta reedição do disco de estréia do Magic Carpet será uma verdadeira acorde. É verdade que a banda é originária do Reino Unido, longe dos filhos das flores de Haight, mas sua marca de "Eastern Psych Folk" é parecida com Jefferson Airplane, da era After Bathing At Baxter (um registro seriamente subestimado), e lembra a Bay Area cena de avivamento popular acontecendo hoje.
Em uma época das elfinidades esquisitas de Devendra Banhart, as ressurreições dos anjos maus de Joanna Newsom e o ressurgimento do interesse por Vashti Bunyan, o clássico perdido de 1972 do Magic Carpet não parecia mais fresco. Alisha Sufit é uma cantora que ressuscita, cuja voz sombria é clara e hipnotizante; A cítara de Clem Alford é de primeira qualidade e verdadeiramente psicodélica. As músicas aparecem como velhos amigos (nosso favorito: "Father Time") e pairam no ar como mistérios, levando à doce raga instrumental de mais de 20 minutos não encontrada no lançamento original. Música de alto nível para dias chuvosos e, para os mais inclinados, um bong stuffer perfeito para as férias. Por David Katznelson................




Nenhum comentário:

Postar um comentário