segunda-feira, 23 de setembro de 2019

OUTROS TEMPOS DA REDE GLOBO...


                                    
Parece incrível mas é verdade. Já houve um tempo em que o bom gosto e a ousadia musical tinham espaços na TV aberta no Brasil. Para comprovar, lembro do saudoso “Sábado Som” um programa musical exibido de março de 1974 a fevereiro de 1975, cuja proposta era mostrar as tendências do rock e as mais recentes apresentações dos grandes grupos internacionais. Apresentado por Nelson Motta, fornecia dados sobre os intérpretes – informações sobre suas carreiras e discos lançados no Brasil – e exibia gravações de concertos de rock comprados pela emissora no exterior. O primeiro Sábado Som mostrou o grupo inglês Pink Floyd, em famoso show realizado em Pompéia, na Itália. No segundo programa foram apresentadas quatro tendências da música pop internacional: os Bee Gees, com o rock melódico; Alice Cooper, com um rock teatral; Allman Bros, que tendia ao blues; e a Mahavishnu Orchestra, com uma mistura de rock, música erudita e jazz.
No programa de 6 de abril de 1974, as atrações foram o Humble Pie, com seu rock vibrante; Carole King e James Taylor, com suas músicas românticas; Suzy Quatro, na época a sensação da música inglesa; e Edgar Winter, multiinstrumentista, arranjador e compositor. O programa, voltado essencialmente para o rock, surpreendeu em novembro de 1974 ao investir na música clássica, apresentando no dia de finados a Missa de réquiem, de Verdi, numa versão de Leonard Bernstein, com a Orquestra Sinfônica de Londres.
Segundo Nelson Motta, o programa fez muito sucesso junto ao público jovem ao mostrar pela primeira vez na televisão brasileira grupos como Pink Floyd, Deep Purple e Black Sabbath.
Na sequência, para ser mais exato de 12/03/1977 a 09/09/1978, nos sábados a tarde (14 hs) a Rede Globo passou a exibir o saudoso programa Rock Concert, que tinha um formato diferente contava apenas com uma narração em off, feita pelo cantor e compositor Gileno (da dupla Leno e Lilian, formada nos anos 1960), Rock Concert exibia, em sua maior parte, números gravados ao vivo.
No programa de estreia foram apresentados os grupos Kansas (EUA), Bachman-Turner Overdrive (Canadá), Manfred Mann’s Earth Band (Inglaterra), além do guitarrista norte-americano Elvin Bishop. Nomes como Jeff Beck, Focus, Yes, Climax Blues Band, Black Oak Arkansas, Uriah Heep, Santana e tantos outros foram exibidos, ficando na memória de quem viveu e curtiu os louquíssimos anos 70.
Atualmente programas como o Sábado Som e Rock Concert, fazem uma falta tremenda na programação das grandes emissoras, que cegas pelo ibope preferem entupir sua programação com “música” (se é que podemos chamar assim) de péssima (ou nula) qualidade. Só nos resta acompanhar o cenário musical (o verdadeiro) através da internet, o grande milagre tecnológico dos últimos tempos..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON

“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...