terça-feira, 29 de outubro de 2019

A RELAÇÃO ENTRE CHICO ANYSIO, O TROPICALISMO E A DITADURA


                               
Que Chico Anysio era um grande humorista, todo mundo já sabia. O que muita gente não sabe é que ele era de uma polivalência artística incrível. Ator que deu vida a tantos personagens, a maioria deles inesquecíveis, Chico era também escritor e compositor, sendo autor de músicas gravadas por grandes nomes, como Maysa, por exemplo (música Qualquer Madrugada escrita em parceria com Hianto de Almeida).

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

CLÁSSICO OBRIGATÓRIO, INDISPENSÁVEL....


                                         
WISHBONE ASH - "Argus" – 1972 - Lançado em 28 de Abril de 1972, "Argus" é o mais conhecido disco dos Wishbone Ash, além de ser considerado o melhor trabalho da banda pela imensa maioria dos fãs e críticos. Contando com o seu line-up clássico - Martin Turner (vocais e baixo), Andy Powell (guitarra e vocais), Ted Turner (guitarra e vocais) e Steve Upton (bateria) -, Wishbone Ash concebeu um dos mais belos registros dos anos setenta. O álbum foi gravado no De Lane Sea Studios, em Londres, em janeiro de 1972, e teve produção de Derek Lawrence, que havia produzido os três primeiros LPs dos Deep Purple, e o engenheiro de som do disco foi Martin Birch, que mais tarde se tornaria famoso por trabalhos ao lado do Iron Maiden.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

O DIA QUE A MÚSICA BRASILEIRA DESAFIOU A DITADURA


                               
- BANQUETE DOS MENDIGOS - 1973 -  Show histórico marcou a celebração dos 25 anos da Declaração da ONU num auditório cercado por tropas -

  Noite de 10 de dezembro de 1973, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Nessa ocasião, aconteceu um dos maiores eventos da música brasileira.
O show “Banquete dos Mendigos”, em homenagem ao 25º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, reúniu duas dezenas de expoentes da MPB e um grande público jovem no auditório do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio. Organizado pelo compositor Jards Macalé, em articulação com representantes da ONU no Brasil, o “Banquete” foi o primeiro desafio coletivo de artistas brasileiros à ditadura depois do Ato Institucional n° 5 (AI-5), no final do governo do general Médici.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Obra-prima, irretocável


JETHRO TULL – Ministrel In The Gallery – 1975 - Encontramos aqui a melhor formação do Jethro Tull e ainda contando com a presença do genial David Palmer nos arranjos, o resultado se concretiza numa das mais espetaculares obras do grupo e do rock progressivo mundial. A narrativa de sobrevivência do menestrel é apresentada numa história consistente sbdividida em movimentos de êxtase e tristeza de forma muito consistente.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

A MISTURA PERFEITA DO HARD-ROCK COM O SOM PROGRESSIVO


                                
- Se você quer rock primitivo, poderoso, com ar e toques progressivos, a banda Babe Ruth foi feita de encomenda para você -

Babe Ruth original foi um jogador Americano de baseball dos anos 1930. Avançamos 40 anos em Welwyn Garden, Hertfordshire, onde no início dos anos 70, algumas boas bandas foram formadas: dentre elas, Babe Ruth, liderada pelo guitarrista Alan Shacklock e vocalista Janita Hann. A banda uniu-se ao selo quando os anos dourados estavam chegando ao fim.

domingo, 6 de outubro de 2019

ZYGMUNT BAUMAN: VIVEMOS TEMPOS LÍQUIDOS. NADA É PARA DURAR



Estamos cada vez mais aparelhados com iPhones, tablets, notebooks, etc. Tudo para disfarçar o antigo medo da solidão. O contato via rede social tomou o lugar de boa parte das pessoas, cuja marca principal é a ausência de comprometimento. Este texto tem como base a ideia do "ser líquido", característica presente nas relações humanas atuais. Inspirado na obra "Amor Líquido" - sobre a fragilidade dos laços humanos, de Zigmunt Bauman. As relações se misturam e se condensam com laços momentâneos, frágeis e volúveis. Num mundo cada vez mais dinâmico, fluído e veloz. Seja real ou virtual.

sábado, 5 de outubro de 2019

ALADDIN SANE, UMA DAS GRANDES OBRAS DE DAVID BOWIE





E lá se vão 46 anos de um dos álbuns mais lendários da música. Aladdin Sane, do singular David Bowie, traz uma mistura de influências que vão desde as guerras mundiais e o holocausto, passando pelo livro “Vile Bodies” de Evelyn Waugh, chegando ao aspecto glam rocker dos músicos da época, sem esquecer da evidente inspiração tirada dos Stones. Foi escrito na estrada durante a turnê de seu álbum anterior, The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars, sob pressão da gravadora. E podemos dizer que esse foi o único caso em que trabalhar sob total pressão deu certo.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

PAPPO E A MARAVILHOSA GUITARRA BLUSEIRA


                                     
- PAPPO "EL CARPO" a essência do blues da latino América com sua guitarra que desafiou a ditadura argentina. -

 Norberto Aníbal Napolitano nasceu em Buenos Aires, 10 de março de 1950 – faleceu em Luan, 25 de fevereiro de 2005, foi guitarrista, cantor e compositor de blues, rock e metal argentino, conhecido artisticamente como Pappo e apelidado "El Carpo". Sem dúvida o mais importante guitarrista da Argentina.