quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Ibope e Datafolha fazem suspense nas primeiras pesquisas depois do horário gratuito














                     
Na tarde de ontem, na GloboNews, o jornalista Valdo Cruz anunciou que esta semana o Ibope e o Datafolha iriam divulgar as primeiras pesquisas sobre intenções de votos para Presidente da República já focalizando os efeitos do horário eleitoral gratuito da televisão e do rádio. 
Mas o Ibope suspendeu a divulgação e a Folha cancelou o levantamento, devido à insistência de Lula permanecer candidato. Será muito bom inclusive comparar-se os dois levantamentos, o que tornará ainda mais nítidas as tendências dominantes até agora. Mas o resultado facultará uma outra comparação: a dos efeitos decorrentes da televisão e os efeitos causados pelas redes sociais da Internet.
CLASSES SOCIAIS – Importante também saber, como já focalizei em artigo anterior, a divisão do eleitorado por classes sociais e verificar-se em quais dos grupos situa-se maior indecisão, que será reduzida nas próximas semanas, como acontece sempre, mas que dão margem a se verificar o potencial dos candidatos em cada grupo. As classes D e E são amplamente majoritárias responsáveis por de 40 a 45% dos eleitores e eleitoras. Depois vem a classe C e finalmente as A e B.
Tal divisão é feita com base nos salários mensais. Vale frisar que 50% da mão de obra ativa ganham de 1 a 3 salários mínimos. E que o grupo dos que ganham acima de 10 salários mínimos representam de 4 a 5% da população. Dito isso, vamos esperar os números e interpretar o que eles significam nesta altura da campanha.
FALTA UM MÊS – A campanha está apenas começando, estamos a praticamente um mês das urnas de 7 de outubro. Um enigma a ser desvendado é fornecido pelo Partido dos Trabalhadores. Está insistindo absurdamente em recorrer até à ONU para tornar Lula elegível. Perde tempo e com isso reduz um outro tempo, o que caberá a Fernando Haddad trabalhar tão logo homologado como candidato a presidente. A chapa do PT é a única de 1945 até hoje que pediu um registro de uma candidatura a vice sabendo de antemão que ele disputará a presidência da República.
Essa manobra do PT prejudica a candidatura a vice de Manoela D’Avila. Mas esta é outra questão.
Por Pedro do Coutto...........


Nenhum comentário:

Postar um comentário