terça-feira, 28 de janeiro de 2020

O ENIGMÁTICO E FANTÁSTICO DISCO DO PINK FLOYD


                                    
No início dos anos 70, o mundo ainda vivia o efeito devastador da transformação social ocorrida no final da década passada. Reinava a expectativa de sobre como o mundo reagiria dali por diante após mudanças tão radicais.
No cenário artístico-cultural também se fazia presente tal questionamento. O fim do “beatlecentrismo” no meio musical fazia com que a atenção não só do público, como da crítica e, sobretudo, das gravadoras, se dispersasse em direção a outros artistas que apareciam com destaque no fim da década passada. Dentre as novidades, uma delas se destacava como a viga mestra de um movimento que ganhava corpo a cada dia, o psicodelismo. Seu nome era Pink Floyd.

domingo, 26 de janeiro de 2020

VAN MORRISON, GENIAL COMO SEMPRE, O VELHO LEÃO SEGUE RUGINDO


                                    
Enquanto a maioria dos astros veteranos do rock e da música em geral, se contentam em lançar um novo álbum ou participar de outra turnê tipo 'Greatest Hits', Van Morrison, que provavelmente foi a inspiração para muitos deles, continua se arriscando e produzindo álbuns de forma furiosa e ousada. Três Chords & the Truth , lançado em CD, vinil e download digital no último dia 25 th outubro, que foi o seu 41 st álbum solo, o seu sexto em apenas 4 anos e, francamente,o “Mestre”está cada vez melhor!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

RARIDADE INCRÍVEL VINDA DOS PAÍSES NÓRDICOS

                                       
ASOKA - Asoka - - 1971 - Asoka foi uma banda sueca que evoluiu de outras, como Taste Of Blues, Rhytm & Blues Inc e Take Off . ' Taste of Blues' foi formado em 1967 pelo organista Claes Ericcsson e pelo baterista Patrik Erixson. Os outros membros da banda foram Anders Stridsberg como vocalista, Rolf Freedenberg na guitarra e Robert Möller no baixo. Em 1969, eles lançaram um álbum de estréia chamado 'Schizofrenia', com um lado A que continha um único tema psicodélico sensacional.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Kraftwerk, Os Arquitetos Da Música Que Mudaram O Mundo


                                      
A abordagem inovadora da banda mais alemã de bandas alemãs permitiu que seu som se ramificasse em muitos gêneros e tendências que surgiram após seus primeiros lançamentos na década de 1970 até o presente.

O Kraftwerk começou com dois estudantes alemães com cabelos compridos e características sérias e até intimidadoras, Ralf Hütter e Florian Schneider , que se conheceram em Dusseldorf em 1968 tocando música experimental com instrumentos elétricos e acústicos, ao lado do guitarrista Michael Rother e do baterista Klaus Dinger (que então eles formaram Neu! ).

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

BLUES: CLÁSSICO LENDÁRIO QUE MARCOU OS ANOS 60


                                      
- “A HARD ROAD” FOI O DISCO QUE CONSAGROU JOHN MAYALL COMO UM DOS ÚLTIMOS VISIONÁRIOS DO BLUES -

A Hard Road é o terceiro álbum (e segundo álbum de estúdio) gravado por John Mayall & the Bluesbreakers, lançado em 1967. Apresenta Peter Green na guitarra, John McVie no baixo, Aynsley Dunbar na bateria e John Almond no saxofone. As faixas 5, 7 e 13 apresentam a seção de cornos de Alan Skidmore e Ray Warleigh. Peter Green canta os vocais principais em "You Don't Love Me" e "The Same Way".

sábado, 18 de janeiro de 2020

ATOMIC ROOSTER: SOBRAVA TALENTO, MAS O DESTINO FOI TRAIÇOEIRO


                                   
Pouco lembrada nos dias de hoje, o Atomic Rooster foi uma excelente Banda britânica de Hard Rock e Rock Progressivo formada em 1969 pelo talentoso tecladista e compositor Vincent Crane, antigo componente do grupo Crazy World de Arthur Brown; o cantor e baixista Nick Graham e o baterista Carl Palmer, que conheceram Crane depois de participar de uma turnê americana com o Crazy World.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

A TRANSA DOS SONS DE CAETANO VELOSO


                                
- A ordem dos militares era curta e grossa: “Só voltem se forem autorizados”. E foi assim que Caetano Veloso junto com Gilberto Gil, foi exilado. A maior parte do tempo passaram em Londres, cidade cinzenta que pouco inspirou Caetano a compor, cantar ou viver. -

Mas uma das únicas inspirações do baiano nos rendeu uma raridade que foi considerado, por muitos críticos, o melhor álbum do compositor. Com direito a abaixo-assinado na internet anos depois do seu lançamento: "Queremos 'Transa'do Caetano ao vivo".

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

RETRATO DE UMA ÉPOCA NEGRA E ASSUSTADORA


                                    
- O DISCO “TERRA INCOGNITA” DO GRUPO CHILENO CONGRESO É UMA PRECIOSIDADE DA MÚSICA DA AMÉRICA DO SUL - 

Seguindo com a nossa proposta de abordar e redescobrir discos fundamentais, que por um motivo ou outro são revestidos de grande importância, seja pelo seu forte conteúdo artístico ou pelo seu desempenho político e histórico, independentemente do estilo musical, hoje falo do bom rock chileno e assim sendo, não poderia deixar de lado o Congresso, uma das joias musicais mais brilhantes que deixaram o Chile e neste momento em que o referido País enfrenta sérios problemas sociais, nada mais oportuno do que voltamos as atenções para a arte contestatória de um dos grupos musicais mais importantes daquela Nação. Vamos ao CONGRESO!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

THE STRAWBS, O SOM QUE ENCANTOU UMA GERAÇÃO










                
Uma das melhores bandas progressistas britânicas do início dos anos 1970, The Strawbs diferia dos seus compatriotas mais bem-sucedidos ( The Moody Blues , King Crimson , Yes, Pink Floyd etc.) principalmente porque seu som se originava na música folclórica inglesa, e não no rock.
Fundado em 1967 como um trio de bluegrass chamado The Strawberry Hill Boys pelo cantor / guitarrista Dave Cousins, o grupo na época consistia em primos, guitarrista / cantor Tony Hooper e bandolim Arthur Philips, que foi substituído em 1968 por Ron Chesterman no baixo.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

OS ANOS DE GLÓRIA E FAMA DO SUPERTRAMP


                                       
Formado no ano de 1969 através de um anúncio do pianista e vocalista Rick Davies (ex-The Joint) no famoso semanário inglês Melody Maker, o Supertramp conquistou o mundo na década de 70 com um pop progressivo de alta qualidade, embalado por grandes clássicos que até hoje tocam nas rádios, e consolidado por uma das formações mais emblemáticas do mundo da música.

sábado, 11 de janeiro de 2020

A DELICADEZA E A IRRESISTÍVEL MELANCOLIA DO COWBOY JUNKIES...


                                       
Três irmãos e um velho amigo são os integrantes de uma das bandas mais cools do planeta. Um grupo que se define como discreto, mas que não são tímidos e possuem uma sonoridade extremamente peculiar e altamente envolvente. Desde o lançamento do fantástico The Trinity Sessions, em 1988, e que deu fama mundial pela gravação da cover de "Sweet Jane", de Lou Reed, (que considera a melhor gravação de seu clássico), até os dias de hoje, os irmãos Timmins - Michael, Margo e Peter-, junto com Alan Anton são uma das grandes bandas já produzidas no Canadá. Um grupo que começou influenciado por Joy Division em seus primórdios e terminou gravando Robert Johnson só pode ser diferente. Cowboy Junkies produzem um dos sons mais hipnóticos que existem por aí.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

CRIAÇÃO SOBERBA DA NOSSA MÚSICA QUE CAIU NO ESQUECIMENTO


                                     
De vez em quando acontecem esses momentos musicais que são como eclipses. E este é daqueles raros, seculares; um dos melhores discos de música instrumental feito no Brasil em todos os tempos.

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

O PIONEIRISMO E A OUSADIA DO CALIFORNIA JAM


                                       
A história do California Jam tem suas origens com o fracasso financeiro de Woodstock. Os promotores Sandy Feldman e Lenny Stogen viram na organização de um festival de rock ao ar livre uma forma de se ganhar dinheiro com a música, mas diferente de Woodstock, quando os hippies acabaram invadindo a fazenda e dando prejuízo para todo mundo, levaram a ideia para a rede de TV ABC, que bancou o projeto de transmitir o festival ao vivo para todo os Estados Unidos.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

KRAUTROCK, A VIAGEM NUNCA TEM FIM....


                                   
- Psicodélico, Progressivo, Ousado, Eletrônico, Experimental: dá pra chamar o rock feito na Alemanha entre o final dos 60 e o começo dos anos 70 de muitas coisas. Mas “acomodado”, definitivamente, não é uma delas - 

O TALENTO INCRÍVEL E O PIONEIRISMO DE SONA....


                                   
Sona Jobarteh é a primeira mulher virtuosa de Kora que vem de uma família Griot da África Ocidental. Rompendo com a tradição, é pioneiro em uma antiga tradição hereditária dominada por homens que foi transmitida exclusivamente de pais para filhos nos últimos sete séculos. Reconhecida por sua habilidade como voz instrumentalista e distinta, melodias contagiosas e sua graça no palco, Sona alcançou rapidamente sucesso internacional após o lançamento de seu aclamado álbum "Fasiya" (Heritage) em 2011.