sexta-feira, 30 de agosto de 2019

REVELANDO OS SONS DE UM MUNDO INVISIVEL


                                 
KROKODIL - An Invisible World Revealed - 1971 - A banda Krokodil é mais daquelas "Pérolas" que saiu do porão da obscuridade para atingir o status de "Cult" entre os apreciadores da boa música, aquela que você curte, delira, enquanto manda o preconceito para o inferno. Nascida na Suiça no final dos anos 60, o Krokodil começou tocando Blues só que eles tinham talento de sobra para se aventurarem no universo do rock e uma vontade insana para experimentar, ou seja, o Krokodil era inovador por direito próprio, não de todo copista, exceto talvez por suas raízes do tipo John Mayall. Como a maioria das bandas suíças, o Krokodil era uma improvável combinação, principalmente de extração germano-suíça, com um inglês: Terry Stevens.

domingo, 25 de agosto de 2019

A PRIMEIRA E CONSAGRADORA AVENTURA SONORA DE BETO GUEDES


                                 
Ainda que fosse só pelo nome, A Página do Relâmpago Elétrico já mereceria menção. Claro que em 1977, o rock nacional já não era novidade alguma, com Raul Seixas, Mutantes, O Terço, Novos Baianos, Som Nosso de Cada Dia e os Secos e Molhados, além de outras expressões "menores". A novidade aqui talvez seja a página...

sábado, 24 de agosto de 2019

NOVIDADE QUE MERECE SER CONFERIDA


                                
Beto Bruno – Depois do Fim – 2019 - Beto Bruno liderou a Cachorro Grande por vinte anos. A parceria com o guitarrista Marcelo Gross transformou a banda gaúcha em um dos últimos ícones do rock brasileiro, com discos que marcaram época. Nessas duas décadas ouvimos as explosões de fúria e espontaneidade da auto intitulada estréia (2001) e As Próximas Horas Serão Muito Boas (2004), a nítida evolução e o refinamento melódico apresentado em Pista Livre (2005), a maturidade de Todos os Tempos(2007), a solidez de Cinema (2009) e Baixo Augusta (2011), a criatividade e o experimentalismo deCosta do Marfim (2015) e o confuso flerte com a eletrônica em Electromod (2016).

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

O PRIMEIRO DISCO DE ERIC CLAPTON


                                 
Eric Clapton é o álbum de estreia da carreira solo do músico britânico Eric Clapton. Seu lançamento oficial aconteceu em agosto de 1970 através dos selos Atco e Polydor. As gravações ocorreram entre novembro de 1969 e março de 1970 no Olympic Studios (Londres), Village Recorders (West Hollywood) e no Island Studios (também em Londres). A produção ficou a cargo do músico e produtor Delaney Bramlett.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

PELOS CAMINHOS CONTAGIANTES DO JAZZ


                                 
HERBIE HANCOCK - Head Hunters – 1973 - Quando estava introduzindo sua fase fusion, por volta de In a Silent Way (1969) e Bitches Brew (1970), Miles Davis teve de aporrinhar seus pianistas para que usassem teclados eletrônicos. Ou melhor, teve de aporrinhar Chick Corea, Joe Zawinul e Keith Jarrett - porque o versátil Herbie Hancock nunca se vexou com o jazz plugado. Pelo contrário, mesmo na fase acústica ele já gostava de gadgets: levava um protótipo de gravador portátil aos shows e o deixava embaixo do piano.

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

MARAVILHA QUE A FÚRIA DO TEMPO NÀO OFUSCOU....


                               
Steve Howe – Beginnings – 1975 - Em 1975, o Yes estava no auge de sua carreira. Terminada a turnê do fantástico disco Relayer, o quinteto formado por Jon Anderson (voz), Steve Howe (guitarras, voz), Chris Squire (baixo, voz), Patrick Moraz (teclados) e Alan White (bateria) estava exausto. A grande quantidade de shows, contendo mais de duas horas e meia de canções extremamente complicadas, levou o quinteto ao cansaço, e então, todos se deram férias merecidas. Como a maior diversão de um jogador de futebol durante as férias é aquela tradicional partida beneficente, a melhor férias para um músico é gravar um disco solo. E foi isso que cada integrante do Yes fez.

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Festival América do Sul Pantanal acontece de 14 a 17 de novembro em Corumbá


                                   










                                    
O FASP 2019 (Festival América do Sul Pantanal) acontecerá entre os dias 14 e 17 de novembro em Corumbá. A confirmação é da presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Mara Caseiro, que comandou audiência pública para ouvir sugestões da população e classe artística do município e da cidade vizinha, Ladário.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

50 anos de Woodstock: O festival que mudou o mundo


                                
Um dos eventos mais importantes do século 20, o Festival de Woodstock completa 50 anos, e as cenas daqueles três dias de rock, sexo, drogas, paz & amor ainda permanecem no imaginário mesmo de quem nem era nascido na época. E isso se dá não apenas graças a filmes, livros, discos que o documentaram, mas também como legado comportamental e musical para as gerações seguintes. Realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, numa fazenda nas proximidades da cidade de Bethel, em Nova York, nos Estados Unidos, o festival atraiu uma multidão de 500 mil pessoas e se tornou um dos marcos da contracultura da década de 1960, numa época em que o movimento hippie contestava a Guerra do Vietnã e propagava a paz.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

O Bruxo e o seu “Caldeirão Sonoro” que mistura técnica e intuição






















                              
- Hermeto Pascoal fala da carreira, de parceiros musicais e alerta para o teor indispensável da técnica dentro do campo profissional –

Aos 83 anos, Hermeto Pascoal mantém uma memória privilegiada. Da mesma forma que fala com detalhes sobre a conquista do Grammy Latino em 2018, lembra de fatos ocorridos no começo da carreira, na Rádio Jornal do Comércio, em Recife, no final da década de 1960. Com impressionante vitalidade, e sempre jovial, ele cumpre uma recheada agenda de compromissos, no Brasil e no exterior.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Festival América do Sul será tema de audiência pública hoje em Corumbá


                                  
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul está convocando a classe artística de Corumbá e Ladário para discutir o Festival América do Sul, que deve acontecer em novembro.
A audiência pública, realizada em parceria com a Prefeitura de Corumbá, acontece nesta segunda-feira (12), a partir das 18h, no Sindicato Rural do município.

domingo, 11 de agosto de 2019

Como a Amazon pode ser uma ótima alternativa para o mercado brasileiro de música


                          
- A chegada da Amazon ao mercado brasileiro de música pode ser uma ótima alternativa para os pequenos e médios selos especializados em rock e heavy metal. - 

A empresa norte-americana iniciou quinta, 08/08, a venda de itens relacionados à música e filmes em seu site aqui no Brasil. Estão disponíveis na Amazon Brasil CDs, LPs, DVDs, Blu-rays e toca-discos, em um catálogo que cresce dia após dia e já conta com mais de 10 mil itens. Maior varejista do mundo, a Amazon possui um catálogo imenso em suas lojas online nos Estados Unidos e Inglaterra, e essa diversidade de opções deve chegar ao Brasil nas próximas semanas. 

sábado, 10 de agosto de 2019

O SUPER GRUPO QUE NÃO DECOLOU


                                
- Blind Faith foi uma magnífica banda de blues rock que reavivou a chama de um dos melhores guitarristas do mundo. Clapton viu um novo trabalho, um potencial de perfeição musical, mas nem imaginava o que lhe esperava. - 

Blind Faith foi um supergrupo do fim do anos 60 de blues rock. Um daqueles que você nunca ouviu falar e provavelmente nunca vai ver alguém com uma camiseta na rua. Qual é a deles? Não era somente uma banda, mas uma superbanda, formada por integrantes de sucesso de outras bandas já conhecidas e reconhecidas.

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Show do Creedence Clearwater Revival em Woodstock finalmente foi lançado


                              
           - O lançamento faz parte das celebrações do 50º ANIVERSÁRIO DE WOODSTOCK -


 A Craft Recordings promoveu no último dia de 2 de agosto, o lançamento de “Live At Woodstock”, com a performance completa do Creedence Clearwater Revival no histórico festival. “Live At Woodstock” está disponível nas plataformas digitais (incluindo alta resolução 96/24). Os fãs podem ter uma amostra do álbum com o primeiro single digital, “Born on the Bayou,” disponível no iTunes e serviços de streaming.

A OUSADIA SEM LIMTES DE WALTER FRANCO


                                    
- REVOLVER - 1975: Arranjos imprevisíveis e letras de complexos sentidos em um disco que revolucionou a vanguarda brasileira e entrou para a história da nossa música - 

Walter Franco é um dos artistas mais ousados e experimentadores no campo do rock e MPB.
Na verdade, o grande erro é tentar catalogar a obra de Walter a um gênero específico. Sim, tem o rock que foi levado à intensidade com Respire Fundo (1978) e profusões intensas do baião à psicodelia no também revolucionário Ou Não (1973).

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

O “Almoço Nú” de William Burroughs

                        
Em 1957, a geração Beat chegava com tudo primeiramente com Jack Kerouac e seu alucinante On The Road e na sequência Allen Ginsberg atacava com O Uivo, porém ambos são um marco na literatura americana e mundial também porque se tornaram referências para as futuras gerações e principalmente no seu tempo Em 1957, a geração Beat chegava com tudo primeiramente com Jack Kerouac e influenciaram os jovens. Só que faltava ainda uma parte desse quebra cabeças insano anti moralista que pregava um novo ethos e quem preencheria esse vazio aberto por estas duas obras fenomenais seria William Burroughs com o seu Almoço Nú, uma obra escandalosa, recheada de paisagens bizarras frutos de uma mente entorpecida.

terça-feira, 6 de agosto de 2019

O HISTÓRICO ENCONTRO DOS MESTRES


                            
- Wynton Marsalis & Eric Clapton Play the Blues – Live From Jazz at Lincoln Center – 2011-

 Um encontro que a princípio parecia impossível. Eric Clapton sempre confessou admirar o jazz, porém, poucas vezes, se atreveu a incursionar por esse estilo. Já Wynton Marsalis, diretor artístico do Jazz at Lincoln Center é um dos mais jovens jazzmen a se tornar um mito em seu tempo. Da combinação do blues de Clapton com o jazz de Marsalis, junto com os integrantes da Jazz at Lincoln Center Orchestra, surge uma abordagem renovada das canções originais do repertório totalmente escolhido pelo guitarrista, com exceção da emblemática Layla, solicitada pelo baixista Carlos Henriquez, que teve um arranjo nos moldes de New Orleans.

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

SOM IMAGINÁRIO: A MATANÇA DO PORCO (1973)


                     
- Derradeiro disco de grupo mineiro pode ter gerado desavenças posteriores, mas mantém-se firme como um dos mais instigantes discos instrumentais brasileiros -

 A psicodélica e efervescência que ocorria no Brasil alguns anos após o golpe militar daquele último dia de março de 1964 vinha colhendo bons frutos a caráter de qualidade musical. Um dos músicos tupiniquins a fazer todo esse estudo do que ocorria fora das nossas fronteiras foi Ronnie Von, com um álbum homônimo que resgatou muito do som da invasão britânica. Já nessa época, esse tipo de som era visto como uma afronta tanto ao regime como a música popular brasileira que estava estabelecida.

Destaque

A EMOCIONANTE AMIZADE ENTRE RAVI SHANKAR E GEORGE HARRISON

“Poderia me encontrar com qualquer pessoa. Podia ir a todas as residências de artistas de cinema, encontrar com Elvis e qualquer um mais e ...