domingo, 14 de abril de 2019
O PIONEIRISMO DE UMA BANDA INCRÍVEL CHAMADA ATOMIC ROOSTER
Formado em 1969 pelo tecladista Vincent Crane e pela baterista Carl Palmer, o Atomic Rooster foi um dos grupos pioneiros no que ficou conhecido como progressive hard rock. Companheiros no Crazy World of Arthur Brown, Crane e Palmer moldaram uma sonoridade que unia a técnica privilegiada de ambos a uma dose generosa de peso, que resultou em uma das bandas mais originais do início dos anos setenta.
Ao longo de sua história, o tecladista Vincent Crane foi o único membro constante e escreveu a maioria de seu material.Sua história é definida por dois períodos: o início da década de 1970 e o início da década de 1980. A banda passou por mudanças radicais de estilo, no entanto, são mais conhecidos pelo som hard rock progressivo de seus singles de sucesso, "Tomorrow Night" (UK No. 11) e "The Devil's Answer" (Reino Unido No. 4), ambos em 1971.
'Assortment' do Atomic Rooster é um item raro, uma coletânea bem planejada, e é a primeira coleção do Atomic Rooster. O Atomic Rooster foi formado em meados de 1969 pelo tecladista Vincent Crane e pelo baterista Carl Palmer, ambos do The Crazy World de Arthur Brown, famoso pelo hit single Fire, e Nick Graham no baixo. Embora nomeado em homenagem ao frontman carismático, Crane foi o principal compositor e músico do The Crazy World, de Arthur Brown, então sua própria banda foi um desenvolvimento natural. O Atomic Rooster foi uma das primeiras bandas de rock progressivo lideradas pelo teclado, junto com The Nice e King Crimson, então não é coincidência que Carl Palmer partisse logo depois para se juntar a Keith Emerson e Greg Lake dessas bandas para formar o ELP. .
Charisma sabiamente usou os dois singles de sucesso para abrir cada lado do vinil ou cassete, portanto, "Devil's Answer" começa o álbum.A faixa começou a vida como um single sem álbum, com John Du Cann no vocal principal e guitarra, mas mais tarde foi adicionado ao terceiro álbum, 'In Hearing Of' (1971), como uma faixa bônus.Atomic Rooster geralmente deu suas canções uma introdução imaginativa e "Devil's Answer" tem um gradual acúmulo de seu distinto órgão duplo e guitarra.Como convém a um single, "Devil's Answer" é cativante, com os teclados caracteristicamente pesados de Vincent Crane e a guitarra pontuda de Du Cann, mas com latão adicional para um soco extra. "Sleeping for Years" tem uma introdução de guitarra persistente, antes de outro riff insistente e órgão. A guitarra de Du Cann gira e desliga, assim como sua voz, junto com sua memorável "Oh-ho's". O assunto de Du Crann é tipicamente inquietante para a banda, quando ele nos diz, 'Wasted Away, dormindo fora dos anos / Been around, preso por muito tempo'. 'Sleeping for Years' é do segundo e melhor álbum de Rooster, 'Death Walks Behind You' (1970), com a formação clássica de Du Cann, Crane e Paul Hammond na bateria dos heróis locais de Princes Risborough, Farm.
Tendo construído nossas expectativas de outro acúmulo gradual, "Friday the 13th" explode, com toda a banda em chamas, mas nem sempre foi assim. 'Atomic Rooster' (1970), o primeiro álbum, foi gravado com a formação original de Nick Graham nos vocais e guitarra baixo, Vincent Crane nos teclados e Carl Palmer na bateria. Na conclusão, Nick Graham (um multi-instrumentista talentoso) partiu para o som similar Skin Alley e John Du Cann foi recrutado de Andromeda como vocalista e guitarrista.Crane, como Ray Manzarek do The Doors, assumiu as linhas de baixo, tocando-as no Hammond, com uma combinação de sua mão esquerda e pedais. Eles foram então overdubbed. "Sexta-feira 13" também foi overdub com a voz e guitarra de DuCann, para o lançamento nos EUA, acrescentando energia e melhorando-a de forma marcante (apesar de Nick Graham ser um bom músico). Esta é a versão no sortimento. Crane misturou habilmente uma alegre melodia com uma letra sobre o desespero, cantada por Du Cann com um telefonema e uma resposta: "Ninguém vai te salvar, eles não vão tentar / Alguém por favor, por favor me ajude / Todos estão solitários quando morrerem". Apesar do título, o gancho "Save me" é contagiante e os solos são excelentes como sempre.
Outra faixa no primeiro álbum a ser overdubbed, desta vez apenas com guitarra, é a próxima faixa no sortimento, "SLY" (o terceiro e último over-dub, novamente com apenas guitarra, estava na faixa "Before Tomorrow", que não está incluído nesta compilação). SLY também é outra música com uma frase repetida, 'I want you', que não combina com o título. Nick Graham soa muito como o quarto cantor do Atomic Rooster, Chris Farlowe, o que pode explicar por que o segundo se encaixou tão bem. A voz soul de Farlowe não está incluída no Sortimento, mas eu recomendo fortemente o seu álbum com Atomic Rooster, 'Nice' e 'Greasy', porque eles mantêm a qualidade e ele dá algumas de suas melhores performances. "SLY" é típico das faixas de destaque no primeiro álbum, já que aponta para o futuro trabalho do Atomic Rooster. Termina em uma guitarra que soa como um galo atômico..
"SLY" é seguido na compilação por "Death Walks Behind You", que tem uma introdução que soa como um Atomic Rooster! Mais um ótimo trabalho dessas pessoas da Charisma! "Death Walks Behind You" é a faixa título do álbum mais atípico e comercialmente bem-sucedido do Atomic Rooster. É uma peça relativamente longa que se acumula lentamente no riff principal, com rajadas de wah-wah, seguidas por notas alternadas de piano e baixo. As letras atingem o auge da escuridão de Crane e Du Cann: "Comece a gritar, grite por socorro / Não há ninguém ao seu lado / Para esquecer o que é feito / Parece difícil continuar". "Death Behinds You" se desvanece em uma estranha guitarra e o onipresente "Oh-ho's".
Cronologicamente, o primeiro single do Atomic Rooster, "Tomorrow Night", abre o segundo lado do vinil e do cassete. A voz de John Du Cann segue o violão repetitivo, acompanhado pelo sucessor de Carl Palmer, Paul Hammond, cortando chocalhos e percussão. Como "Resposta do Diabo", é cativante e mantém a ameaça e os solos sem falhas. Termina em efeitos vocais e esse galo atômico novamente! Breaking the Ice, de 'In Hearing Of', tem Du Cann concentrado na guitarra, para ser substituído por Pete French, de Leaf Hound, nos vocais. Com a adição do francês, outro excelente cantor, a sensação é mais sombria e menos sombria. No entanto, o saldo do sortimento é corrigido por "Eu não posso levar mais não", uma faixa de condução de "Death Walks Behind You". A voz de Pete French está em sua mais marcante carranca em "The Price", com mais call and response e um solo econômico estilo Keith Emerson da Crane.
Um "Decline and Fall" intocado, do álbum de estréia, é basicamente um veículo para as habilidades de bateria de 19 anos de Carl Palmer. É principalmente instrumental, com tomógrafos e um famoso solo, que mais tarde reapareceu no Tank da ELP. Como dito anteriormente, Palmer partiu do Atomic Rooster logo após o primeiro álbum para um showcase ainda maior com o ELP. A passagem vocal de Nick Graham no final de "Decline and Fall" é melhor do que muitas vezes é creditado e, com o benefício da retrospectiva, deveria ter sido concedido mais espaço.
Após a gravação de 'In Hearing Of', em 1971, John Du Cann e Paul Hammond deixaram a banda para formar Bullet e Hard Stuff com o baixista Johnny Gustafson da Quatermass. Vincent Crane recrutou Chris Farlowe para continuar com uma versão mais soulful e funky, mas igualmente de alta qualidade, do Atomic Rooster. Em 1980, Crane e Du Cann se reuniram com o baterista Preston Heyman para gravar 'Atomic Rooster' (1980) para o EMI, um álbum inspirado no punk rock, cheio de promessas criativas. Hammond, apesar de ter sofrido sérios ferimentos na perna em um acidente de carro na Bélgica, chegou a se reunir novamente para a turnê e a formação clássica foi restabelecida. No entanto, após uma vida inteira de doença mental, Crane ficou doente e o Atomic Rooster se desfez. Hammond morreu de uma overdose acidental de drogas em 1992, infelizmente colocando um ponto final nos sonhos de novos materiais.Aqueles que o conheciam nos primeiros dias disseram que ele era um músico talentoso e uma pessoa decente, intocada pelo sucesso comercial que desfrutava com o Atomic Rooster. Crane pretendia tentar novamente com Du Cann em 1997, mas tragicamente se suicidou, com uma overdose de analgésicos, em fevereiro de 1989. Um gênio da música e um dos verdadeiros inovadores do rock progressivo se foi. O trabalho solo de Du Cann foi surpreendentemente otimista, mas ele morreu após um ataque cardíaco em setembro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário