sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

O SOM CÓSMICO DO ASH RA TEMPEL

ASH RA TEMPEL - Ash Ra Tempel - 1971 - Ash Ra Tempel é um dos grupos mais formidáveis da corrente alemã conhecida como "Krautrock"que ganhou o mundo na década de 1970. O grupo foi inicialmente fundado pelo guitarrista Manuel Göttsching, tecladista e baterista Klaus Schulze e baixista Hartmut Enke, em 1971. Os três membros fundadores já haviam tocado juntos como parte do grupo de curta duração 'Eruption'. Enquanto isso, Schnitzler e Schulze haviam trabalhado juntos no primeiro álbum do Tangerine Dream. 
Sua música é caracterizada por ser muito cósmica e atmosférica e, em vez de escrever letras em inglês, já que o idioma alemão não era popular no rock do momento, Ash Ra Tempel decidiu fazer música puramente instrumental.
A banda estreou com um álbum auto-intitulado em junho de 1971, esta produção é considerada pelos críticos como um clássico em seu gênero, é essencialmente uma exploração e desenvolvimento da abordagem do space rock muito parecida com a `` Electronic Meditation '' , Primeiro álbum do Tangerine Dream, talvez como esperado, levando em conta a presença de Klaus Schulze. O trabalho tem apenas duas faixas, duas sessões espaciais extensas de 19 a 25 minutos cada, mostrando uma dupla personalidade, oferecendo duas paisagens sonoras muito diferentes, como dois lados da mesma moeda. A primeira sessão, Amboss, é mais estonteante e avassaladora, o rock psicodélico do espaço puro, o psicodelismo puro, começa com um teclado exuberante que pinta desde o início uma paisagem sombria e mística, com toques de percussão, teclado que toma o lugar principal no som e, em seguida, movendo o som para um furioso engarrafamento no qual a guitarra ocupa o lugar principal, inundando com feedback, distorção e grandes solos para a zapada, destacando Göttsching, como um grande artilheiro elétrico. Esta é uma peça esmagadora do começo ao fim, combinando o melhor da psicodelia pesada, com sons espaciais e grandes inovações eletrônicas na guitarra e no teclado.
A segunda parte, `` Traummaschine '', é um proto ambiental, mais dramático e atmosférico, viaja pelo território que o Tangerine Dream exploraria em seu álbum `` Zeit ''. Desta vez, a banda alcança um amálgama maior entre as diferentes passagens e as mudanças entre cada uma; elas usam outras técnicas, especialmente para os sons que Göttsching leva para o violão, adicionam-se algumas percussões de bongô adicionais e, assim, criam uma atmosfera que Possui elementos das primeiras sessões, mas com volatilidade menos convencional e mais arriscada.
Tanto em Amboss quanto em Traummaschine, o que mais se destaca é Manuel Göttsching, com seu violão, que define os limites e pontos de cada comentário e inunda o som com seus solos cheios de distorção. Por sua vez, Klaus Schulze, fornece um som muito importante no nível atmosférico, mas não desempenha um papel de liderança no som, o formato da banda certamente limitou suas habilidades ou seu talento, e isso o levou a se afastar da banda, em procurando uma carreira solo, com a qual exploraria e exploraria seu talento, para lugares incríveis, plantando bases para novos sons e se tornando um ícone indiscutível da música eletrônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON

“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...