sexta-feira, 27 de março de 2020

DESIRE: A OBRA PRIMA DE BOB DYLAN QUE ENCANTOU UMA GERAÇÃO


                                     
Existem certos discos que são recheados de um fascínio que nem mesmo a fúria implacável do tempo conseguem ofuscá-los. O fantástico LP  “Desire” lançado em 1976 por Bob Dylan é dessas obras que a gente vai seguir ouvindo pelo resto da vida, afinal ela é referência de uma época sonhadora, livre e repleta da mais saudável dose de ousadia. Um dos melhores trabalhos da carreira de Dylan, o álbum
traz a incrível canção Hurricane, um protesto contra a prisão indevida do lutador Rubin “Hurricane” Carter. Ele foi preso em 1966, acusado por um homicídio que não cometeu, e só veio a ser libertado em 1985. A história de sua situação, que Carter escreveu num livro, atraiu a atenção e o apoio de muitas celebridades, incluindo Bob Dylan, que visitou Carter na prisão e escreveu a canção. O livro inspirou também o filme “Hurricane”, de 1999. O disco, lindamente acústico, traz também canções memoráveis como Mozambique, Joey e One More Cup of Coffee.

domingo, 22 de março de 2020

GRACELAND: QUANDO A MÚSICA ULTRAPASSOU TODAS AS FRONTEIRAS











                                     
"Graceland" é o sétimo álbum deste grande músico chamado Paul Simon. Trata-se de um registro extremamente diferente de seus trabalhos anteriores, tanto em carreira solo como em parceria com seu ex-colega Art Garfunkel. Mudança necessária, pois Simon estava em um período complicado em sua vida pessoal, com problemas matrimoniais diante do divórcio com a saudosa princesa Léia (Carrie Fisher), e problemas profissionais dada a baixa atenção despertada pelo ótimo e subestimado álbum "Hearts And Bones".

terça-feira, 17 de março de 2020

O GRANDE NOME DO ROCK BRASILEIRO


                                    
- MUSICADALIDADE, VERSATILIDADE E RESISTÊNCIA FAZEM PARTE DA RICA E FASCINANTE TRAJETÓRIA DO GRUPO O TERÇO - 

A banda O Terço foi formada no Rio de Janeiro em 1968 por Jorge Amiden (guitarra), Sérgio Hinds (baixo) e Vinícius Cantuária (bateria). A banda começou tocando rock clássico, mas logo tendeu ao rock progressivo e ao rock rural e MPB caracterizando o som e a diversidade musical da banda.

sábado, 14 de março de 2020

AJA: QUANDO A MÚSICA POP ATINGIU A PERFEIÇÃO


                                     
Existiam discos que você comprava, ouvia e rapidamente chegava a seguinte conclusão: esse valeu a pena. Foi justamente essa constatação que senti quando adquiri o álbum Aja, o sexto trabalho do grupo Steely Dan. Sem esquecer que isso faz muito, mas muito tempo.
 Lançado no final de 1977, quando metade do mundo parecia estar na discoteca e a outra metade estava fervilhando, aqui veio um álbum que exalava sofisticação destacada, usando todos os truques que o tecladista e vocalista Donald Fagen e o guitarrista Walter Becker dominaram sobre sua música. Primeira década juntos.

terça-feira, 10 de março de 2020

O JAZZ PERDEU MAIS UMA DE SUAS LENDAS


                                   
- A morte do pianista McCoy Tyner, ocorrida na última sexta-feira (6) entristeceu o mundo da música. .Um artista genial, um músico inspiradíssimo que dedicou sua vida a sua arte, sua família e sua espiritualidade. Uma perda irreparável - 

McCoy tinha 81 anos e foi um dos mais importantes pianistas da história do jazz norte-americano. Esteve ao lado de Coltrane nos anos 1960, compôs, liderou formações históricas e tocou com outros gigantes.

quinta-feira, 5 de março de 2020

“África Brasil” – A PONTE SONORA ENTRE O RIO, EUA E A ÁFRICA


                                   
  - Lançado em 1976, o disco "África Brasil" viria a significar não só uma guinada fundamental na carreira de Jorge Ben, como se tornaria um dos mais celebrados e reconhecidos discos da música brasileira. Misturando ritmos nacionais, a influência africana com a música negra dos EUA, África Brasil é o momento em que Jorge deixa de tocar violão para passar a se acompanhar na guitarra – e alcançar um de seus trabalhos, rítmica e esteticamente, mais fascinantes -