quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

OBRA QUE ENRIQUECEU O SOM PROGRESSIVO...

GENESIS - A Trick Of The Tail - 1976 - Esse é um disco memorável, um dos clássicos obrigatórios do Rock Progressivo. A Trick of the Tail é o sétimo álbum de estúdio da banda inglesa de rock progressivo Genesis. Foi lançado em fevereiro de 1976 pela Charisma Records e foi o primeiro álbum a apresentar o baterista Phil Collins como vocalista principal após a saída de Peter Gabriel. Foi um sucesso comercial e de crítica no Reino Unido e nos Estados Unidos, alcançando os números 3 e 31, respectivamente.
Após a decisão de Gabriel de deixar a banda, os membros restantes quiseram continuar e mostrar que ainda podiam escrever e gravar material de sucesso. O grupo escreveu e ensaiou novas canções em meados de 1975, e ouviu cerca de 400 fitas de audição para um frontman substituto. Eles entraram no Trident Studios em outubro com o produtor David Hentschel para gravar o álbum sem uma ideia definitiva de quem faria os vocais principais. Depois que a busca por um cantor se revelou infrutífera, Collins foi persuadido a cantar “Squonk”, e a performance foi tão forte que ele cantou o resto do álbum.
Após o lançamento, os críticos ficaram impressionados com a melhoria da qualidade do som e a capacidade do grupo de sobreviver à perda de Gabriel sem sacrificar a qualidade da música. O grupo saiu em turnê com Collins como frontman e Bill Bruford como baterista adicional, e as apresentações resultantes nos Estados Unidos aumentaram o perfil do Genesis lá. O álbum foi relançado em CD várias vezes, incluindo um pacote de luxo com faixas bônus em 2007.
O membro fundador e vocalista Peter Gabriel decidiu deixar o Genesis no final de 1974, no meio da turnê do álbum The Lamb Lies Down on Broadway. [1] Seus companheiros de banda esperavam que ele reconsiderasse, já que eles ainda estavam em dívida e sentiram que sua saída poderia destruir o futuro da banda, mas no final aceitaram que ele iria embora. [2] Os membros restantes sentiram que ainda queriam colaborar musicalmente, e mostrar aos jornalistas e críticos que eles eram principalmente uma equipe de compositores que ainda poderia produzir boa música. [3] O tecladista Tony Banks era próximo de Gabriel pessoalmente e não queria que a banda se separasse por não ter visto um de seus melhores amigos. Ele havia escrito várias canções para um possível projeto solo antes de decidir que deveriam ser usadas no novo álbum do Genesis.
A Trick of the Tail teve uma recepção positiva dos críticos musicais, que ficaram impressionados com o grupo não apenas sobreviver à perda de Gabriel, mas ainda assim entregar um bom álbum. A qualidade do som havia melhorado em relação aos álbuns anteriores como resultado das habilidades de produção de Hentschel. O álbum alcançou a posição No. 3 no Reino Unido, permanecendo nas paradas por 39 semanas, e No. 31 nos EUA. Foi certificado Ouro no Reino Unido pela British Phonographic Industry em junho e nos EUA pela RIAA em março de 1990. O álbum permaneceu nas paradas do Reino Unido por 39 semanas e recuperou uma quantia significativa de $ 400.000 em dívidas que haviam acumulado na época em que Gabriel saiu.
Pela primeira vez em sua carreira, o Genesis filmou vídeos promocionais de suas canções. A primeira a ser filmada foi a faixa-título, que mostra a banda tocando a música juntos em torno de um piano, incluindo tomadas compostas de um Collins em miniatura pulando em um piano e uma guitarra. O grupo também produziu filmes promocionais de “Ripples…” e “Robbery, Assault and Battery”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON

“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...