
ASOKA - Asoka - - 1971 - Asoka foi uma banda sueca que evoluiu de outras, como Taste Of Blues, Rhytm & Blues Inc e Take Off . ' Taste of Blues' foi formado em 1967 pelo organista Claes Ericcsson e pelo baterista Patrik Erixson. Os outros membros da banda foram Anders Stridsberg como vocalista, Rolf Freedenberg na guitarra e Robert Möller no baixo. Em 1969, eles lançaram um álbum de estréia chamado 'Schizofrenia', com um lado A que continha um único tema psicodélico sensacional. O lado B era mais tradicional e cheio de temas, em um estilo já mais orientado para o rock e o ritmo. O álbum não teve repercussão comercial, mas foi interessante em um contexto puramente musical e artístico.
Eles foram influenciados principalmente pelos novos grupos americanos e britânicos da época, Santana , Jimi Hendrix e Deep Purple . Antes de tomar o nome final de Asoka , eles também foram chamados Take Off , e junto com alguns membros (os irmãos Bengston) de outra banda chamada Rhythm & Blues Inc, eles estabeleceram a formação que daria origem a este primeiro álbum. Um álbum que, embora não seja exatamente um clássico do rock, se é interessante o suficiente para conhecer em primeira mão o panorama musical de algumas das bandas originais dos países nórdicos.
Este primeiro álbum é um trabalho excelente e interessante, cheio de temas psicodélicos e hard rock, música muito boa e com uma grande variedade de ritmos progressivos, blues, jazz, etc. As influências da banda são bem claras, e como eu disse antes, podemos ouvir dos estilos característicos de Santana, sons já mais difíceis e derivados das influências de Hendrix e Deep Purple, mas sem nunca perder a essência de um som próprio, cheio de guitarras muito boas e um órgão fantástico que se destaca muitas vezes como líder da formação, sempre bem guiado pela maquinaria rítmica perfeita e equilibrada que são os irmãos Tjobbe e Daffy Bengston.
Na edição atual, além do próprio álbum, podemos desfrutar de músicas extras, outtakes e algumas das primeiras gravações feitas pela banda. Uma boa quantidade de material para provar essa boa banda escandinava do início dos anos setenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário